Os filmes antigos têm grande importância cinematográfica, mesmo com tantas estreias e produções atuais. Afinal, o passado do cinema está repleto de obras brilhantes esperando para serem (re)descobertas. Alguns longas, apesar de não estarem sempre nas listas mais populares, oferecem atuações memoráveis, roteiros instigantes e estéticas marcantes. É o caso de obras como A Confissão de Thelma (1950), Réquiem Para um Lutador (1962) e Confissão de uma Mulher (1937), disponíveis em streamings como Plex e Amazon Prime Video.
De você gosta de passar horas em frente da telinha descobrindo mais sobre o cinema, o TechTudo reuniu em uma lista 10 títulos antigos que você provavelmente ainda não viu, mas que merecem ser descobertos — ou redescobertos — por qualquer amante da sétima arte. A seguir, confira mais informações sobre cada uma das obras, como elenco, sinopse, repercussão e onde assistir.
O filme Grito de Pavor é um suspense britânico dirigido por Seth Holt — Foto: Reprodução/IMDb Nessa lista do TechTudo, você encontrará os seguintes 10 filmes antigos que você provavelmente ainda não viu, mas deveria:
- Grito de Pavor (1961)
- O Homem dos Olhos Esbugalhados (1940)
- Precipícios D'Alma (1952)
- Balas Contra a Gestapo (1942)
- Angústia (1946)
- Fogueira de Paixão (1947)
- Réquiem Para um Lutador (1962)
- A Confissão de Thelma (1950)
- Confissão de uma Mulher (1937)
- O Mundo Odeia-me (1953)
Começando com esse suspense britânico, a trama aqui gira em torno de Penny Appleby, uma jovem cadeirante que, após a morte de uma amiga próxima, decide passar um tempo na casa do pai, lugar que não visitava há 10 anos. No entanto, ao chegar lá, estranhos acontecimentos a fazem duvidar da própria sanidade. Estrelado por Susan Strasberg (Férias de Amor) e Ann Todd (O Sétimo Véu), o longa encontra-se momentaneamente indisponível no Brasil. Com direção de Seth Holt (Nas Garras do Ódio), Grito de Pavor obteve uma pontuação de 7.4 no agregador IMDb e aprovação de 100% na plataforma Rotten Tomatoes.
Grito de Pavor (1961) é um clássico esquecido do cinema — Foto: Divulgação/IMDb 2. O Homem dos Olhos Esbugalhados (1940)
Considerado por muitos como o primeiro filme noir de Hollywood, esse longa tem assinatura do cineasta Boris Ingster (Dinheiro Sangrento) e é estrelado por John McGuire (O Fantasma Invisível) e Margaret Tallichet (Flores da Primavera). A trama segue Michel, um repórter que, após testemunhar um assassinato, acaba condenando um homem inocente. A partir disso, o protagonista passa a duvidar de sua própria sanidade. O Homem dos Olhos Esbugalhados pontuou 6.8 no IMDb e possui um índice de aprovação de 86% da imprensa no Rotten Tomatoes. A obra também não está presente no streaming no momento.
O Homem dos Olhos Esbugalhados é um dos primeiros filmes noir da história de Hollywood — Foto: Reprodução/IMDb 3. Precipícios D'Alma (1952)
Baseado no romance homônimo de Edna Sherry, esse thriller acompanha Myra Hudson, uma escritora de sucesso que rejeita Lester Blaine, um ator carismático, para ser a estrela de sua nova peça. Entretanto, determinado a conseguir o que quer, o rapaz decide seduzir Myra com segundas intenções sombrias. Com direção de David Miller (Teia de Renda Negra), estrelam o projeto Joan Crawford (Um Rosto de Mulher) e Jack Palance (Os Brutos Também Amam). O filme americano Precipícios D'Alma tem nota 7.5 no IMDb e aprovação de 92% no RT. Por ora, nã está disponível no streaming brasileiro.
O suspense Precipícios D'Alma é baseado no romance homônimo de Edna Sherry — Foto: Reprodução/IMDb 4. Balas Contra a Gestapo (1942)
Ambientado em Nova York durante a Segunda Guerra Mundial, o enredo aqui acompanha um grupo de mafiosos que veem suas vidas virarem de cabeça para baixo quando um padeiro é misteriosamente assassinado no bairro onde vivem. Para piorar a situação, eles descobrem um complô nazista na cidade. Disponível para aluguel na Apple TV+, o time de atuação é composto por nomes como Humphrey Bogart (Casablanca) e Conrad Veidt (O Gabinete do Dr. Caligari). Dirigido por Vincent Sherman (O Moço de Filadélfia), o filme Balas Contra a Gestapo tem nota 7.1 e aprovação de 100% da críticas nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente.
Balas Contra a Gestapo é um suspense de ação que se passa durante a Segunda Guerra Mundial — Foto: Reprodução/IMDb Nesse suspense psicológico, a narrativa é contada em camadas de flashbacks e o público pode acompanhar a história de Nancy Monks, uma mulher misteriosa que, no dia de seu casamento, vê seu passado sombrio vir à tona quando seu ex-marido chega na ocasião, revelando crimes hediondos sobre a noiva. Com nota 7.1 no IMDb e uma taxa de aprovação de 70% do público geral no Rotten Tomatoes, o elenco é composto por Laraine Day (Inferno nos Trópicos) e Robert Mitchum (O Mensageiro do Diabo). Indisponível no streaming, a direção da obra cinematográfica é de John Brahm (A Máscara do Mágico).
Angústia é um suspense psicológico protagonizado pela atriz Laraine Day — Foto: Reprodução/IMDb 6. Fogueira de Paixão (1947)
Esse drama policial, baseado no conto One Man's Secret, de Rita Weiman, segue Louise Howell, que após um término, se torna uma mulher emocionalmente instável, com obsessão pelo ex-namorado, que descobriu que se envolveu com outra jovem. A partir disso, a protagonista vive um delírio perigoso entre realidade e fantasia. Com Joan Crawford (Alma em Suplício) e Van Heflin (O Tempo Não Apaga) no elenco principal, o filme Fogueira de Paixão pontuou 7.1 no IMDb e possui aprovação de 82% no Rotten Tomatoes. Infelizmente, o longa-metragem também não está disponível online.
O drama policial Fogueira de Paixão conta a história de uma mulher emocionalmente instável — Foto: Reprodução/IMDb 7. Réquiem Para um Lutador (1962)
Protagonizado pela dupla de atores Anthony Quinn (Caminhando nas Nuvens) e Jackie Gleason (Casados com o Azar), o longa encontra-se atualmente disponível para aluguel no Amazon Prime Video. Com direção assinada por Ralph Nelson (Uma Voz na Sombras), a trama da produção americana conta a história de Louis Rivera, um pugilista que, após perder uma luta, é forçado a encarar o fim da carreira e buscar outro trabalho. Contudo, seu antigo agente, que agora está endividado, surge e lhe oferece várias opções de combates humilhantes dentro da luta livre. O filme Réquiem Para um Lutador tem nota 7.8 no IMDb e aprovação de 89% no RT.
O filme Réquiem Para um Lutador é um drama esportivo bastante aclamado — Foto: Reprodução/IMDb 8. A Confissão de Thelma (1950)
Disponível no catálogo do Plex, esse longa-metragem também segue dentro do estilo noir e promete cenas de muita tensão do começo ao fim. Isso porque o enredo gira em torno da personagem-título, uma mulher que acaba se envolvendo com Cleve Marshall, um promotor público casado, após buscar ajuda por conta uma série de roubos em seu bairro. Entretanto, nada é o que parece, já que esse romance proibido poderá destruir Cleve. Estrelado por Barbara Stanwyck (Pacto de Sangue) e Wendell Corey (Duas Vidas se Encontram), o projeto obteve uma pontuação de 6.9 no IMDb e tem aprovação de 71% no RT.
O longa-metragem A Confissão de Thelma está disponível no catálogo do Plex — Foto: Reprodução/IMDb 9. Confissão de uma Mulher (1937)
Nessa comédia em preto e branco, a história segue Helen Bartlett, uma escritora de ficção, que acaba se tornando a principal suspeita de um caso de assassinato por estar no lugar errado e na hora errada. A partir disso, seu marido e advogado, Ken, fará de tudo para tirá-la da prisão. Baseado na peça francesa Mon Crime, escrita por Georges Berr e Louis Verneuil, o longa americano conta com direção de Wesley Ruggles (A Amazona de Tucson) e não se encontra presente em nenhum streaming no momento. No elenco, destacam-se nomes como Carole Lombard (Irene, a Teimosa) e Fred MacMurray (Lembra-se Daquela Noite?). Confissão de uma Mulher tem nota 6.6 n o IMDb e aprovação de 100% da crítica no RT.
O filme Confissão de uma Mulher, lançado em 1937, é uma comédia em preto e branco — Foto: Reprodução/IMDb 10. O Mundo Odeia-me (1953)
E para completar essa lista em grande estilo, não poderíamos deixar de fora esse clássico trabalho da diretora inglesa Ida Lupino (A Taverna do Caminho). Presente no catálogo da Plex, a trama segue Roy e Gilbert, dois amigos que, durante uma viagem, acabam dando carona para um estranho. Contudo, as coisas ficam tensas quando eles descobrem que o homem é, na verdade, um assassino fugitivo. Protagonizado por Edmond O'Brien (A Condessa Descalça) e Frank Lovejoy (Cabeça de Praia), o filme O Mundo Odeia-me pontuou 6.9 no agregador IMDb e possui aprovação de 94% dos especialistas no Rotten Tomatoes.
O Mundo Odeia-me traz muita ação do começo ao fim, com vários momentos de tensão — Foto: Reprodução/IMDb 🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
16
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/X/1/uBQJWAT1aMTXfD9EKmeA/huawei-gt-6-pro-display-pulso.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro