5 dias atrás 3

Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas após Trump chamar Petro de traficante de drogas

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, convocou seu embaixador nos Estados Unidos para consultas nesta segunda-feira (20) após uma troca de ofensas no fim de semana com o presidente dos EUA, Donald Trump.

No domingo (19), Trump retirou uma ajuda financeira de seu país à Colômbia com o argumento de que o governo colombiano está fomentando a produção de drogas. Em uma publicação, o norte-americano chamou Petro de "traficante de drogas".

A relação entre os dois países, historicamente aliados, enfrenta seu pior momento com o retorno de Trump à Casa Branca e o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.

O embaixador da Colômbia nos EUA, Daniel García Peña, já está em Bogotá, segundo o governo do país, que disse que informaria ainda nesta segunda de "decisões tomadas a respeito".

No domingo, Trump suspendeu pagamentos e qualquer forma de subsídios à Colômbia após acusar o governo Petro de tolerar a produção de drogas e afirmar que o presidente do país sul-americano é um "líder narcotraficante".

Presidentes Donald Trump, dos EUA, e Gustavo Petro, da Colômbia — Foto: Elizabeth Frantz/Reuters e Luisa Gonzalez/Reuters

Publicação de Donald Trump sobre Gustavo Petro na rede social Truth Social neste domingo (19) — Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos mantém navios de guerra no Caribe desde agosto e a frota atacou pelo menos sete embarcações que, segundo Washington, transportavam drogas.

Vinte e sete pessoas morreram até o momento, segundo Washington, em bombardeios questionados por Petro, que denuncia violações à soberania das águas nacionais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro