A Internet pode sugar a atenção dos usuários e até mesmo causar uma sensação de esgotamento mental em caso de uso excessivo. Considerando que a web é parte indispensável da rotina de milhões de pessoas, é essencial buscar uma navegação de forma mais saudável. Para isso, é possível utilizar ferramentas de controle de uso da Internet, que podem ajudar a promover uma relação mais equilibrada entre os usuários e a tecnologia, como o controle de tempo de uso e o bloqueio de distrações. A seguir, confira dicas para balancear melhor a vida online no cotidiano.
Uso prolongado da Internet pode gerar cansaço; veja ferramentas para controlar o tempo gasto na web — Foto: Reprodução/Canva 1. Ferramentas integradas
Diversos dispositivos possuem ferramentas integradas úteis para estabelecer uma rotina mais saudável em relação ao uso da Internet. Um exemplo é o “Bem-estar digital”, recurso do Google integrado em todas as versões do sistema operacional a partir do Android 9. Essa função auxilia no monitoramento e no controle do tempo de uso do smartphone. Além disso, o recurso gera relatórios diários ou semanais com informações sobre as atividades do smartphone. Assim, é possível saber, por exemplo, quantas vezes a pessoa abriu ou fechou um aplicativo.
Já com o temporizador de aplicativos, o usuário consegue definir limites no tempo de uso de certas aplicações, como as próprias redes sociais, que costumam ser grandes fontes de distração. Com o modo "Não Perturbe", é possível silenciar notificações para evitar pausas e, com o "Modo de Foco", é possível aumentar a produtividade nos momentos de trabalho e estudo. Outro recurso é o 'Modo Hora de Dormir", fundamental para diminuir o uso do celular à noite e auxiliar na rotina de sono.
Bem-estar digital ajuda a manter o foco — Foto: Reprodução/diego Cataldo 2. Extensões para navegadores
As extensões para navegadores também ajudam a controlar o uso no tempo online. Com a Forest, por exemplo, o usuário pode fazer uma lista de sites que quer bloquear, incluindo páginas de jogos e redes sociais. Depois, basta definir um período de bloqueio. Então, a extensão "planta" uma árvore virtual e impede o acesso às URLs selecionadas previamente. Caso o prazo seja respeitado, essa árvore cresce e é possível ganhar algumas recompensas.
O AdBlock é uma extensão que pode ser usada no Google Chrome, Firefox, Opera e Safari. Com ela, é possível navegar pela internet sem acessar propagandas indesejadas, pois o programa consegue bloquear anúncios, melhorando a experiência do usuário no ambiente virtual. Mais uma alternativa é a extensão “Bloquear Site: Bloqueador de Site e Modo de Foco”, que permite ao usuário bloquear qualquer site ou conteúdo que cause distração, aumentando a produtividade e o foco.
Forest: temporizador gamificado para controlar seu tempo na Internet — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre 3. Controle de acesso corporativo
Em certas empresas, pode ser necessário controlar o uso da Internet por parte dos colaboradores. Para isso, há ferramentas como o Lumiun Box, que filtra o conteúdo da web, bloqueia sites indesejados que podem atrapalhar no rendimento dos funcionários e evita o acesso a sites nocivos, que podem ter ameaças online como phishing e malwares.
O Kaspersky Endpoint Security é uma solução que também pode ser usada para o controle de acesso corporativo. A ferramenta conta com o módulo de controle da web, feito para gerenciar o acesso dos usuários aos recursos online, auxiliando no uso inadequado do tempo de trabalho. Caso os colaboradores tentem acessar um site proibido, a ferramenta bloqueará o acesso e exibirá um aviso.
Ferramentas de controle de acesso corporativo podem ser úteis para melhorar a produtividade dos funcionários — Foto: Reprodução/Flickr/Ministerie van Buitenlandse Zaken 4. Programas de monitoramento de tempo
Também é possível recorrer aos aplicativos que ajudam a monitorar o tempo gasto na web. Com o Toggl Track, por exemplo, é possível adicionar um novo projeto e usar marcadores para organizar o tempo. Esse controle pode ser configurado manualmente para ser iniciado ou interrompido, sempre que for necessário. Após concluir uma sessão, é possível visualizar o tempo total gasto no projeto. Além disso, o usuário ainda consegue aumentar sua produtividade com o modo Pomodoro, que consiste em trabalhar por 25 minutos e depois fazer uma pausa.
Outra opção é o Time Doctor (www.timedoctor.com), que também auxilia no controle de uso do tempo online de maneira intuitiva, sendo possível bloquear sites, ver análises de produtividade e percepções sobre desempenho. Já o Hubstaff é um aplicativo de gestão de tempo com foco em produtividade, recomendado para empresas que precisam monitorar o desempenho dos funcionários. O aplicativo automatiza os processos de controle de tempo e traz métricas de produtividade.
O Toggl Track é ideal para fazer a gestão de tempo — Foto: Reprodução/Millena Borges Veja também: Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta
Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
21


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/t/Iwh6DiS5KaMP9uGg8Xtw/cmnvmutb5mvgibeimoncabwnjvg.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro