10 meses atrás 21

6 mitos sobre economia de energia elétrica que você precisa esquecer

Foto: Divulgação/Getty Images

6 mitos sobre economia de energia elétrica que você precisa esquecer

Foto: Divulgação/Freepik (fabrikasimf)

Você ainda acredita em algumas dicas antigas para economizar energia? A verdade é que muitos mitos estão te enganando! Chegou a hora de deixar essas ideias para trás e aprender o que realmente funciona para reduzir a conta de luz.

Foto: Reprodução/Freepik

1. Geladeira cheia consome mais energia

A quantidade de comida na geladeira não impacta muito o consumo de energia. Quando a geladeira está cheia e os alimentos estão em temperatura estável, o consumo de energia é baixo.

Foto: AR CONDICIONADO

2. Desligar o ar-condicionado quando sair

Desligá-lo faz o aparelho consumir mais energia para recuperar a temperatura desejada ao ser religado. No entanto, se a ausência for longa, é mais eficiente desligá-lo.

Foto: Reprodução/Unsplash/Claudio Schwarz

3. 220 V é mais econômico que 120/127 V

A diferença entre instalações de 110 V e 220 V é mínima no consumo de energia. O que realmente importa para a conta de luz é a quantidade de quilowatts-hora (kWh) consumida, e não a voltagem.

Foto: Reprodução/Pexels (I'm Zion)

4. Não deve deixar carregador na tomada

Carregadores deixados na tomada consomem energia, mas o impacto na conta de luz é mínimo. No entanto, manter o carregador conectado sem uso pode representar risco de incêndio.

Foto: Reprodução/Pexels (Kindel Media)

5. Energia solar vai livrar da conta de luz

Investir em energia solar é uma boa opção, pois é inesgotável e limpa, mas não elimina completamente a conta de luz. Em média, a economia pode ser de 90 a 95%, dependendo do clima e do consumo da residência, com variações sazonais.

Foto: Reprodução/Getty Images

6. Deve-se tirar os aparelhos da tomada

Deixar aparelhos em standby realmente consome energia, mas os dispositivos modernos gastam muito pouco nesse modo. O impacto na conta de luz é baixo, mesmo com vários aparelhos, e o consumo de standby dificilmente será significativo.

Foto: Reprodução/Freepik

Confira também: Como economizar energia? Entenda a cobrança e veja 13 dicas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro