7 meses atrás 10

Brasileiro suspeito de levar imigrantes ilegais para os EUA é preso em Massachusetts, diz embaixada

Embora a nota tenha sido divulgada nesta sexta, o comunicado informa que a prisão do brasileiro aconteceu na última quarta (26), numa operação que contou com atuação conjunta das autoridades policiais americanas e brasileiras.

De acordo com o governo de Donald Trump, o brasileiro preso integra uma organização criminosa internacional suspeita de ser responsável pelo tráfico ilícito de "centenas de migrantes" do Brasil para os EUA.

Imigrantes na fronteira entre o México e os EUA em 3 de janeiro de 2024 — Foto: Eric Gay/Reuters

Ainda conforme a embaixada, o homem preso já havia sido deportado uma vez e voltou a entrar de forma ilegal no país.

Em paralelo à prisão dele, informou o comunicado, a Polícia Federal (PF) também cumpriu mandados de busca e apreensão no Brasil.

De acordo com a embaixada americana, o suspeito foi preso em Worcester (Massachusetts) com base em uma denúncia criminal que o acusa de "conspiração" para levar imigrantes de forma ilegal aos EUA e transportá-los dentro do país com fins comerciais ou financeiros.

Trump entra em embate com juiz federal que tentou barrar deportação de imigrantes ilegais pra El Salvador

Trump entra em embate com juiz federal que tentou barrar deportação de imigrantes ilegais pra El Salvador

De acordo com a embaixada, documentos judiciais mostram que o suspeito transportou imigrantes do Brasil para os Estados Unidos passando pelo México.

Uma vez nos EUA, segundo a embaixada, ele comprava passagens aéreas para que os imigrantes viajassem a outros destinos dentro do país.

Além disso, ele também teria transferido dinheiro para estrangeiros e traficantes no México para pagar despesas relacionadas ao trânsito dessas pessoas até os Estados Unidos.

Conforme a nota, ele já havia sido condenado por tráfico de pessoas na Califórnia, em 2004, e deportado para o Brasil em fevereiro de 2005.

"Documentos judiciais indicam que ele está residindo nos EUA, sem status migratório, após reentrar ilegalmente no país", acrescentou a embaixada.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro