9 meses atrás 12

5 comandos que fazem a IA 'raciocinar melhor' (e como usá-los no dia a dia)

A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada para auxiliar em tarefas cotidianas e responder perguntas, mas a tecnologia pode ir muito além de interações básicas. Com os comandos certos, é possível simular a forma humana de pensar, pedindo que as ferramentas analisem cenários, resolvam problemas e até apresentem ideias criativas. Esses prompts podem fazer com que a IA “pense melhor”, ajudando o usuário a tomar decisões, organizar projetos de forma estratégica e explorar diferentes pontos de vista. Para testar essa habilidade, apresentamos cinco comandos diferentes no ChatGPT. A seguir, confira as respostas geradas pela plataforma e saiba como tornar suas conversas com a IA mais úteis e inteligentes.

 Reprodução/iStock IAs podem simular formas humanas de raciocínio; confira cinco comandos para testar essa habilidade — Foto: Reprodução/iStock

1. Problemas para resolver

 Reprodução/Júlia Silveira Exemplo de pergunta que desafia a IA a encontrar soluções práticas — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, podem ser aliadas na hora de resolver desafios do dia a dia. Basta descrever a situação com detalhes, expondo o problema a ser resolvido e as dificuldades encontradas. Nesse exemplo, perguntamos ao chatbot da OpenAI como montar uma horta em um apartamento com pouco espaço e baixa iluminação.

A pergunta exigiu que o modelo considerasse variáveis reais, como ambientes pequenos, pouca incidência de sol e a necessidade de escolher plantas mais resistentes. A resposta da IA incluiu sugestões de espécies adequadas, dicas de vasos, alternativas de iluminação artificial e cuidados básicos com a horta. Esse tipo de comando é útil para quem busca orientações e soluções personalizadas para tarefas rotineiras ou mesmo para desafios profissionais e pessoais.

 Reprodução/Júlia Silveira IA pode analisar diferentes cenários e prever impactos — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A IA também pode ser utilizada para analisar cenários hipotéticos. Esse tipo de pergunta estimula o modelo a prever impactos, levantar possíveis consequências e riscos e até propor caminhos alternativos. Nesse exemplo, perguntamos ao ChatGPT como os empregos seriam afetados caso as empresas passassem a usar somente IA para atendimento ao cliente.

O chatbot respondeu considerando fatores econômicos, sociais e tecnológicos, indicando uma possível redução de empregos operacionais, mas também a criação de novas funções, como treinamento de bots e design de experiência. Além disso, a ferramenta analisou possíveis efeitos, como ganho de eficiência, e riscos, como a desumanização do atendimento. Esse tipo de prompt é útil para refletir sobre o futuro, testar ideias ou entender melhor as consequências de mudanças.

3. Comparações inteligentes

 Reprodução/Júlia Silveira ChatGPT compara opções, mostrando prós e contras — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Ao pedir à IA para comparar duas ou mais opções, a ferramenta é incentivada a fazer uma análise mais estruturada e equilibrada. Esse tipo de pergunta ajuda a analisar vantagens e desvantagens de diferentes alternativas, auxiliando na tomada de decisão. Para testar essa habilidade, perguntamos ao ChatGPT quais eram as vantagens de trabalhar presencial ou remotamente.

A resposta levou em conta fatores como produtividade, qualidade de vida, colaboração com colegas, economia de tempo, impacto ambiental e vínculos sociais. Esse tipo de prompt pode ser útil para quem está em dúvida entre escolhas, quer entender ambos os lados de uma questão ou precisa tomar decisões com base em diversos critérios.

4. Planejamento com restrições

 Reprodução/Júlia Silveira Chatbots de IA podem criar planos com base em metas e restrições — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

A IA também pode auxiliar o usuário a planejar projetos profissionais ou pessoais, considerando limitações como tempo, orçamento ou recursos disponíveis. Esse tipo de prompt exige que o modelo considere prioridades e faça escolhas estratégicas. Pedimos ao ChatGPT para planejar uma viagem de dez dias pela Europa, para duas pessoas, com um orçamento total de R$ 10 mil. A IA calculou as médias de preços, escolheu destinos mais acessíveis, sugeriu tipos de hospedagem econômicos, indicou passagens promocionais e até deu dicas de onde comer gastando pouco. Esse tipo de pergunta pode ser utilizada para quem precisa organizar tarefas complexas, montar orçamentos ou explorar possibilidades considerando limitações.

5. E se…? (raciocínio contrafactual)

 Reprodução/Júlia Silveira IA pode explorar cenários hipotéticos para estimular criatividade e pensamento crítico — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Perguntas que envolvem realidades alternativas desafiam a IA a criar hipóteses, conectando diferentes áreas, como tecnologia, história, cultura e sociologia. Em um exercício de imaginação, perguntamos ChatGPT como seria o mundo se os automóveis tivessem sido inventados 200 anos antes. A IA considerou mudanças no urbanismo, impactos no meio ambiente e alterações na história da industrialização, nas formas de trabalho e até nos conflitos mundiais. O modelo cruzou dados históricos e tendências sociais para "imaginar" um presente completamente diferente. Esse tipo de prompt é útil para quem gosta de explorar ideias, criar universos paralelos ou somente exercitar o pensamento criativo.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro