9 meses atrás 21

7 IAs famosas que você provavelmente já usou sem saber

Foto: Divulgação/Freepik

7 IAs famosas que você provavelmente já usou sem saber

Foto: Reprodução/Canva

Você jura que nunca usou inteligência artificial? Então, é melhor repensar! As IAs estão no seu dia a dia — no celular, no e-mail e até na geladeira. A seguir, veja 7 IAs que você provavelmente já usou, mas nem percebeu!

Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. Algoritmos de recomendação de apps

Plataformas como YouTube, Netflix e Spotify usam IA para personalizar sua experiência. Na Netflix, por exemplo, a IA analisa seu histórico e até a hora em que você assiste, sugerindo conteúdos com base em padrões como preferência do gênero.

Foto: Foto: Divulgação/Pexels (Anete Lusina)

2. Assistentes virtuais como Alexa

Assistentes como Siri, Alexa e Google usam IA para entender e responder suas perguntas. Já os dispositivos inteligentes aprendem seus hábitos e se ajustam às suas preferências, o que torna a rotina mais prática sem você nem perceber.

Foto: Reprodução/Pexels (Taryn Elliott)

3. Corretores automáticos

Os corretores automáticos com IA ajudam a evitar erros ortográficos ao escrever. Presentes em e-mails e outros serviços, eles usam linguagem natural para sugerir correções e garantir que seus textos fiquem claros e sem deslizes.

Foto: Laura Storino/TechTudo

4. Algoritmos de busca do Google

A inteligência artificial do Google analisa sua busca e entrega os resultados mais relevantes. Além disso, os anúncios exibidos usam IA, sendo personalizados com base no seu histórico, aumentando as chances de exibir algo mais interessante.

Foto: Marvin Costa/TechTudo

5. Filtros de e-mail, como o “Spam”

Os filtros de e-mail com IA ajudam a bloquear spams e identificar mensagens suspeitas. Eles também reconhecem e-mails importantes que caíram na pasta errada e até lembram você de responder conversas antigas.

Foto: Foto: Reprodução/FreePik

6. Reconhecimento facial em smartphones

O reconhecimento facial usa IA para desbloquear celulares de forma rápida e segura. Recursos como o FaceID da Apple mapeiam o rosto em 3D e comparam a imagem com registros salvos, garantindo que só o dono tenha acesso ao aparelho.

Foto: Reprodução/Ecommerceguide

7. Recomendação de compras em e-commerces

A IA nos e-commerces analisa seu comportamento para sugerir produtos do seu interesse. Plataformas como a Amazon também cruzam dados com perfis para oferecer recomendações personalizadas e mais certeiras.

Foto: Reprodução/Freepik

Confira também: Além do ChatGPT: 5 ferramentas gratuitas de IA que você precisa testar hoje

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro