7 meses atrás 8

10 filmes com makeovers que envelheceram mal, mas amamos mesmo assim

Os filmes com makeovers abordam grandes transformações físicas em personagens, seja para se encaixarem ou para se disfarçarem. De toda forma, as mudanças costumam reforçar preconceitos, fazendo com que os longas do tipo tenham envelhecido mal. Mesmo assim, com enredos cativantes e engraçados, muitos desses títulos fazem sucesso até hoje — como O Diabo Veste Prada (2006) e As Meninas Malvadas (2004), disponíveis em streamings como Disney+ e Netflix.

Pensando em quem não dispensa um bom makeover para assistir com a mão na consciência, o TechTudo relembra os 10 melhores longas do tipo. Confira enredo, elenco, onde assistir e tudo o que você precisa saber sobre cada um deles.

 Reprodução/IMDb O Diabo Veste Prada é um dos filmes dos anos 2000 com makeovers — Foto: Reprodução/IMDb

Na lista do TechTudo com filmes com makeovers, você encontra:

  1. O que são makeovers em filmes?
  2. Por que makeovers são problemáticos?
  3. O Diabo Veste Prada (2006)
  4. O Diário da Princesa (2001)
  5. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
  6. Miss Simpatia (2000)
  7. Uma Linda Mulher (1990)
  8. Meninas Malvadas (2004)
  9. Encontro de Amor (2002)
  10. Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
  11. A Casa Das Coelhinhas (2008)
  12. Ela é Demais (1999)

O que são makeovers em filmes?

Os makeovers se referem às transformações radicais sofridas por personagens em filmes. Geralmente, essa mudança acontece por uma alteração na personalidade ou uma necessidade de disfarce. Ainda é possível que o makeover aconteça para que a pessoa se encaixe em determinado grupo.

Nesse contexto, a personagem é renovada, normalmente mudando o seu visual completamente — com cabelo, maquiagem e roupas novas. É um artifício utilizado principalmente em filmes de comédia ou comédia romântica, mas é popular em outros gêneros também.

 Reprodução/IMDb Em Meninas Malvadas, a protagonista deve se moldar aos padrões das populares — Foto: Reprodução/IMDb

Por que makeovers são problemáticos?

Muitas vezes, os makeovers acontecem para que o personagem se encaixe em determinado padrão estético. Não é raro que em filmes dos anos 2000, as mulheres precisem alisar o cabelo, retirar os óculos, o aparelho e vestir roupas mais justas ou curtas. A transformação estética também é vista como uma forma da protagonista conquistar um interesse amoroso ou para finalmente ser reconhecida pelos pares. Portanto, acaba reforçando estereótipos e preconceitos nocivos.

De toda forma, muitos filmes trabalham os makeovers de forma divertida e, mesmo com o viés problemático, ainda fazem sucesso. Por isso, confira 10 filmes do tipo, para assistir de forma consciente e levar apenas como uma brincadeira.

1. O Diabo Veste Prada (2006)

Andy é uma jovem desengonçada, que consegue um emprego na revista de moda Runway Magazine. Lá, ela trabalha como assistente pessoal da intimidadora redatora-chefe Miranda Priestly. Para se encaixar nesse novo universo de marcas e roupas de grife, ela precisa passar por uma verdadeira transformação — sem deixar o talento e a rapidez de lado, a fim de atender a todos os pedidos de Miranda.

Disponível no catálogo da Disney+ e do Mercado Play, o filme é estrelado por Anne Hathaway (Uma Ideia de Você) e Meryl Streep (Mamma Mia!) como Andy e Miranda. Emily Blunt (Oppenheimer) também está no elenco como a outra assistente, Emily. A direção ficou por conta de David Frankel (Beleza Oculta). O Diabo Veste Prada é um filme dos anos 2000 de sucesso, acumulando 6.9 pontos no IMDb e 75% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb O Diabo Veste Prada: Andy se transforma para se encaixar na rotina de moda do novo trabalho — Foto: Reprodução/IMDb

2. O Diário da Princesa (2001)

Outro filme estrelado por Anne Hathaway, o longa conta a história de Mia, uma estudante de Ensino Médio excluída, que sofre bullying na escola. A sua vida vira de cabeça para baixo quando descobre que é herdeira de um trono real, por parte do pai. A sua avó, a Rainha de Genóvia, vem visitá-la e contar toda a história. Ao descobrir que ela é uma Princesa, ela precisa renovar o visual, abandonando os óculos e o cabelo mais crespo.

Além de Hathaway, o filme também conta com Julie Andrews (A Noviça Rebelde) como a avó Clarisse. Mandy Moore (Um Amor para Recordar) é outra integrante do elenco, que dá vida a Lana, uma estudante popular do colégio de Mia. O longa está disponível na Disney+ e tem direção de Garry Marshall (Noiva em Fuga). No IMDb, o título é avaliado em 6.4 pontos e no Rotten Tomatoes acumula 49% de aprovação da crítica.

 Reprodução/Disney Em O Diário da Princesa, Mia precisa mudar o visual ao descobrir que é uma Princesa — Foto: Reprodução/Disney

3. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Cher é a garota mais rica e popular da escola, com mania de se meter na vida dos outros. Depois de servir de cupido para dois professores, que começam a namorar, ela resolve fazer uma transformação em Tai, uma colega do colégio excluída e cafona. O problema é que Tai começa a ficar muito popular, mais do que a própria Cher.

Alicia Silverstone (Camaleões), Paul Rudd (Homem-Formiga) e Brittany Murphy (Garota, Interrompida) estão no elenco como Cher, o meio-irmão Josh e Tai. O longa está disponível na Netflix e tem direção e roteiro de Amy Heckerling (Nunca é Tarde para Amar). O título é avaliado com 6.9 pontos no IMDb e tem 81% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb As Patricinhas de Beverly Hills: Cher faz um makeover na excluída Tai — Foto: Reprodução/IMDb

O FBI descobre um plano terrorista para atacar o concurso de Miss dos Estados Unidos. Para evitar que eles consigam invadir o evento, decidem infiltrar a agente Grace Hart na competição. O problema é que ela usa roupas masculinas e não se comporta como uma Miss, precisando de um verdadeiro makeover para manter o disfarce. A comédia está disponível no catálogo da HBO Max.

Miss Simpatia é estrelado por Sandra Bullock (Um Sonho Possível). Benjamin Bratt (A Mãe da Noiva) e Heather Burns (Amor à Segunda Vista) completam o elenco como Eric e Cheryl. A direção é de Donald Petrie (Riquinho). O filme traz 6.9 pontos no IMDb e 41% de aprovação da crítica cadastrada no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Prime Video Em Miss Simpatia, agente do FBI precisa passar por makeover para se infiltrar no concurso — Foto: Reprodução/Prime Video

5. Uma Linda Mulher (1990)

Uma Linda Mulher é um clássico dos anos 90, estrelado por Julia Roberts (O Mundo Depois de Nós) e Richard Gere (A Força do Destino). No enredo, o empresário Edward Lewis contrata a prostituta Vivian para lhe fazer companhia por uma semana. Nesse período, ela sofre uma verdadeira transformação, mudando o seu visual e comprando roupas em lojas caras. Com o passar dos dias, Edward não pode evitar se apaixonar pela jovem. O longa está disponível no catálogo do Disney+ e do Mercado Play. Com direção de Garry Marshall (O Maior Amor do Mundo), o filme acumula 7.1 pontos no IMDb e 65% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Em Uma Linda Mulher, Edward oferece um makeover para Vivian, ao presenteá-la com marcas de luxo — Foto: Reprodução/IMDb

6. Meninas Malvadas (2004)

A adolescente Cady Heron foi criada na África, na natureza selvagem, ao lado dos seus pais cientistas. Ao voltar para o Ensino Médio nos Estados Unidos, ela sofre um choque de realidade. O colégio é controlado por meninas populares e, se você não faz parte do grupo, está fadado a ser excluído. Para se entrosar com a abelha rainha, Regina George, Cady passa por um makeover, mudando o seu estilo.

É um filme popular dos anos 2000, dirigido por Mark Waters (Ele é Demais). O elenco conta com Lindsay Lohan (Operação Cupido), Rachel McAdams (O Diário de uma Paixão) e Amanda Seyfried (Os Miseráveis) como Cady, Regina e Karen, outra menina malvada do grupo. O longa está disponível em diversos streamings, como Netflix, Mercado Play, Amazon Prime Video e Globoplay. Ao todo, acumula 7.1 pontos no IMDb e tem 84% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Em Meninas Malvadas, Cady transforma o seu estilo para ser aceita pelas populares — Foto: Reprodução/IMDb

7. Encontro de Amor (2002)

No enredo, Marisa Ventura é uma camareira de um hotel luxuoso em Nova York. Ela trabalha muitas horas por dia, para sustentar a família. Um dia, conhece o herdeiro de uma importante dinastia política, chamado Christopher Marshall. Ao se deparar com Marisa, ele pensa que ela é mais uma hóspede do hotel e os dois passam uma grande noite juntos. Assim, a camareira tem uma noite de Cinderela, transformando-se em uma mulher rica, por apenas um momento.

O longa está disponível na Netflix e para aluguel no Amazon Prime Video. Encontro de Amor é estrelado por Jennifer Lopez (O Garoto da Casa ao Lado) e Ralph Fiennes (Conclave) como Marisa e Christopher. A direção é de Wayne Wang (Cortina de Fumaça ) e o filme acumula 5.4 pontos no IMDb. Ao todo, 38% da crítica no Rotten Tomatoes aprova a obra.

 Reprodução/IMDb Encontro de Amor: uma camareira tem uma noite de princesa ao ser confundida em um hotel — Foto: Reprodução/IMDb

8. Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Situado na década de 60, o filme acompanha Sandy e Danny, um casal de adolescentes que se apaixona no verão. Ao recomeçarem as aulas, eles descobrem que estão na mesma escola. O problema é que Danny é um bad boy, diferente de quem Sandy tinha conhecido. Ao final do longa, para conquistar o rapaz, ela passa por uma transformação, mudando o seu visual para um look mais ousado.

Grease é um musical bem popular, que fez sucesso nos anos 70 e 80. Olivia Newton-John (Embalo a Dois) e John Travolta (Pulp Fiction) interpretam o casal Sandy e Danny, respectivamente. Com direção de Randal Kleiser (A Lagoa Azul), o longa está disponível na Netflix, no Mercado Play, no Amazon Prime Video e no Telecine. Grease acumula 7.2 pontos no IMDb e tem 66% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Em Grease, Sandy passa por um makeover para conquistar a atenção de Danny — Foto: Reprodução/IMDb

9. A Casa Das Coelhinhas (2008)

Shelley é uma coelhinha da Mansão Playboy, que tem uma vida perfeita. As coisas mudam quando ela é expulsa da casa, de uma hora para outra, e tem que encontrar um novo lugar para morar. É quando ela se depara com a república de estudantes, Zeta Alpha Zeta, formada por meninas excluídas e desajustadas. Shelley promove um verdadeiro makeover em todo o grupo, a fim de ajudá-las e, finalmente, ter um lugar para ficar.

O elenco é composto por Anna Faris (Todo Mundo em Pânico), Emma Stone (La La Land) e Kat Dennings (Duas Garotas em Apuros) como Shelley, Natalie e Mona. Disponível na HBO Max, o longa tem direção de Fred Wolf (Pais Muito Loucos). A Casa das Coelhinhas tem 5.6 pontos no IMDb e é aprovado por 44% da crítica cadastrada no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/HBO Max Em A Casa das Coelhinhas, Shelley promove um grande makeover em universitárias excluídas — Foto: Reprodução/HBO Max

Zach é o garanhão da escola, que vê a sua popularidade cair quando a sua namorada o deixa para ficar com um ator famoso. Para reconquistar a atenção dos colegas, ele decide aceitar um desafio praticamente impossível: transformar a inteligente e excluída Laney Boggs na próxima rainha do baile da escola. Então, ele deve ganhar a sua confiança e convencê-la a mudar drasticamente o visual.

O elenco é composto por Freddie Prinze Jr. (Scooby-Doo), Rachael Leigh Cook (Amor Garantido) e Paul Walker (Velozes e Furiosos) como Zach, Laney e Dean. Com direção de Robert Iscove (Vingança em Chamas), o filme está disponível nos catálogos do Mercado Play, Telecine e Amazon Prime Video. No IMDb, Ela é Demais acumula 5.9 pontos, enquanto 41% da crítica do Rotten Tomatoes aprova a obra.

 Reprodução/Google Play Ela é Demais: o popular Zach aceita o desafio de transformar a excluída Laney na próxima rainha do baile — Foto: Reprodução/Google Play

🎥HBO MAX: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

 TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

HBO MAX: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro