7 meses atrás 37

'Acabou': Premiê do Canadá diz que relações estreitas com os EUA chegaram ao fim e que vizinho não é mais confiável

Mark Carney classificou país vizinho como parceiro 'não confiável' e disse que vai retaliar imposição de tarifas do governo Trump. EUA e Canadá são aliados históricos em várias áreas.


Primeiro-ministro do Canadá antecipa eleições para abril

Primeiro-ministro do Canadá antecipa eleições para abril

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, declarou nesta quinta-feira (27) que as relações estreitas com os Estados Unidos chegaram ao fim e classificou o país vizinho como um parceiro “não confiável”.

"A antiga relação que tínhamos com os Estados Unidos, baseada na integração profunda das nossas economias e em uma cooperação estreita nos temas de segurança e defesa, acabou", disse Carney durante uma coletiva de imprensa.

Anteriormente, Washington já havia imposto tarifas sobre o aço e o alumínio que entram no país, também prejudicando o Canadá.

Carney afirmou que conversará com Trump nos próximos dias, a pedido da Casa Branca, mas deixou claro que não aceitará pressões.

"Está claro que os Estados Unidos não são mais um parceiro confiável. É possível que, com negociações abrangentes, consigamos restaurar alguma confiança, mas não haverá volta", disse.

"Me oponho a qualquer tentativa de enfraquecer o Canadá, de nos dividir para que os Estados Unidos possam nos dominar. Isso nunca vai acontecer", continuou.

O primeiro-ministro também prometeu retaliar as medidas econômicas adotadas por Washington.

"Vamos responder com ações de represália que causem o máximo impacto nos Estados Unidos e o mínimo aqui", acrescentou.

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, durante coletiva de imprensa em 27 de março de 2025 — Foto: REUTERS/Blair Gable

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro