8 meses atrás 26

Zelensky diz que Ucrânia quer 'paz desde o 1º segundo' e que Rússia é 'única razão' para guerra prolongada

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Ucrânia quer a paz e que a Rússia é a "única razão" pela qual a guerra foi prolongada.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (10), um dia antes dele viajar à Arábia Saudita para mais uma tentativa de negociações para o fim do conflito com autoridades dos Estados Unidos após um encontro entre ele e o presidente americano, Donald Trump, terminar em bate-boca.

"A Ucrânia vem buscando a paz desde o primeiro segundo da guerra, e sempre dissemos que a única razão pela qual a guerra continua é a Rússia", disse Zelensky nas redes sociais.

De acordo com a agência de notícias AFP, uma fonte de alto escalão do governo de Kiev afirma que a delegação ucraniana vai propor à Rússia uma trégua por mar e ar durante as negociações.

"Temos uma proposta para uma trégua no ar e uma trégua no mar, porque estas são as opções de cessar-fogo que são fáceis de implementar e supervisionar, e é possível começar por elas", disse a fonte, que pediu anonimato.

Outro ponto importante que será discutido, segundo a fonte, é a retomada no compartilhamento de Inteligência entre os EUA e a Ucrânia - interrompido depois do desastroso encontro de Zelensky e Trump. Caso a situação continue por "muito tempo", aponta, "dará aos russos uma vantagem significativa".

O governo russo, que elogia a posição de Washington sobre o conflito desde que Trump assumiu o cargo, disse nesta segunda-feira (10) que não espera nenhum resultado específico ou concreto das negociações sauditas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a jornalistas que os Estados Unidos provavelmente estavam esperando ouvir da parte ucraniana que eles estão prontos para a paz.

"Isso é, de fato, provavelmente o que todo o mundo está esperando", disse.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro