7 meses atrás 11

Avião fica quase uma hora dando voltas no ar porque não havia ninguém em torre de controle na Argentina

O Embraer E190 partiu do Aeroparque, em Buenos Aires, para o Aeroporto Sauce Viejo, que atende a cidade de Santa Fe, às 7h18 no horário local (o mesmo de Brasília). O trajeto costuma demorar cerca de 50 minutos para ser percorrido.

Sem conseguir fazer contato com o controlador local, o piloto entrou em "hold", que consiste em dar voltas na região do aeroporto para aguardar a autorização. A manobra costuma ser utilizada quando há excesso de tráfego em determinado local.

Este não é o caso de Sauce Viejo, que recebe apenas um voo regular por dia — justamente o voo AR 1724 proveniente da capital argentina, programado para as 8h10.

Avião da companhia Aerolíneas Argentinas decola no aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, na Argentina. — Foto: Reuters

A aeronave da Aerolíneas manteve-se a 4.500 metros de altitude por quase 50 minutos, até iniciar o procedimento de descida às 8h39.

O piloto argentino Ezequiel Sicardi afirmou, em sua conta na rede social X, que o controlador "dormiu". A informação, contudo, não foi confirmada oficialmente.

O governo da província de Santa Fe confirmou ao "Clarín" que a torre estava fora de operação até por volta das 9h, e um procedimento foi aberto para investigar a situação.

"Cabe destacar que o voo da Aerolíneas Argentinas esteve a todo momento em comunicação com o Centro de Controle da Área de Ezeiza e a torre de controle do aeroporto de Paraná, portanto, a segurança operacional esteve garantida a todo momento", afirmou a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA), em comunicado.

A EANA considerou, no entanto, um incidente grave.

PIB da Argentina tem queda de 1,7% em 2024, primeiro ano de Javier Milei

PIB da Argentina tem queda de 1,7% em 2024, primeiro ano de Javier Milei

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro