Os filmes brasileiros clássicos ajudam a voltar no tempo e conhecer o país em diversas épocas, com verdadeiros sucessos que marcaram a história do cinema. Com obras que agradaram público e crítica, esses filmes nacionais ganharam o mundo, concorrendo e conquistando importantes premiações internacionais. Diversos desses títulos se tornaram parte da cultura do país, como o clássico recente O Auto da Compadecida (2000) e o primeiro filme do Cinema Novo Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), que fez grande sucesso internacional. Esses e outros longas marcantes do cinema brasileiro estão disponíveis em plataformas de streaming como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.
Pensando em quem quer explorar os clássicos nacionais, o TechTudo preparou uma lista com grandes filmes que fizeram sucesso de crítica e público ao longo da história do Cinema Brasileiro. Confira, a seguir, o enredo de cada produção, seu elenco, a sua repercussão e onde é possível assisti-las.
O clássico Central do Brasil (1998) é protagonizado por Vinícius de Oliveira e Fernanda Montenegro, respectivamente — Foto: Divulgação/Europa Filmes Confira a lista de clássicos do Cinema Nacional que você precisa assistir.
1. Central do Brasil (1998)
No filme dirigido por Walter Salles (Abril Despedaçado), a ex-professora Dora ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Porém, amargurada e impaciente com seus clientes, por vezes ela rasga as cartas e não as envia como havia prometido. Sua rotina muda quando ela conhece Josué, uma criança que perdeu sua mãe de forma trágica e está em busca de seu pai. Dora, relutante, decide o ajudar o menino e, então, eles embarcam em uma viagem pelo interior brasileiro.
O filme é estrelado por Fernanda Montenegro (O Auto da Compadecida), indicada na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro e no Oscar como Melhor Atriz por esse papel. Já o jovem Josué é interpretado por Vinícius de Oliveira (Linha de Passe). O grande sucesso nacional que abre a lista tem aprovação positiva no Rotten Tomatoes de 94% e nota 8 no IMDb. O filme está disponível na Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.
Central do Brasil é um dos filmes brasileiros de mais maior prestígio internacional — Foto: Divulgação/Europa Filmes Um clássico nacional, Cidade de Deus foi dirigido por Fernando Meirelles (Dois Papas) em parceria com Kátia Lund (Notícias de uma Guerra Particular). A trama se baseia na obra literária homônima de Paulo Lins e acompanha Buscapé, um jovem que vive na Cidade de Deus durante a década de 1970, mas que decide tentar uma vida longe do crime que o cerca. O principal criminoso na história é Zé Pequeno que, junto de Mané Galinha, tomam conta da atividade criminosa do lugar, além de disputarem territórios relacionados ao tráfico de drogas.
O antagonista da trama, Zé Pequeno, é interpretado por Leandro Firmino (Impuros), enquanto o protagonista, Buscapé, é vivido por Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir), já Mané Galinha é vivido por Seu Jorge (Marighella). O filme fez sucesso internacional, sendo indicado em quatro categorias do Oscar e no Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, além de vencer um BAFTA de Melhor Edição. A sua aprovação no Rotten Tomatoes é de 71%, enquanto tem nota 8.6 no IMDb. O filme está disponível para assinantes da Netflix, Max e Globoplay.
Cidade de Deus (2002) foi indicado a quatro estatuetas no Oscar e está disponível na Netflix — Foto: Divulgação/IMDb 3. O Auto da Compadecida (2000)
A adaptação da peça teatral homônima de Ariano Suassuna narra a história do carismático João Grilo e seu amigo Chicó. Para sobreviver, a dupla usa da lábia e da contação de histórias para enganar os moradores de Taperoá, o pequeno vilarejo no sertão da Paraíba em que vivem. Quando os amigos são contratados para trabalhar na padaria de Eurico, passam a viver um duro tratamento do patrão, casado com a infiel Dora. Para piorar, Chicó se apaixona por Rosinha, a filha do Major Antônio Morais, um homem muito poderoso. Para conseguir a mão da moça em casamento, ele precisará de criar um plano com ajuda da astúcia de João.
O filme é estrelado por Matheus Natchergaele (Central do Brasil), como João Grilo, e Selton Mello (Ainda Estou Aqui) no papel de Chicó. O patrão Eurico é Diogo Vilela (Vai que Cola) e sua esposa Dora é vivida por Denise Fraga (Um Lugar ao Sol). Além disso, o filme conta com a participação de Fernanda Montenegro (Central do Brasil). O longa possui nota 8.6 no IMDb e está disponível para assinantes do Telecine e Globoplay.
Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) são especialistas na arte do trambique em O Auto da Compadecida — Foto: Reprodução/IMDb 4. O Beijo da Mulher-Aranha (1985)
Baseado na obra homônima de Manuel Puig, O Beijo da Mulher-Aranha conta a história de dois homens que estão presos: Luis Molina por "comportamento imoral" e Valentín Arregui, que é um preso político pela Ditadura Militar. Para tentar amenizar a situação. Luiz conta a história de seu filme favorito para seu companheiro de cela, apenas alterando algumas partes. Na trama, ele narra a história de Leni, também conhecida como Mulher-Aranha. Os amigos desenvolvem um romance improvável enquanto lidam com o encarceramento juntos.
O filme é protagonizado por William Hurt (Goliath) como de Luis Molina, pelo qual conquistou o prêmio de Melhor Ator nesse papel no Oscar, enquanto Valentín Arregui é interpretado por Raul Julia (A Família Addams). A protagonista da história narrada por Luis, Leni, é interpretada pela brasileira Sônia Braga (Dona Flor e Seus Dois Maridos), que concorreu ao Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante por esse papel. O Beijo da Mulher-Aranha foi bem recebido pelo público e crítica, com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7.3 no IMDb. A produção está presente no catálogo do Globoplay.
Sônia Braga em O Beijo da Mulher-Aranha (1985) — Foto: Divulgação/IMDb 5. Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, a história acompanha Dona Flor, uma professora de culinária em Salvador e casada com Vadinho, que vive na farra. Sua vida boêmia, porém, causa a ele uma morte precoce durante o carnaval de 1943. A viúva, então, se casa novamente com o recatado farmacêutico Teodoro. Apesar de estável, sua vida torna-se entediante e, de tanto chamar por Vadinho, ele aparece nu em sua cama. Assustada por estar vendo seu finado marido, ela busca a ajuda de um pai de santo, porém, ela deseja que ele fique.
Dona Flor é interpretada por Sonia Braga (Bacurau), já seu ex-marido finado é José Wilker (Senhora do Destino). O Dr. Teodoro é vivido por Mauro Mendonça (A Favorita). Indicado ao BAFTA e ao Globo de Ouro, conquistou duas premiações no Festival de Gramado. O clássico brasileiro agradou ao público e crítica. A sua aprovação no Rotten Tomatoes é de 78%, enquanto a sua pontuação no IMDb é de 6.9. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
O trio que protagoniza o clássico nacional Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) — Foto: Divulgação/IMDb A adaptação da clássica obra literária homônima de Mário de Andrade, dirigida por Joaquim Pedro de Andrade (O Padre e a Moça), conta a história de Macunaíma, um homem negro nascido em uma tribo indígena que atravessa o Brasil em busca de seu lugar no mundo. Ao longo de sua jornada, ele se transforma por diversas vezes e usa desse poder para lutar com o explorador industrial Venceslau Pietro Pietra.
Macunaíma é interpretado, inicialmente, por Grande Otelo (Rio, Zona Norte), enquanto após sua transformação, é vivido por Paulo José (Todas as Mulheres do Mundo). O antagonista Venceslau é interpretado por Jardel Filho (Sol de Verão). A adaptação agradou, com nota 6.8 no IMDb. O filme está disponível no Globoplay e Amazon Prime Video.
Macunaíma reconta a história da obra de Mário de Andrade — Foto: Reprodução/IMDb 7. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Um dos grandes marcos do cinema nacional, Deus e o Diabo na Terra do Sol, dirigido por Glauber Rocha (Terra em Transe), narra a história de Manoel e sua esposa Rosa, que vivem no sertão nordestino. Revoltado pela dura realidade em que vivem, Manoel mata, ao se defender, Moraes, o coronel que o explorava. Então, ele foge com sua esposa e se unem ao beato Sebastião em busca de redenção.
Um marco para o cinema mundial, o filme é estrelado por Geraldo Del Rey (Vidas Secas) como Manoel, enquanto sua esposa é vivida por Yoná Magalhães (Roque Santeiro). O líder religioso, Sebastião, é interpretado por Lídio Silva (Barravento). O filme é uma das obras mais prestigiadas do cinema nacional, e possui a aprovação máxima de 100% no Rotten Tomatoes e nota 7.2 no IMDb. A produção está presente no catálogo do Globoplay e Amazon Prime Video.
O sertanejo Manoel em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) — Foto: Divulgação/IMDb Baseado na obra-prima literária homônima de Graciliano Ramos, o filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos (Memórias do Cárcere) narra a vida da família Sertaneja de Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cadela Baleia, que enfrentam as dificuldades em meio a uma seca no nordeste. Em busca de uma situação melhor, a família migra constantemente para novos lugares enquanto enfrentam as dificuldades da vida que levam, como a extrema pobreza e desigualdade social que vivem.
O elenco é composto por Átila Iório (Assalto ao Trem Pagador) como Fabiano, enquanto Maria Ribeiro (Lampião, o Rei do Cangaço) interpreta sua esposa, Sinhá Vitória. Gilvan Lima e Genivaldo Lima, nos únicos papéis que tiveram em sua carreira, vivem os filhos do casal, que não possuem nomes. O filme foi bem recebido, com nota 7.5 no IMDb e está disponível na Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.
Vidas Secas é baseado em obra de Graciliano Ramos e mostra o sofrimento de famílias do sertão — Foto: Reprodução/IMDb 9. O Pagador de Promessas (1962)
O clássico nacional baseado na peça homônima de Dias Gomes acompanha a história de Zé do Burro, um homem humilde que, para salvar o seu burro doente, fez a promessa de carregar uma cruz pesada até a distante igreja de Santa Bárbara, em Salvador. Quando ele está prestes a cumprir a promessa, o padre local impede que Zé entre, pois alega incompatibilidade de sua prática com a fé católica. O filme explora a tentativa de Zé e sua jornada em meio a um lugar assolado pela desigualdade social e questões sobre fé.
A produção é protagonizada por Leonardo Villar (Lampião, o Rei do Cangaço) como Zé do Burro, enquanto conta com nomes no elenco como Glória Menezes (A Próxima Vítima), como sua esposa Rosa, e Dionísio Azevedo (A Pequena Órfã) como o padre. O filme é a única produção nacional que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Ele conta com nota 8.3 no IMDb e está disponível no Globoplay e Amazon Prime Video.
O Pagador de Promessas foi premiado no Festival de Cannes, na década de 60 — Foto: Reprodução/IMDb 10. Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981)
O jovem Pixote é um menino que vive nas ruas e enfrenta a dura realidade em que está inserido. Quando ele é enviado a uma casa de detenção, acaba sofrendo com a violência e com a corrupção do local. Insatisfeito com a situação, Pixote se junta a um grupo de detentos que consegue fugir do lugar. Novamente nas ruas, os jovens praticam crimes para sobreviverem, com forte influência de Sueli, uma prostituta que se aproveita dos meninos para sobreviver.
O jovem Pixote é interpretado por Fernando Ramos da Silva (Eles Não Usam Black-tie), enquanto a prostituta Sueli é interpretada por Marília Pêra (Pé na Cova). O filme fez um enorme sucesso à época, sendo indicado ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro. No Rotten Tomatoes, o longa possui uma avaliação positiva de 94%, enquanto tem nota 7.9 no agregador de notas IMDb. O filme está disponível na Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.
O grupo de jovens central em Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) — Foto: Divulgação/IMDb Também dirigido por Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas), o filme conta a história de cinco garotos que moram em favelas no Rio de Janeiro e vendem amendoim em pontos turísticos da cidade para sobreviver. A trama une a história de diferentes personagens em um único dia de calor no Rio enquanto mostra a dura realidade enfrentada pelos cariocas na década de 1950.
O elenco do filme é composto por Roberto Batalin (Maria Bonita, Rainha do Cangaço), Glauce Rocha (A Navalha na Carne) e Jece Valadão (Os Cafajestes). O clássico brasileiro fez sucesso pelo país e possui nota 7.5 no IMDb. A obra está disponível para assinantes da Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.
Jovens em Rio, 40 Graus que vivem no Rio de Janeiro nos anos 50 — Foto: Divulgação/Netflix A adaptação do livro Estação Carandiru, de Dráuzio Varella, narra a vida dos presos sob a ótica do médico, que faz um trabalho de prevenção ao HIV com os detentos do maior presídio da América Latina. O filme mostra a história e o dia a dia de diversos presos, além de contar o que os levou à cadeia. O médico passa a conviver com a violência do ambiente e as péssimas condições, como superlotação de celas e instalações inadequadas.
O médico que protagoniza a trama é interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos (Abril Despedaçado), enquanto o elenco possui diversos nomes conhecidos nacionalmente, como Wagner Moura (Tropa de Elite), Rodrigo Santoro (300) e Caio Blat (Grande Sertão). O filme de repercussão internacional foi um sucesso, com nota 7.6 no IMDb e 67% de avaliação no Rotten Tomatoes. A produção está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay.
Carandiru: Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos) é o protagonista da história, que é baseada em Estação Carandiru, livro do médico oncologista lançado em 1999 — Foto: Reprodução/Sony Pictures 🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
43
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/Y/u/jYtjBaRkORvGz1z6x7aw/galaxy-book-pro-360-scaled.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/n/olWth1RR2EI4G18Z8wZA/controle-joystick-gamesir-tegenaria-lite.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/r/9ejtKKTlAGiAeAUVtqrw/251202-montagem-crianca-casada-img1-desk.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/f/PUcujWRP6ObqLxFqM7HA/pexels-cookiecutter-17489156.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro