9 meses atrás 25

Ainda Estou Aqui: 9 dúvidas que você teve depois de assistir

O filme Ainda Estou Aqui (2024) estreou no último domingo (6) no catálogo do Globoplay e, desde então, já é um dos destaques do streaming. Estrelado por Fernanda Torres (Tapas & Beijos) e Selton Mello (Lisbela e o Prisioneiro), o longa representou o Brasil no Oscar 2025, consagrando o cinema nacional com sua primeira estatueta dourada. Com uma narrativa arrebatadora, o drama histórico segue Eunice Paiva, uma mulher e mãe de cinco filhos que tenta recomeçar a vida após perder o marido durante a ditadura militar.

Com direção de Walter Salles (Central do Brasil), o longa-metragem foi um verdadeiro sucesso de bilheteria e recebeu reconhecimento e aclamação da crítica internacional. Pensando nisso, se você assistiu ao filme, mas ainda ficou com algumas dúvidas, o TechTudo preparou uma lista na qual respondemos 9 perguntas que podem ter surgido. Confira!

 Divulgação/Sony Pictures Releasing Ainda Estou Aqui é o primeiro filme original do Globoplay, que chegou ao streaming no último domingo (6) — Foto: Divulgação/Sony Pictures Releasing

Nessa lista organizada pelo TechTudo, você encontrará os seguintes tópicos relacionados ao filme brasileiro Ainda Estou Aqui:

  1. Do que fala o filme Ainda Estou Aqui?
  2. Quem está no elenco de Ainda Estou Aqui?
  3. Qual é a duração do filme?
  4. Ainda Estou Aqui conta a história de quem?
  5. Quem foi Rubens Paiva?
  6. E quem foi Eunice Paiva?
  7. O que aconteceu com Marcelo Rubens Paiva?
  8. Onde fica a casa da família Paiva?
  9. Quais foram as categorias em que Ainda Estou Aqui concorreu no Oscar? E qual ganhou?

1. Do que fala o filme Ainda Estou Aqui?

Inspirado em uma história real, o longa se passa no Rio de Janeiro dos anos 70, época da ditadura millitar no Brasil, e gira em torno de Eunice Paiva, que vê seu marido, o ex-deputado Rubens, ser levado por militares e, dias depois, desaparecer. Assim, determinada a descobrir o paradeiro dele, ela se vê obrigada a se reinventar para seguir na sua jornada de busca pela verdade e para criar os cinco filhos agora sozinha também.

2. Quem está no elenco de Ainda Estou Aqui?

Além de Fernanda Torres e Selton Mello nos papéis dos protagonistas Eunice e Rubens Paiva, respectivamente, o elenco de Ainda Estou Aqui ainda é composto por nomes como Valentina Herszage (As Polacas) dando vida à Vera Paiva, Antonio Saboia (Deserto Particular) vivendo Marcelo, Marjorie Estiano (A Vida da Gente) como intérprete de Eliana Paiva, Gabriela Carneiro da Cunha (A Queda do Céu) como Ana Lúcia Paiva, Fernanda Montenegro (Vitória) trazendo a versão idosa de Eunice e muitos outros mais.

 Divulgação/Sony Pictures Releasing Ainda Estou Aqui é protagonizado pela atriz brasileira Fernanda Torres — Foto: Divulgação/Sony Pictures Releasing

3. Qual é a duração do filme?

Segundo a plataforma agregadora IMDb, o longa nacional Ainda Estou Aqui (2024) possui uma duração de duas horas e dezessete minutos, o que equivale, no total, a 137 minutos.

4. Ainda Estou Aqui conta a história de quem?

O longa-metragem é baseado no livro autobiográfico homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015 pela editora Alfaguara. A obra revisita a trajetória da mãe, bem como o desaparecimento do pai, Rubens Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. A narrativa ainda traz memórias pessoais do autor misturadas com a história política do país, destacando sempre como sua mãe, Eunice, enfrentou o luto, a criação dos filhos sozinha e como ela se reinventou para se tornar uma figura de força e resistência em meio à repressão.

 Divulgação/Sony Pictures Releasing O filme de Walter Salles traz cenas emocionantes da família Paiva tentanto se reerguer — Foto: Divulgação/Sony Pictures Releasing

5. Quem foi Rubens Paiva?

Engenheiro e político brasileiro, Rubens Beyrodt Paiva nasceu em Santos, litoral paulista e foi uma das figuras mais emblemáticas da ditadura brasileira. Isso porque ele foi eleito deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 1962, com uma atuação voltada principalmente para reformas, o que incluía causas sociais, direitos humanos e reforma agrária.

Após o golpe militar de 1964, Rubens teve seu mandado cassado e, a partir disso, passou a ser vigiado pelos órgãos de repressão. No entanto, mesmo com essa vigilância constante, ele continuou envolvido em atividades políticas e chegou a ajudar militantes perseguidos pela ditadura, o que o tornou um alvo constante do regime. E como o próprio filme retrata, em janeiro de 1971, Paiva foi preso em sua residência no Rio de Janeiro por agentes a paisana do Exército, diante da esposa e dos filhos. Ele foi levado ao DOI-CODI, um centro de repressão militar, e, a partir daí, nunca mais foi visto.

 Reprodução/Arquivo pessoal da família Paiva Rubens Paiva foi perseguido, torturado e morto durante a ditadura militar nos anos 70 — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal da família Paiva

6. E quem foi Eunice Paiva?

Figura central do filme Ainda Estou Aqui, Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva nasceu em São Paulo e se casou com Rubens Paiva aos 23 anos de idade. Advogada e defensora dos direitos humanos, ela ainda foi um símbolo da luta contra a repressão da ditadura militar no Brasil após o desaparecimento de seu marido, em 1971.

Combatente ativa em temas relacionados às causas sociais, como os direitos de familiares de mortos e desaparecidos políticos, além da causa indígena também, Eunice conseguiu o atestado de óbito de Rubens somente em fevereiro de 1996, depois de 25 anos de luta contra o Estado. Em 2018, ela faleceu, aos 86 anos, após anos convivendo com Alzheimer.

 Reprodução/Eduardo Knapp Eunice Paiva lutou por anos para ter o atestado de óbito do marido concedido pelo Estado — Foto: Reprodução/Eduardo Knapp

7. O que aconteceu com Marcelo Rubens Paiva?

Filho caçula da família Paiva, Marcelo ficou tetraplégico em 1979, aos 20 anos de idade, logo após pular de uma cachoeira durante uma festa com os amigos, perto da Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas. O acidente causou a fratura da quinta vértebra cervical na altura do pescoço, além de ter comprimido a medula dele.

O autor tem ainda quatro irmãs mais velhas, sendo elas: Vera, que atualmente é professora titular de Psicologia na Universidade de São Paulo; Eliana, que atua como jornalista, professora e editora de mídia; Ana Lúcia (Nalu), que é matemática e empresária; e, por último, Maria Beatriz (Babiu), que também é psicóloga e professora.

 Reprodução/Getty Images/Alessandro Levati O autor Marcelo Rubens Paiva ficou tetraplégico em 1979, aos 20 anos de idade — Foto: Reprodução/Getty Images/Alessandro Levati

8. Onde fica a casa da família Paiva?

Antigamente localizada no Leblon, a antiga casa da família Paiva, que era, na verdade, um sobrado à beira-mar, não existe mais, já que Eunice vendeu a casa quando se mudou para São Paulo com os filhos. Logo após a venda, o imóvel se tornou um restaurante, chamado La Cave aux Fromages, que durou alguns anos até ser, por fim, vendido e demolido por uma incorporadora.

Já no filme, como a residência original não existia mais, o diretor Walter Salles decidiu alugar uma casa no bairro da Urca, também no Rio de Janeiro, para realizar as gravações. A escolha se deu por conta da semelhança da construção com a arquitetura da época. No entanto, mesmo assim o imóvel teve que passar por algumas reformas.

9. Quais foram as categorias em que Ainda Estou Aqui concorreu no Oscar? E qual ganhou?

O filme Ainda Estou Aqui (2024) foi indicado ao Oscar 2025 em três categorias, sendo elas a de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no papel principal. A produção saiu vitoriosa como Melhor Filme Internacional, marcando um feito inédito para o cinema do Brasil. Nas demais categorias, os prêmios ficaram com Anora (Melhor Filme) e Mikey Madison (Melhor Atriz).

 Reprodução/Carlos Barria Walter Salles recebeu a estatueta de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, vencido por Ainda Estou Aqui — Foto: Reprodução/Carlos Barria

🎥 6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro