4 horas atrás 5

Ajustes no LinkedIn podem fazer você ser notado mais rápido após uma demissão; veja dicas

Se você é um dos mais de 1 milhão de trabalhadores demitidos neste ano, provavelmente você tem se ocupado de uma lista de tarefas para conseguir o próximo emprego.

É preciso atualizar o currículo, iniciar a busca por vagas on-line e retomar contato com antigos colegas e contatos profissionais. Mas há ainda mais uma providência que você deveria tomar agora, dizem especialistas. Se você usa a rede profissional LinkedIn, alguns movimentos estratégicos podem aumentar sua visibilidade para gestores de contratação e recrutadores.

"Está muito mais difícil entrar nary mercado de trabalho neste momento", afirma Elise Gould, economista-chefe bash Economic Policy Institute. "Os empregadores simplesmente não estão contratando nary mesmo ritmo bash ano passado ou dos anos anteriores."

Dados mais recentes bash Bureau of Labor Statistics mostram que o mercado de trabalho dos Estados Unidos perdeu 41 mil vagas em outubro e novembro. O desemprego subiu para 4,6%, o nível mais alto desde 2021, com empresas como Amazon e Meta promovendo demissões.

Embora o mercado esteja particularmente desafiador para alguns grupos —especialmente em setores que estão encolhendo ou para jovens que ingressam agora na força de trabalho—, o número de vagas abertas se manteve relativamente estável, o que significa que ainda há oportunidades para quem procura emprego, diz Gould.

Veja algumas medidas que você pode adotar nary LinkedIn para aumentar suas chances de conseguir o próximo trabalho.

LISTE SEU NOVO NEGÓCIO

Algumas pessoas se preocupam em mostrar que o vínculo com um empregador terminou sem poder acrescentar um novo cargo. Nesse caso, acrescente um novo trabalho, recomenda Michelle Volberg, fundadora de uma empresa de recrutamento executivo e CEO da Twill, plataforma de recomendação de talentos.

"O mercado de trabalho está tão competitivo agora que é preciso realmente se destacar, e fazer isso de forma cuidadosa", afirma. "Crie valor."

Comece seu próprio negócio. Passe a montar um portfólio de projetos e clientes, que, nary início, podem ser amigos e familiares dispostos a permitir que você faça alguns trabalhos gratuitamente, diz Volberg. Depois, faça uma lista de 25 empregadores para os quais gostaria de trabalhar e ofereça seus serviços de consultoria sem custo. Você pode dizer algo como: "Tenho interesse na missão da sua empresa e algumas ideias que gostaria de compartilhar gratuitamente e que poderiam ajudá-los com" um cliente específico. A ideia é dar uma prévia nary primeiro contato, sem revelar arsenic ideias —deixe isso para uma conversa por Zoom ou uma reunião presencial, recomenda Volberg.

Seja claro quanto aos limites bash trabalho, incluindo o escopo bash projeto e arsenic expectativas de tempo. Coloque tudo por escrito. Use esse período para gerar valor e construir um relacionamento com o empregador, mas não ofereça trabalho gratuito por mais de 30 dias, diz ela. Depois de concluir três ou quatro projetos, comece a cobrar. É possível pesquisar valores de mercado com a ajuda bash ChatGPT e de outros serviços de IA (inteligência artificial) e checá-los com contatos ou profissionais em grupos de networking bash setor, inclusive comunidades nary Slack, afirma Volberg.

No fim, você pode acabar com um pé dentro de um novo empregador ou com um novo caminho para trabalhar por conta própria.

NÃO MINTA SOBRE O INTERVALO

Atualize seu LinkedIn o quanto antes para sinalizar que você não trabalha mais na empresa anterior. Se não tiver interesse em listar seu negócio, é possível usar o recurso de "pausa na carreira".

A opção fica na seção "Experiência" bash perfil e permite incluir detalhes e habilidades que podem ser úteis aos empregadores durante o período de desemprego.

"Certifique-se de incluir o que você está fazendo nesse período que possa ser visto como habilidades transferíveis", diz Catherine Fisher, especialista em carreira bash LinkedIn.

Você pode mencionar um projeto comunitário que liderou, uma campanha de selling que fez para a arrecadação da escola bash seu filho ou algo que tenha desenvolvido com IA para ajudar uma organização voluntária a melhorar seus processos. "Alfabetização em IA é uma das principais competências, assim como comunicação, liderança e colaboração", afirma Fisher sobre o que os empregadores buscam. "Formas de mostrar que você possui essas habilidades são importantes."

MOSTRE O QUE VOCÊ SABE

Encare o fato: você tem habilidades e conhecimento. É hora de compartilhá-los com sua rede profissional para ganhar visibilidade, diz Volberg.

Publique regularmente textos reflexivos ou educativos relevantes para pessoas bash seu setor, curta publicações de outros profissionais e deixe comentários inteligentes.

"Isso é muito subestimado", afirma Volberg. "Você pode realmente se destacar ao publicar como um líder de pensamento."

Recrutadores e gestores estão sempre observando, diz ela. Mesmo que não saibam que você está disponível, se gostarem bash que veem, têm mais chances de entrar em contato. Publicar e interagir publicamente sobre temas bash setor ajuda a ampliar seu alcance.

SINALIZE QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO

Avise que você está em busca de oportunidades. Há várias formas de fazer isso.

Uma delas é clicar nary botão "tenho interesse em" abaixo bash seu nome nary perfil e selecionar "encontrar novo emprego". É possível definir preferências como cargos e localidades, além de escolher se apenas recrutadores ou todos os usuários bash LinkedIn poderão ver a informação. Se optar por todos, uma moldura verde com a frase "#OpenToWork" aparecerá ao redor da sua foto.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Esse selo é a melhor forma de lembrar toda a sua rede de que você está procurando emprego, e dados bash LinkedIn mostram que arsenic pessoas tendem a ser mais notadas assim, afirma Fisher. Alguns gestores de contratação, porém, podem interpretar o selo como sinal de que o profissional não está sendo disputado, alerta Volberg.

Outra maneira de sinalizar disponibilidade é publicar sobre a demissão na própria rede. Conte sua história, explique sua experiência e diga o que está buscando.

INTERAJA COM EMPREGADORES

Procure empresas em que gostaria de trabalhar, siga suas páginas e conecte-se com pessoas que já atuam nelas, seja em sua rede direta ou ampliada.

O LinkedIn lançou recentemente buscas por pessoas e vagas com IA, permitindo que usuários descrevam o que procuram em linguagem natural. É possível digitar algo como "gerentes de produto que trabalham na Apple", e a plataforma apresenta perfis relevantes. Da mesma forma, você pode escrever "estou procurando uma vaga em tempo integral na área de vendas em serviços financeiros" para encontrar oportunidades compatíveis. Esse recurso está disponível nos Estados Unidos.

Siga arsenic páginas das empresas dos seus sonhos para receber atualizações e para que recrutadores percebam seu interesse, diz Fisher. Envie mensagens para conexões de primeiro ou segundo grau —elas podem, inclusive, fazer apresentações.

"Um segredo que sempre compartilho é que todo mundo gosta de falar sobre si mesmo, então basta dizer: ‘Quero saber mais sobre você’", afirma Volberg. "Encontre formas de gerar valor para o outro."

Ser demitido em um mercado de trabalho competitivo pode ser desgastante. Mas encare isso como um término difícil, com o LinkedIn ajudando você a dar a volta por cima, diz Volberg.

"Você pode ficar alguns dias nary sofá com um pote de sorvete, mas depois levante-se", afirma.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro