Está fazendo um calorão no Brasil, e é comum que a conta de luz dispare dentro de casa. Afinal, alguns eletrodomésticos precisam trabalhar dobrado para manter o conforto, especialmente quando são pouco eficientes. Uma geladeira velha, por exemplo, sofre para refrigerar os alimentos em meio ao calor extremo e acaba consumindo bem mais energia do que um modelo moderno. Do mesmo modo, ar-condicionado e freezer podem se tornar vilões da conta de luz por passarem muito tempo ligados.
A boa notícia é que existem maneiras práticas de gastar menos durante ondas de calor. A seguir, o TechTudo lista eletrodomésticos que consomem muita energia e traz soluções para resolver o problema, como ajustar temperaturas e mudar a posição do aparelho. Confira!
onheça dez aparelhos domésticos que, em suas versões antigas, aumentam muito a conta de luz — Foto: Reprodução/Freepik Calorão doendo no bolso: 10 aparelhos que aumentam muito a conta de luz
- Geladeira
- Máquina de lavar
- Micro-ondas
- Forno elétrico
- Secadora
- Purificador de água
- Ar condicionado
- Televisão
- Freezer
- Lâmpadas velhas
Geladeiras, especialmente as fabricadas há mais de 10 anos, estão entre os principais vilões do consumo de energia em casa. Modelos antigos funcionam 24 horas por dia e costumam ter motores menos eficientes, isolamento térmico desgastado e vedação precária das portas — em alguns casos, consumindo até três vezes mais eletricidade que um equivalente moderno. Mas geladeiras novas também gastam energia, já que trabalham sem parar para manter a refrigeração. A diferença é que os modelos atuais, com compressor inverter, isolamento térmico superior e portas melhor vedadas, operam de forma mais estável e eficiente, podendo economizar até 40% em comparação aos antigos. Ainda assim, hábitos do dia a dia podem fazer até uma geladeira moderna forçar o compressor além do necessário e aumentar o gasto de luz.
Assim, vale reorganizar os itens guardados, sem bloquear as saídas de ar com potes ou embalagens grandes, e remover produtos vencidos, restos esquecidos e embalagens desnecessárias para melhorar a circulação de ar frio. Ajustar a temperatura com equilíbrio também faz diferença: manter no nível mais gelado o tempo todo força o compressor com mais frequência, então prefira temperaturas frias o suficiente, não extremas (geralmente entre 3°C e 5°C na geladeira e -18°C no freezer). Além disso, abrir menos a porta e manter a borracha de vedação limpa ajudam o motor a trabalhar sem sufoco.
Muito cuidado na hora de usar a sua geladeira, pois hábitos ruins podem fazer a conta de luz aumentar no calor — Foto: Divulgação/Brastemp editado por Bruna Polesca Nova ou velha, a máquina de lavar pode consumir muita água e energia, especialmente nos dias de calor. Afinal, com mais trocas de roupa e peças sujas, tendemos a aumentar a frequência das lavagens. Por isso, o ideal é acumular as roupas e lavar a maior carga possível, aproveitando melhor cada ciclo sem ultrapassar a capacidade da máquina.
Outra dica para gastar menos com a máquina é reorganizar a distribuição das roupas no tambor, sem deixar que tudo fique concentrado de um lado só, o que ajuda a não sobrecarregar o eixo e o motor. Optar por ciclos com água fria, usar o modo eco/econômico e evitar excesso de sabão também faz diferença, já que espuma demais pode gerar enxágues extras e maior gasto de luz. Além disso, manter o filtro e a drenagem limpos garante que o aparelho trabalhe sem sufoco e não consuma energia desnecessária.
Tanquinho ou máquina de lavar roupas: qual o melhor? — Foto: Reprodução/Casas Bahia O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados no dia a dia e, justamente por isso, pode impactar a conta de luz. Para economizar, a regra de ouro é usar apenas o tempo necessário, pois muita gente adiciona minutos extras “por garantia” e faz o aparelho gastar luz sem precisar. Ainda, sempre que possível, aqueça porções menores, já que elas esquentam mais rápido.
Para completar, prefira descongelar alimentos na geladeira, use o modo ECO caso o seu modelo tenha essa função e, quando o aparelho ficar sem uso por longos períodos, vale tirar da tomada para eliminar qualquer consumo passivo.
Micro-ondas — Foto: Divulgação/Xiaomi O forno elétrico pode pesar na conta de luz, especialmente quando usado com frequência. Modelos mais antigos tendem a perder calor com mais facilidade e demorar mais para atingir a temperatura ideal, fazendo as resistências trabalharem por mais tempo. Já os fornos modernos, embora mais eficientes, também consomem bastante energia por operarem em altas temperaturas.
Para economizar, não abra a porta do forno sem necessidade, pré-aqueça apenas quando a receita realmente exigir, aproveite para assar mais de um alimento de uma vez e use formas escuras ou de boa condução térmica para acelerar o cozimento e diminuir o tempo que o forno precisa ficar ligado. Outra boa dica é aproveitar o calor residual do aparelho. Por isso, nos minutos finais, desligue o forno e deixe a receita terminar "sozinha".
Forno elétrico de bancada Philco — Foto: Divulgação/Philco A secadora pode te ajudar a deixar as roupas prontas em menos tempo, mas, em dias de calor, não há necessidade de usá-la. Afinal, dá para aproveitar o dia quente para secar tudo ao ar livre, economizando energia. Mas, se realmente precisar usar o aparelho, vale centrifugar bem as roupas antes de levá-las à secadora e não lotar demais o tambor. Mesmo nos modelos modernos, escolher ciclos automáticos ou econômicos também ajuda a secar só até o ponto necessário, sem desperdiçar luz.
uma secadora antiga chega a consumir cerca de 48 kWh no mê, o que sozinho pode representar até 20% do consumo mensal de uma residência típica. — Foto: Divulgação/Samsung O purificador de água eletrônico é ótimo para garantir água filtrada na hora, mas também pode virar um vilão silencioso da conta de luz. Isso acontece porque ele fica ligado o dia todo para manter funções como filtragem e, em alguns modelos, refrigeração. Para não desperdiçar energia e dinheiro, vale adotar alguns cuidados simples: instalar o aparelho longe do sol ou de fontes de calor, trocar o filtro dentro do prazo recomendado (já que filtro saturado força o sistema e reduz a eficiência) e, se houver água gelada, ajustar a temperatura para um nível equilibrado.
Purificador de água preto: confira seis opções da Electrolux, Europa, Hidrofiltros e IBBL com preços a partir de R$115 — Foto: Reprodução/IBBL O ar-condicionado é um dos maiores responsáveis pelo aumento da conta de luz no calor, já que funciona por longos períodos para manter a temperatura do ambiente. Modelos antigos podem consumir ainda mais energia por terem compressores menos eficientes e sensores pouco precisos, mas até aparelhos modernos, com tecnologia inverter e melhor controle térmico, podem gastar além do necessário quando usados sem ajustes adequados.
Por isso, ao usar o seu modelo, mantenha portas e janelas bem fechadas, ajuste a temperatura de forma equilibrada (geralmente entre 23 °C e 25 °C) e ative o modo ECO ou funções econômicas, se disponíveis. Deixar um ventilador funcionando junto também pode ajudar, já que ele melhora a circulação do ar no cômodo, permitindo que o ar-condicionado trabalhe menos e alcance o conforto térmico mais rápido.
Dicas práticas podem otimizar o uso do seu ar-condicionado — Foto: Reprodução/Freepik A TV pode parecer inofensiva, mas também entra na lista dos aparelhos que consomem energia. Para evitar que pese no bolso, reduza o brilho da tela, ative o modo de economia de energia ou imagem automática, se estiver disponível, e não deixe a TV ligada sem estar assistindo. Também vale tirar o aparelho da tomada em viagens ou longos períodos sem uso, já que o stand by pode consumir energia aos poucos.
Televisão Aiwa — Foto: Reprodução/Aiwa O freezer, por ficar ligado 24 horas, pode impactar a conta de luz, especialmente se for antigo ou estiver forçando o compressor sem necessidade. Por isso, vale aplicar dicas parecidas com as da geladeira: não lotar o espaço, descartar itens desnecessários e organizar os alimentos sem bloquear as saídas de ar, o que melhora a circulação do ar frio e reduz o esforço do motor. Também é importante evitar o acúmulo excessivo de gelo nas paredes, ajustar a temperatura para o nível ideal (geralmente 18 °C negativos é suficiente) e manter a borracha de vedação limpa e bem encaixada.
Freezer Consul: confira 5 modelos horizontais e verticais que valem a pena ficar de olho — Foto: Reprodução/Consul Lâmpadas antigas podem parecer simples, mas fazem diferença no consumo de energia, especialmente se forem incandescentes ou fluorescentes velhas. Elas desperdiçam mais eletricidade, esquentam mais e iluminam menos, exigindo maior potência para entregar o mesmo resultado. Já as lâmpadas de LED, mais modernas, também consomem energia, mas de forma muito mais eficiente, transformando mais luz e menos calor, o que reduz o impacto na conta.
Para economizar, vale trocar lâmpadas velhas por LED, priorizar a potência adequada para cada cômodo (sem exageros), e aproveitar a luz natural sempre que possível. Também ajuda apagar a luz ao sair, limpar luminárias e cúpulas (sujeira reduz a iluminação e faz a gente aumentar a potência sem precisar) e evitar deixar lâmpadas ligadas sem necessidade.
Lâmpada incandescente, que é ineficiente energeticamente — Foto: Reprodução/Redes Sociais Com informações de TechTudo, blog 77Sol, Procel Info, Electrolux, Samsung e Mueller.
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
11

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/7/o/AjSKbjRoy5BoFto0Jmgg/61ev-ah6-l.-ac-sx569-.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/d/y/v29eGVRjeuvrKx1EGBZQ/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-1-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro