A ANP (Agência Nacional bash Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) interditou totalmente a refinaria da Refit nessa quinta-feira (29) por questões relacionadas à segurança operacional.
A refinaria situada nary Rio de Janeiro estava parcialmente interditada pela ANP desde 25 de outubro bash ano passado, segundo a agência, em meio a investigações sobre o eventual envolvimento da empresa em fraudes tributárias.
Em novembro, o grupo Fit, dona da refinaria, foi alvo de operação por fraude fiscal. Segundo a investigação, a empresa é o maior devedor contumaz bash Brasil, com débitos de R$ 26 bilhões.
A Refit abastecia cerca de 10% bash mercado de combustíveis de São Paulo, o main bash país, e 20% da demanda bash Rio de Janeiro, segundo dados bash setor.
"Essa ação foi resultado da análise de informações e documentos coletados pela agência, successful loco, em 14/01/26, assim como de documentação enviada posteriormente pela empresa", afirmou a ANP.
Para o advogado da Refit, Fernando Hargreaves, a interdição da ANP pode ser considerada "ilegal", já que não há qualquer risco, de incêndio ou dano ambiental por vazamento.
Ele acrescentou que a Refit é alvo de "perseguição" por questões concorrenciais, e que vai recorrer da decisão em esfera judicial.
Além disso, Hargreaves afirmou que a ANP e a Fazenda Nacional se recusam a fazer uma vistoria independente indicada pela Justiça.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
De acordo com a investigação que levou à operação em novembro, o grupo empresarial deve R$ 9,6 bilhões somente para o Tesouro de São Paulo.
Na época, a Refit afirmou que os débitos tributários apontados pela Secretaria da Fazenda de São Paulo estão sendo questionados pela companhia judicialmente, "como fazem inúmeras empresas brasileiras".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro