1 ano atrás 64

C.S.I. da natureza: insetos, fungos e micróbios ajudam a desvendar crimes

Mark Benecke, um cientista forense radicado na Alemanha, analisa rotineiramente os ciclos de vida de insetos como moscas, formigas e besouros em cadáveres em cenas de crimes. Por mais horrível que pareça, o seu trabalho tem sido fundamental em processos judiciais, ajudando a identificar quando, e muitas vezes como, alguém morreu.

Em 2017, por exemplo, Benecke determinou que um homem de 80 anos na Itália tinha morrido por negligência, ao estudar os ciclos de vida de moscas e formigas encontradas na casa do morto. "Não há muitos entomologistas forenses por aí", diz Benecke. Mas o seu trabalho pode fornecer o elo perdido em casos difíceis de resolver.

Mas embora os insetos possam ser úteis em circunstâncias muito específicas, Benecke afirma que muitas vezes é difícil coletar as informações corretas na cena do crime para fornecer uma análise útil para um processo judicial.

Os ciclos de vida dos insetos dependem dos níveis de temperatura, umidade e luz do ambiente. Eles são particularmente difíceis de determinar no inverno ou em climas mais frios, quando é menos provável que os insetos estejam por perto.

Além disso, "muitas vezes, não são coletados insetos suficientes [no local] ou eles são mal armazenados", conta Benecke. "Certa vez, me pediram para fazer um caso com a fotografia de um inseto esmagado."

Finalmente, estudar os ciclos de vida dos insetos geralmente não oferece precisão suficiente para determinar a hora exata da morte - informação crucial em casos de suspeita de homicídio.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro