10 meses atrás 27

Além de Nosferatu: 15 filmes do Drácula que vão te deixar com medo


O lançamento de Nosferatu (2024) nos cinemas fez reacender o interesse do público pelo Drácula e por filmes de vampiro. Criado em 1897 no romance que leva o seu nome e escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, o conde vampiro não só aterrorizou a literatura mas também outras artes desde o final do século 19. No território da sétima arte, o personagem foi protagonista ou coadjuvante de incontáveis obras, como Drácula (1931), Drácula: O Príncipe das Trevas (1966), Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979) e A Última Viagem de Demeter (2023), filmes que podem ser vistos em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV+.

Para acompanhar todo esse universo de adaptações, o TechTudo elencou 15 versões do morto-vivo sanguinário que mais aterrorizaram o público nas telonas. São produções presentes em plataformas de streaming que você já pode colocá-las na lista para maratonar. Confira a seguir!

 Divulgação/IMDb Keanu Reeves é um dos atores principais de Drácula de Bram Stocker — Foto: Divulgação/IMDb

Confira a seguir uma verdadeira viagem cinematográfica pelo universo sombrio do maior vampiro da literatura.

  1. Drácula (1931)
  2. Drácula: O Príncipe das Trevas (1966)
  3. O Conde Drácula (1971)
  4. Drácula – O Demônio das Trevas (1974)
  5. Drácula (1979)
  6. A Filha de Drácula (1936)
  7. Drácula de Bram Stoker (1992)
  8. Van Helsing: O Caçador de Monstros (2004)
  9. Drácula 2000 (2000)
  10. Renfield - Dando Sangue Pelo Chefe (2023)
  11. Hotel Transilvânia (2012)
  12. Blade Trinity (2004)
  13. A Última Viagem de Demeter (2023)
  14. Drácula: A História Nunca Contada (2014)
  15. Nosferatu (1922)
  16. BÔNUS: Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979)

A primeira adaptação de Drácula nos Estados Unidos aconteceu nos estúdios da Universal Pictures, em 1931. Além da inspiração no livro de Bram Stocker, o roteiro também foi imaginado a partir da peça teatral escrita por Hamilton Deane e John L. Balderston. A direção de Drácula ficou por conta de Tod Browning (Monstros) e o papel principal nas mãos do húngaro Bela Lugosi (Zumbi Branco). Dwight Frye (O Morcego Vampiro), Helen Chandler (Assim Amam as Mulheres), Edward Van Sloan (A Múmia) e David Manners (O Beijo da Morte) completam o elenco.

Drácula (Lugosi) é uma criatura secular que vive na região dos Cárpatos, na Romênia, junto com suas esposas mortas-vivas. Após a visita do agente imobiliário Renfield (Frye), o monstro fica sabendo da vida moderna na Inglaterra e deseja se mudar. Seus principais alvos são as jovens Mina Seward (Chandler) e Lucy Weston (Frances Dade). Só Van Helsing (Sloan), um especialista em paranormalidade, é capaz de detê-lo. Disponível no Oldflix e Looke, Drácula de 1931 recebeu do público nota 7,4 no IMDb e da crítica aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Ator húngaro Bela Lugosi foi o primeiro astro a interpretar Drácula de forma oficial nos cinemas americanos — Foto: Reprodução/The Movie Database

2. Drácula: O Príncipe das Trevas (1966)

Décadas após a adaptação da Universal nos EUA, o estúdio inglês Hammer Film Productions começou a produzir uma série de filmes do Drácula entre os anos de 1950 e 1970. Com Christopher Lee no papel do vampiro, Drácula: O Príncipe das Trevas é a segunda dessas obras e hoje está disponível no Oldflix. Outros nomes que integram o elenco são Andrew Keir (A Princesa e o Cavalo), Francis Matthews (Paul Temple) e Barbara Shelley (A Gorgona).

O título é uma sequência de O Vampiro da Noite (1958), atualmente indisponível no streaming. Dois casais de turistas ingleses em viagem pela região de Carlsbad, na República Checa, dão de cara com um enorme castelo de estilo gótico em ruínas. A presença deles não se dá por acaso, pois Drácula (Lee) arquiteta um plano para retornar de volta à vida. Nas médias do público e crítica, O Príncipe das Trevas conquistou notas 6,6 no IMDb e 81% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Christopher Lee, o Saruman de Senhor dos Anéis, foi outro astro a interpretar Drácula nos cinemas — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. O Conde Drácula (1970)

Ainda seguindo a lista de produções dos estúdios Hammer, O Conde Drácula continua a saga de horror do vampiro milenar, mas, desta vez, com muito mais sangue e violência. No enredo, um adormecido Drácula é ressuscitado com sangue trazido por um morcego. Seus atos de sanguinolência em uma pequena comunidade rural causam a fúria de toda uma comunidade. A salvação deles pode estar em Simon, um homem que quer se vingar pela morte do irmão nas mãos do monstro.

Lee retorna mais uma vez ao papel de Drácula, enquanto Patrick Troughton (Doctor Who), Dennis Waterman (Minder), Jenny Hanley (Magpie), Michael Gwynn (A Vingança de Frankenstein) e Michael Ripper (A Mortalha da Múmia) completam o elenco principal. O título também está presente no Oldflix. Adorado pelo público, mas não tanto pela crítica, o longa recebeu nota 6,1 no IMDb e aprovação de 50% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Nesse novo filme de Drácula com Christopher Lee no papel principal, o vampiro invade uma pequena comunidade rural na Inglaterra — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. Drácula – O Demônio das Trevas (1974)

Drácula não fez carreira apenas nos cinemas, como também na TV. Um dos títulos mais lembrados do morcegão nessa mídia é o telefilme Drácula – O Demônio das Trevas, transmitido pelo canal americano CBS. Estrelado por Jack Palance (Os Brutos Também Amam) e dirigido por Dan Curtis (Nas Sombras da Noite), o título segue fielmente a narrativa de Bram Stocker. O advogado inglês Jonathan Harker é atraído até a Transilvânia para negociar a compra e venda de um imóvel com o Conde Drácula (Palance), mas este nem desconfia dos interesses obscuros por trás da negociação.

Hoje o título pode ser assistido no Oldflix. Estão no elenco Simon Ward (Exterminação 2000), Nigel Davenport (Fase IV - Destruição), Pamela Brown (Paixão e Crime), Fiona Lewis (Blue Blood), Penelope Horner (A Moedinha do Amor) e Murray Brown (As Filhas de Drácula). O longa recebeu nota 6,2 no IMDb e aprovação de 60% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Jack Palance interpreta Drácula nesse telefilme inglês — Foto: Reprodução/The Movie Database

Já no fim da década de 1970, o premiado ator Frank Langella botou fraque e dentes caninos grandes para interpretar a criação mais famosa de Bram Stocker. Neste filme dirigido em 1979 por John Badham (Nos Embalos de Sábado à Noite), Langella bota terror ao lado de um elenco formado por Laurence Olivier (Maratona da Morte), Donald Pleasence (franquia Halloween) e Kate Nelligan (Lobo). Drácula de 1979 pode ser alugado no Amazon Prime Video.

Para não soar exatamente igual aos demais filmes anteriores, essa versão altera a narrativa do livro original. O ponto de partida começa quando Mina Van Helsing (Jan Francis), que aqui é filha do pesquisador Abraham Van Helsing (Olivier), salva um corpo boiando pelo mar. A pessoa em questão é Conde Drácula, que usa da ingenuidade de sua salvadora para tomar controle de todos os seus amigos e familiares. A narrativa diferenciada garantiu ao longa aprovação de 60% no Rotten e nota 6,5 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Versão de 1979 conta com Frank Langella no papel do vampiro — Foto: Reprodução/The Movie Database

6. A Filha de Drácula (1936)

Com o sucesso do filme de 1931 da Universal, produções derivadas foram lançadas nos cinemas. É o caso de A Filha de Drácula, sequência direta do longa estrelado por Lugosi. A personagem-título é interpretada por Gloria Holden (A Vida de Emilie Zola), enquanto Otto Kruger (Acorrentada), Marguerite Churchill (O Morto Ambulante), Irving Pichel (A Conquista da Lua) e Edward Van Sloan completam o elenco principal. Além do Looke, o filme pode ser visto de graça no NetMovies.

Após os eventos do filme anterior, Van Helsing (Sloan) é julgado pela morte de Drácula (Lugosi), pois não acreditam que a "vítima" em questão é um morto-vivo de 500 anos. Por outro lado, Marya Zaleska, filha de Drácula, anseia por uma vida mortal e abandonar assim sua sede de sangue. Ela pede ajuda ao psiquiatra Dr. Jeffrey Garth (Kruger), ex-aluno de Van Helsing, sem informar a ele que é uma vampira. O longa recebeu do público nota 6,3 no IMDb, enquanto no RT a aprovação ficou em 64%.

 Reprodução/The Movie Database A filha do maior vampiro do cinema foi interpretada por Gloria Holden — Foto: Reprodução/The Movie Database

7. Drácula de Bram Stoker (1992)

O trabalho do diretor Francis Ford Copola é tido por muitos críticos e fãs de Bram Stoker como a melhor adaptação de Drácula nos cinemas. O cineasta ítalo-americano não só botou o nome do autor irlandês em sua obra, que está na Max (antiga HBO Max), como também trouxe os elementos góticos marcantes dentro da fonte original. O vilão protagonista ficou a cargo do astro Gary Oldman (Slow Horses), enquanto Keanu Reeves (franquia John Wick), Winona Ryder (Stranger Things) e Anthony Hopkins (Meu Pai) completam o cast.

A versão de Copola relaciona o passado de Drácula com a vida do imperador romeno Vlad III (1428 - 1476), mais conhecido pela alcunha de "O Empalador". Em uma versão ficcional, vemos que Vlad III (Oldman) renegou a Deus depois que sua mulher, Elisabeta, cometeu suicídio. Seu ato de blasfêmia o fez tornar um vampiro. Séculos depois, em 1897, o conde usa do ingênuo advogado Jonathan Harker (Reeves) para viajar para Inglaterra e conquistar o coração de Mina Harker (Ryder), pois o vampiro acredita que ela é a reencarnação de sua antiga amada. Entre a crítica, o longa recebeu aprovação de 69% no RT, além de nota 7,4 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Gary Oldman está irreconhecível no filme dirigido por Francis Ford Coppola — Foto: Reprodução/The Movie Database

8. Van Helsing: O Caçador de Monstros (2004)

Com um universo bastante vasto de possibilidades, o romance de Bram Stoker deu brecha para que outros personagens ganhassem suas próprias adaptações. É o caso do pesquisador de paranormalidade Van Helsing, que ganhou um filme próprio pelo diretor Stephen Sommers (A Múmia) e que está no Prime Video. O pesquisador é interpretado por Hugh Jackman (Deadpool & Wolverine). Kate Beckinsale (Anjos da Noite), Richard Roxburgh (A Liga Extraordinária), David Wenham (300) e Will Kemp (Valsa de Natal)completam o elenco.

Gabriel Van Helsing é um caçador especializado em exterminar todo o tipo de monstro. Sua principal missão é encomendada pelo Vaticano, que deseja que ele viaje até à Transilvânia para derrotar o conde Vladislaus Dracula (Roxburgh), um vampiro de origem secular. As ações do conde vampiro colocam em risco a linhagem do clã de caçadores Valerious, cuja única descendente, Anna (Beckinsale), une forças com Helsing para exterminar o vampiro de uma vez por todas. Sucesso maior entre o público do que com a crítica, Van Helsing obteve 6,1 no IMDb, mas apenas 24% no RT.

 Reprodução/The Movie Database Richard Roxburgh interpreta uma versão vitoriana do Conde Drácula — Foto: Reprodução/The Movie Database

A chegada do terceiro milênio deu como possibilidade a criação de um filme com Drácula em um ambiente mais moderno. Essa tentativa foi feita com Drácula 2000, obra de ação e terror dirigida por Patrick Lussier (Fúria Sobre Rodas) e estrelado por Gerard Butler (300) no papel do conde vampiro. Outros nomes do cast são Christopher Plummer (Entre Facas e Segredos), Jonny Lee Miller (Trainspotting), Justine Waddell (Dublê de Anjo), Omar Epps (House, M.D.), Jeri Ryan (Abaixo o Amor) e Jennifer Esposito (Táxi).

O longa pode ser visto gratuitamente no Mercado Play. No enredo, Drácula é aprisionado por um longo período na Abadia de Carfax por Abraham Van Helsing. No começo dos anos 2000, em Londres, o caixão onde o vampiro está adormecido é levado por um grupo de ladrões até Nova Orleans. Ao ser aberto nos EUA, o Conde Drácula dá início a uma vingança contra Mary (Wadell), herdeira de Van Helsing. Drácula 2000 não se saiu bem entre público e crítica, recebendo aprovação de 19% no RT e nota 4,9 no IMDb. Por outro lado, rendeu duas sequências diretas para vídeo.

 Reprodução/The Movie Database Versão moderna do vampiro clássico é interpretada por Gerard Butler, o Leônidas de 300 — Foto: Reprodução/The Movie Database

10. Renfield - Dando Sangue Pelo Chefe (2023)

Junto com Van Helsing, outro personagem do romance Drácula que ganhou um filme próprio foi Renfield, o servo do conde vampiro que o auxilia na sua viagem para Londres. Na comédia de ação e terror Renfield - Dando Sangue Pelo Chefe, o ajudante é interpretado por Nicholas Hoult (O Menu), enquanto Nicholas Cage (Longlegs - Vínculo Mortal) dá vida ao Drácula. Awkwafina (Podres de Ricos), Ben Schwartz (Sonic: O Filme) e Shohreh Aghdashloo (Donzela) estão no elenco recorrente. O título está no catálogo do Prime Video.

Por mais de 100 anos, Renfield tem servido obedientemente seu patrão Conde Drácula. Mas com o passar do tempo ele tem percebido as insalubridades do seu trabalho. Sua chance de independência pode estar nas mãos de Rebecca Quincy (Awkwafina), uma explosiva agente de trânsito que quer prender a gangue criminosa responsável pela morte de seus pais. Por parte da crítica, Renfield recebeu aprovação de 58% no RT, mas entre o público o longa conquistou nota 6,4 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Comédia de terror imagina a relação abusiva entre Drácula e seu assistente Renfield — Foto: Reprodução/The Movie Database

11. Hotel Transilvânia (2012)

Deixando de lado os filmes mais adultos e seguindo as produções mais livres para todos os públicos, o público infantil irá se identificar com Hotel Transilvânia, animação da Columbia Pictures e Sony Pictures dirigida pelo animador Genndy Tartakovsky (Samurai Jack). A dublagem original conta com as vozes de Adam Sandler (O Astronauta), Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine), Selena Gomez (Emilia Pérez), Kevin James (O Segurança do Shopping), Steve Buscemi (Fargo), Molly Shannon (Only Murders in the Building) e o cantor CeeLo Green.

Todos os três filmes da franquia estão na Netflix. Drácula é dono de um hotel destinado a manter monstros de todas as espécies seguros dos ataques dos humanos. Lá vivem Frankenstein (James), Lobisomen (Buscemi), Murray, a múmia (Green) e a sua filha Mavis (Gomez), que apesar de ter mais de 100 anos se veste e se comporta como uma adolescente. A rotina da casa é atrapalhada quando Johnny (Samberg), um mochileiro humano, chega desavisado até o hotel e acaba se apaixonando por Mavis. Entre a crítica, o título rendeu apenas 45% de aprovação, mas a nota do público foi de 7 no IMDb.

 Reprodução/Sony Pictures Animation Franquia de Hotel Transilvânia bateu U$1 bilhão de arrecadação internacional — Foto: Reprodução/Sony Pictures Animation

O caçador de vampiros mais famoso da Marvel enfrentou o vampiro mais folclórico da literatura em Blade Trinity, terceiro filme do personagem lançado em uma era pré-MCU. Com direção de David S. Goyer (Alma Perdida), o título protagonizado por Wesley Snipes (Mercenários 2) é estrelado também por Ryan Reynolds (franquia Deadpool), Jessica Biel (O Massacre da Serra Elétrica), Kris Kristofferson (Comboio), Dominic Purcell (Prison Break) e Natasha Lyonne (Poker Face). Blade Trinity está no catálogo da Max.

Um grupo de vampiros pretende dominar o mundo ressuscitando Drácula (Purcell), há tempos adormecido. Para evitar um ataque vindo de Blade (Snipes), eles colocam a opinião pública e até o FBI na caçada contra o herói. Este então precisa da ajuda de outros caçadores; nesse caso, um grupo chamado Notívagos, composto por Hannibal King (Reynolds), a cientista cega Sommerfield (Natasha Lyonne) e Abigail Whistler (Biel), filha de Abraham (Kristofferson), mentor de Blade. O último filme da trilogia Blade nos cinemas recebeu aprovação de 24% no RT e nota 5,8 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database A nova versão moderna de Drácula é interpretada por Dominic Purcell, o Lincoln Burrows da série Prison Break — Foto: Reprodução/The Movie Database

13. Drácula: A Última Viagem do Demeter (2023)

Quem já leu Drácula deve lembrar da passagem do livro que retrata a viagem do vilão viajando da Transilvânia até a Inglaterra pelo navio mercante Demeter. Por mais que esse momento seja curto no romance, o cineasta norueguês André Øvredal (O Caçador de Troll) foi mais imaginativo e ilustrou todo o horror presente dentro da embarcação em A Última Viagem de Demeter, filme que conta com Corey Hawkins (The Piano Lesson), Aisling Franciosi (Não Fale o Mal), Liam Cunningham (O Problema dos 3 Corpos) e David Dastmalchian (Entrevista com o Demônio) no elenco.

Presente no Prime Video, o título acompanha a viagem navio sob a perspectiva da tripulação. Diferentes navegantes tentam seguir suas vidas normalmente, mas um antigo mal que está escondido em dezenas de caixas de madeira vindo dos Cárpatos podem fazer desse momento o último para todos eles. A Última Viagem recebeu críticas mistas por parte da imprensa, onde apenas 50% dos jornalistas aprovaram positivamente o longa no RT. Já no IMDb, a nota dos usuários ficou em 6,1.

14. Drácula: A História Nunca Contada (2024, Prime Video)

Outra produção que narra o passado do personagem de Bram Stoker antes dele se tornar vampiro é Drácula: A História Nunca Contada. Assim como o trabalho de Copola, o longa do diretor Gary Shore (A Maldição do Queen Mary) se aproveita da lenda de Vlad III para criar um pano de fundo acerca da história do vampiro mais citado na literatura. Luke Evans (Do Outro Lado da Dor) interpreta o vampiro, enquanto Dominic Cooper (Preacher), Art Parkinson (Zoo), Sarah Gadon (A Jovem Rainha) e Charles Dance (Game of Thrones) completam o elenco.

O título pode ser alugado no Apple TV+, Prime Video e YouTube. Durante o século 15, a região da Transilvânia e Valáquia, pertencentes ao que hoje é a Romênia, estão em conflito com o Império Otomano (na região da Turquia). Após um longo período de paz, Vlad III se nega a cumprir o acordo com os turcos. Para derrotar seus inimigos, ele então decide unir forças com uma estranha criatura que se alimenta de sangue humano. Evitado pela crítica, o longa só recebeu aprovação de 26% no RT. Já no IMDb, a média ficou em 6,2.

 Reprodução/The Movie Database Luke Evans interpreta Vlad III antes de se tornar vampiro — Foto: Reprodução/The Movie Database

O filme de Robert Eggers bebe do clássico do expressionismo alemão dirigido por F. W. Murnau (Fausto), que quase foi perdido para sempre — destino ocorrido com o austríaco Drakula Halála, de 1921, primeira adaptação cinematográfica da obra de Stoker. Nosferatu, por outro lado, usa de outro título para despistar a falta de direito sob uso da fonte original. O longa estrelado por Max Schreck (A Rua), Gustav von Wangenheim (Sombras) e Greta Schröder (O Golem) está em domínio público. Uma versão em HD está disponível no Filmicca.

Nosferatu possui uma narrativa similar ao de Drácula, com exceção da troca de nomes de personagens e algumas subtramas diferenciadas. Um agente imobiliário chamado Thomas Hutler (Wangenheim) viaja até a região dos Cárpatos, na Romênia, para visitar o Count Orlok (Schreck) e vender uma propriedade sua. Mas Orlok trancafia o agente em seu castelo para invadir a Alemanha e tomar a esposa dele. O filme mudo recebeu nota 7,8 no IMDb e aprovação de 97% no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Clássico do expressionismo alemão, Nosferatu atualmente está em domínio público — Foto: Reprodução/The Movie Database

16. BÔNUS: Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979)

Em homenagem à obra de F. W. Murnau , o também alemão Werner Herzog (O Mandaloriano) decidiu fazer um remake intitulado Nosferatu: O Vampiro da Noite. Herzorg optou por incluir os nomes dos personagens originais de Drácula no filme, mas preferiu manter a mesma narrativa e estética presentes na versão de 1922, que adaptou a obra de forma não oficial.

Atualmente, O Vampiro da Noite encontra-se indisponível nas plataformas de streaming nacionais. Estão presentes no elenco Klaus Kinski (Fitzcarraldo), Isabelle Adjani (Possessão) e Bruno Ganz (Asas do Desejo). O título recebeu aprovação de 94% no Rotten Tomatoes, além de nota 7,4 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database A nova versão de Nosferatu é estrelada por Klaus Kinski — Foto: Reprodução/The Movie Database

🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro