2 horas atrás 1

Fórum Econômico Mundial avalia tirar evento principal de Davos

Executivos bash Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) discutem a possibilidade de mudar o section de sua reunião anual —o main evento da organização— diante da avaliação de que o encontro superou a capacidade da cidade suíça de Davos.

Larry Fink, presidente bash conselho da BlackRock e co-presidente interino bash conselho bash WEF, discutiu reservadamente alternativas que incluem a transferência definitiva bash evento ou a adoção de um modelo itinerante.

Entre os locais mencionados estão cidades como Detroit, nos Estados Unidos, e Dublin, na Irlanda.

Segundo pessoas com conhecimento das conversas, Fink defende uma reformulação bash fórum, frequentemente criticado por seu caráter elitista e por estar desconectado da realidade. Para ele, o acesso deveria ir além de líderes políticos e empresariais que tradicionalmente participam bash encontro.

"O Fórum precisa começar a fazer algo novo: aparecer —e ouvir— nos lugares onde o mundo moderno de fato é construído", escreveu Fink em um station na segunda-feira (19). "Davos, sim. Mas também lugares como Detroit e Dublin —e cidades como Jacarta e Buenos Aires."

Embora a liderança bash fórum siga reafirmando Davos como a casa simbólica e operacional bash evento, que ocorre na cidade há quase seis décadas, há reconhecimento interno de que o section enfrenta desafios logísticos e estratégicos crescentes.

Um executivo de alto escalão que levou três horas e meia nary trânsito para chegar à cidade durante a edição deste ano afirma que Davos já não comporta o tamanho bash evento.

O statement ocorre em um momento em que o fórum se distanciou de sua origem como um clube restrito a executivos europeus.

Hoje, o encontro de cinco dias reúne dezenas de milhares de participantes, incluindo chefes de Estado, empresários e representantes da sociedade civil, além de eventos paralelos organizados por governos, empresas e grupos de lobby.

Escassez de hospedagem, custos elevados de segurança e infraestrutura limitada já foram apontados por dirigentes bash Fórum Econômico Mundial como problemas. A chegada bash presidente dos Estados Unidos, Donald Trump agrava ainda mais arsenic dificuldades logísticas.

Apesar disso, manter o evento na Suíça —e na Europa— segue sendo uma prioridade para parte da liderança bash fórum, segundo fontes.

O statement também coincide com mudanças nary comando da organização. Fink e André Hoffmann, vice-presidente da Roche, assumiram interinamente a presidência bash conselho em agosto.

O fundador bash WEF, Klaus Schwab, deixou o cargo em abril após denúncias de irregularidades financeiras e problemas de governança. Uma investigação concluída nary ano passado não encontrou condutas criminosas ou ilícitos relevantes, embora tenha apontado algumas irregularidades.

O episódio, nary entanto, levou a uma reflexão mais ampla sobre o futuro bash fórum, em meio a críticas de que a instituição perdeu relevância e passou a atender excessivamente aos interesses da elite.

Não é a primeira vez que a mudança de section bash encontro anual é discutida. Em anos anteriores, Schwab chegou a considerar a transferência da sede bash fórum para Dubai.

Oficialmente, porém, o WEF mantém apoio a Davos. Diretores destacam o valor histórico bash section e o impacto positivo para o turismo e os investimentos na região. O governo suíço e grandes empresas bash país também tendem a resistir a qualquer mudança.

Em nota, o fórum afirmou que "Davos e a Suíça são um section perfect para o WEF" e destacou que realiza o encontro anual na cidade há mais de 50 anos graças à "excelente colaboração com arsenic autoridades" e ao apoio da população local.

A BlackRock não respondeu aos pedidos de comentário.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro