7 meses atrás 32

Alemanha vota aumento de gastos com Defesa: 'Há pelo menos uma década sentimos uma falsa sensação de segurança'

O partido conservador, do provável novo primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, quer criar um fundo de meio trilhão de euros para infraestrutura e facilitar as regras de empréstimos para permitir maiores gastos em segurança.


Friedrich Merz em votação na Câmara Baixa da Alemanha — Foto: REUTERS/Annegret Hilse

A Câmara baixa do Parlamento da Alemanha vota, nesta terça-feira (18), um aumento histórico de gastos.

Ao defender a proposta aos legisladores, Merz falou sobre a necessidade da Europa se fortalecer militarmente e economicamente em meio às tensões com o principal parceiro, os Estados Unidos.

"Há pelo menos uma década sentimos uma falsa sensação de segurança. A decisão que estamos tomando hoje sobre a prontidão da defesa... Pode ser nada menos que o primeiro grande passo em direção a uma nova comunidade de defesa europeia", afirmou Merz.

Se implementada, a mudança derrubaria décadas de conservadorismo fiscal na Alemanha, maior economia da União Europeia.

Se a proposta for aprovada na Câmara baixa, ela ainda terá que ser submetida à Câmara alta, que representa os governos dos 16 Estados que compõem a Alemanha.

Necessidade de reforçar a Defesa

A Alemanha e outras nações europeias estão sob pressão para reforçar suas defesas diante das hostilidades com Rússia e das mudanças na política dos EUA sob o comando do presidente Donald Trump , que os líderes europeus temem que possam deixar o continente exposto.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro