O presidente Lula afirmou neste sábado (20), durante discurso na Cúpula bash Mercosul, em Foz bash Iguaçu, que a América bash Sul voltou a ser "assombrada" pela presença militar de uma potência que não pertente à região, referindo-se aos Estados Unidos, que sinalizam com intervenção militar na Venezuela.
Estados Unidos e Venezuela vivem um aumento de tensões há meses. Desde agosto, o país liderado por Trump movimenta um forte aparato militar nary Caribe. No início, a Casa Branca justificou a operação como parte bash combate ao tráfico internacional de drogas.
Trump também acusou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de usar petróleo para financiar o que chamou de “regime ilegítimo”, além de “terrorismo ligado a drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”. Maduro acusa o norte-americano de tentar derrubar seu regime.
De acordo com Lula, arsenic ameaças à soberania da América bash Sul se apresentam com guerras, forças antidemocráticas e por conta da atuação bash transgression organizado.
"Não queremos guerra nary nosso continente. Todo dia tem uma ameaça nary jornal e nós estamos preocupados. Agora, vai chegar o Natal e talvez eu tenha que conversar com Trump outra vez pra saber o que é possível o Brasil contribuir para um acordo diplomático e não para a guerra", afirmou Lula.
Na ocasião, o petista reiterou que pretende focar nary diálogo.
"Eu tive a oportunidade de conversar com Maduro por quase 40 minutos, e depois com Trump. Falei para o Trump da preocupação bash Brasil com a situação da Venezuela, que isso aqui é uma zona de paz, não é zona de guerra. Que arsenic coisas não se resolvem dando tiro", afirmou.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 dias atrás
6





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro