9 meses atrás 13

10 filmes de faroeste brasileiros que todo mundo devia assistir

Os filmes de faroeste brasileiros podem passar despercebidos por boa parte do público, mas o gênero reúne verdadeiras obras-primas do cinema nacional que merecem ser mais conhecidas. Após o sucesso do thriller western Bacurau (2019), o gênero vem chamando a atenção também para produções mais antigas, como o clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Matador (2017), longas que todo fã de pistoleiros e do Velho Oeste deveria dar uma chance. Por sorte, esses e outros títulos parecidos estão disponíveis nas plataformas de streaming Netflix, Telecine, Amazon Prime Video e Globoplay.

Pensando em quem quer conhecer filmes brasileiros de "bangue-bangue", o TechTudo preparou uma lista com diversas produções que fazem suas próprias releituras do velho oeste com cenários deslumbrantes, muita ação e pistoleiros. Confira, a seguir, enredo, elenco principal, repercussão e onde assistir cada obra.

 Reprodução/Collider Bacurau é um dos filmes nacionais mais conhecidos mundialmente — Foto: Reprodução/Collider

Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar 10 filmes de faroeste brasileiros para assistir online. São eles:

Iniciamos a lista com esta produção brasileira aclamada mundialmente por seu estilo único de transformar um thriller de faroeste em uma poderosa história anticolonial, marcada por violência e resistência. Ambientado em uma cidadezinha na zona rural de Pernambuco, o enredo conta a história de um grupo de moradores que vê seu lugar desaparecer do mapa ao mesmo tempo em que uma série de assassinatos começa acontecer. Mas, o que o grupo de assassinos não esperava é que os moradores iriam se unir e responder à altura aos ataques que estavam sofrendo.

O suspense brasileiro, dirigido e escrito pelo cineasta Kleber Mendonça Filho (Aquarius), se tornou um clássico do cinema, com avaliações 7.3 pontos no agregador IMDb, e taxa de 93% de aprovação da crítica no portal Rotten. O elenco da obra traz nomes como Bárbara Colen (Aquarius), Silvero Pereira (A Força do Querer), Sônia Braga (Extraordinário) e Thomas Aquino (Curral). Bacurau está no catálogo do Amazon Prime Video e Globoplay.

 Reprodução/Vitrine Filmes Bacurau já se tornou clássico cult do cinema brasileiro com fama internacional — Foto: Reprodução/Vitrine Filmes

Considerado uma joia do cinema nacional, o longa, ambientado na década de 1980, gira em torno de Juliano e Joaquim, dois amigos sonhadores que decidem deixar São Paulo rumo ao Pará para viver do garimpo, explorando a maior mina de ouro a céu aberto do mundo. No entanto, a ganância e a violência que dominam o lugar podem acabar destruindo suas vidas.

Os protagonistas são interpretados por Juliano Cazarré (O Outro Lado do Paraíso) e Júlio Andrade (Sob Pressão). Sob direção de Heitor Dhalia (Em Busca da Cerveja Perfeita), a produção atingiu 7.0 pontos no agregador IMDb e uma taxa de 70% de aprovação do público no Rotten. O filme Serra Pelada está disponível no catálogo da Max (antiga HBO Max).

 Reprodução/IMDb Serra Pelada é um clássico do cinema nacional estrelado por Juliano Cazarré (O Outro Lado do Paraíso) e Júlio Andrade (Sob Pressão) — Foto: Reprodução/IMDb

Em mais uma obra ambientada no sertão de Pernambuco, a história aqui acompanha Cabeleira, um pistoleiro intimidador que está desesperado à procura de seu pai adotivo, que desapareceu sem dar notícias, além de buscar pistas sobre seu passado. Sua jornada se torna ainda mais complicada quando o peão cruza o caminho de um francês explorador que comanda a região.

O elenco principal é estrelado por Diogo Morgado (Vizinhos Para Sempre) e Maria de Medeiros (Pulp Fiction). O longa ostenta o título de primeiro filme nacional de faroeste a ser produzido exclusivamente pela Netflix, que conta com a parceria do cineasta Marcelo Galvão (Colegas). Combinando drama e ação, o projeto conquistou uma avaliação de 6.0 no IMDb.

 Reprodução/IMDb O Matador (2017) é estrelado por Diogo Morgado (Vizinhos Para Sempre) — Foto: Reprodução/IMDb

Ambientado em uma região rural remota no sul do Brasil, o enredo acompanha Dione, um jovem enigmático que vive tranquilo com sua família bem longe de tudo. No entanto, a paz do lugar é abalada quando um ricaço latifundiário aparece querendo comprar a propriedade da família. Com direção assinada por Davi Pretto (Quarto de Espera), o longa é protagonizado pelo ator Dione Avila De Oliveira, marcando sua estreia no cinema. Misturando ação e suspense, o projeto conquistou avaliação de 6.2 no IMDb e está disponível para aluguel ou compra no YouTube e Apple TV+.

 Reprodução/MUBI Rifle (2016) é um faroeste brasileiro que mistura ação e suspense em seu enredo — Foto: Reprodução/MUBI

5. A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2015)

Inspirado no conto homônimo presente no romance Sagarana, do escritor Guimarães Rosa, o longa acompanha a trajetória de decadência e recomeço de Augusto Matraga, um fazendeiro briguento, orgulhoso e mulherengo que está prestes a falir os seus negócios. Tudo piora quando sua esposa decide ir embora para viver com outro. Transtornado, ele vai até a casa do amante tirar satisfação, mas acaba sendo espancado e jogado de um precipício para morrer. Contudo, antes de partir ele é resgatado por um casal que pode mudar sua vida.

Com direção de Vinícius Coimbra (Lado a Lado), o drama de faroeste conta com atuações de João Miguel (Xingu), Chico Anysio (Tieta do Agreste), Júlio Andrade (Sob Pressão) e mais. A produção recebeu nota 7.1 no agregador IMDb e está disponível para aluguel no YouTube e Apple TV+.

 Reprodução/JustWatch A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2015) um filme de faroeste nacional baseado no romance Sagarana, de Guimarães Rosa — Foto: Reprodução/JustWatch

Combinando ação e western, o longa acompanha os passos de um grupo de cangaceiros modernos que viajam pelo sertão nordestino em busca de esperança e justiça, confiando apenas em uma antiga lenda. O bando de motoqueiros é liderado por Ara, um jovem obstinado que deseja acabar com as tiranias do coronel Tenório, homem que usurpou diversas terras na região. Com direção de Homero Olivetto (Bruna Surfistinha), o elenco é protagonizado pelos atores Cauã Reymond (Avenida Brasil), Sophie Charlotte (Todas As Flores) e Humberto Martins (Em Família). O projeto angariou nota 5.3 no IMDb e está disponível para assistir no Telecine e Amazon Prime Video, com o canal adicional.

 Reprodução/IMDb Reza a Lenda (2016) narra a história de um grupo de motoqueiros que buscam por liberdade e justiça — Foto: Reprodução/IMDb

Combinando comédia e fantasia, o longa segue os passos de Eugênio, um escritor de livros de faroeste que costumava fazer sucesso com seu personagem mais famoso, Jesus Kid. No entanto, ele enfrenta uma crise no novo lançamento da obra que está sendo um fracasso de vendas. Sua sorte parece mudar quando ele é chamado para escrever o roteiro de um filme. O elenco é estrelado por Paulo Miklos (O Invasor) e Sérgio Marone (Malhação).

Inspirado nos famosos faroestes Spaghetti, o projeto do diretor Aly Muritiba (Derto Particular), conquistou avaliação de 5.9 no IMDb, de acordo com público. Jesus Kid está disponível no Amazon Prime Video, com o canal adicional Filme Lier+, no Globoplay e Claro TV+ .

 Reprodução/Olhar Filmes Jesus Kid (2019) é uma comédia faroeste protagonizada pelos atores Paulo Miklos (O Invasor) e Sérgio Marone (Malhação) — Foto: Reprodução/Olhar Filmes

8. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

Consolidado pela Abraccine como um dos melhores filmes brasileiros já feitos, o longa acompanha Manuel, um vaqueiro trabalhador que acaba assassinando um coronel explorador durante uma briga e se vê obrigado a fugir com sua esposa. Os dois acabam se unindo à comitiva de um beato charlatão e tudo vai bem até sua mulher matar o líder religioso do bando, após ver uma criança morrer.

O elenco principal conta com atuações de Geraldo Del Rey (Tocaia no Asfalto), Othon Bastos (Bicho de Sete Cabeças) e Yoná Magalhães (Paraíso Tropical), enquanto a direção é de Glauber Rocha (Terra em Transe). O projeto atingiu média de 7.2 pontos no agregador IMDb. Deus e o Diabo na Terra do Sol está no catálogo do Telecine e Globoplay.

 Reprodução/IMDb Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) foi escolhido pela Abraccine como um dos melhores filmes nacionais já lançados — Foto: Reprodução/IMDb

Focado em um faroeste mais dramático e intimista, o longa segue a história de Amador, um pistoleiro aposentado, que leva uma vida solitária e sente saudades de sua época de ouro quando era temido pelas pessoas. No entanto, seus dias tranquilos podem acabar quando o neto de um antigo amigo reconhece sua fama e pede para trabalhar ao seu lado. Com direção e roteiro de Érico Rassi (Oeste Outra Vez), o drama é estrelado por Nelson Xavier (A Queda) e Marcos de Andrade (Cidade Invisível). Comeback recebeu avaliação de 6.9 no agregador IMDb. Atualmente, o filme não está disponível para streaming no Brasil.

 Reprodução/IMDb Comeback (2016) é um faroeste intimista estrelado por Nelson Xavier (A Queda) — Foto: Reprodução/IMDb

10. Bônus: Oeste Outra Vez (2025)

Também com assinatura do cineasta brasileiro Érico Rassi, a lista encerra com essa produção que está atualmente disponível apenas nos cinemas. Ambientado no sertão de Goiás, o longa acompanha a vida de um grupo de homens durões que não sabem lidar com suas fragilidades e por isso sofrem constantemente com o abandono de suas parceiras. A tristeza de suas vidas faz com que eles se voltem uns contra os outros. Estrelado por Ângelo Antônio (Pantanal), Babu Santana (Tim Maia) e Adanilo (O Último Azul), o projeto foi recepcionado com nota 7.9 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Oeste Outra Vez (2025) é um filme dirigido e roteirizado pelo cineasta brasileiro Érico Rassi — Foto: Reprodução/IMDb

🎥 6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro