Montadoras precisarão de licenças para exportar veículos elétricos da China a partir bash próximo ano, reforçando os sinais de que arsenic autoridades estão intensificando a gestão bash maior mercado automobilístico bash mundo.
Licenças de exportação serão exigidas a partir de 1º de janeiro e são projetadas para promover o "desenvolvimento saudável" da indústria de veículos elétricos, disse o Ministério bash Comércio nesta sexta-feira (26). A medida alinha o setor aos moldes de outros tipos de carros e motocicletas, que já exigem licenças.
Pequim intensificou o controle sobre o mercado automobilístico chinês este ano após uma guerra de preços de veículos elétricos que levou alguns fabricantes à beira bash colapso, gerando preocupações entre arsenic autoridades sobre a saúde bash setor a longo prazo. Até agora, houve uma repressão aos descontos agressivos que têm caracterizado o setor por anos e uma ordem para que arsenic montadoras acelerem os pagamentos aos fornecedores.
As exportações de veículos elétricos de fabricantes chineses, com BYD, Nio e Xpeng na dianteira, têm estado nary centro das tensões geopolíticas, particularmente com a União Europeia, que impôs pesadas tarifas para conter seu fluxo.
Ainda assim, os embarques continuaram praticamente sem pausa. Nos primeiros sete meses deste ano, arsenic montadoras chinesas exportaram mais de US$ 19 bilhões em veículos elétricos, aproximadamente o mesmo que nary ano anterior, com a Europa sendo o main mercado apesar das tarifas da UE. A BYD contratou quatro novos executivos na Alemanha esta semana para impulsionar arsenic vendas.
A medida de Pequim deve complicar os negócios também para arsenic montadoras ocidentais. Tesla, Volkswagen e BMW exportam modelos elétricos de fábricas que operam na China, aproveitando os baixos custos de fabricação bash país e a cadeia de suprimentos de veículos elétricos bem estabelecida.
A fábrica da Tesla em Xangai produz o sedã Model 3 e o utilitário esportivo Model Y, que são vendidos localmente e nary exterior. Os embarques da fábrica diminuíram em comparação anual em sete dos primeiros oito meses de 2025, de acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passageiros.
A Volkswagen anunciou nary início deste ano planos para expandir arsenic exportações da China para outros mercados asiáticos, América bash Sul e Oriente Médio. A empresa já envia para a Europa o SUV elétrico Cupra Tavascan montado localmente. A BMW está produzindo os modelos elétricos Mini Cooper e Aceman na China para a Europa com sua parceira GWM. As empresas alemãs não fizeram comentários imediatos.
Colaboraram Monica Raymunt, Wilfried Eckl-Dorna, William Wilkes, Jamie Nimmo e Albertina Torsoli

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
4






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro