Assim como uma casa acumula poeira com o tempo, infelizmente, o ar-condicionado de janela pode ser o ambiente propício para o acúmulo de mofo. Essa sujeira, caso acumulada, compromete a qualidade do ar, a eficiência da refrigeração e incita riscos à saúde do usuário. Vale destacar ainda que, por conter partes de plástico em sua estrutura, o aparelho requer cuidado especial durante o processo de higienização. Logo, a limpeza periódica do ar-condicionado de janela melhora o desempenho energético e promove um ambiente mais saudável ao consumidor.
Pensando nas necessidades citadas, o TechTudo preparou uma lista explicando o passo a passo de como realizar a limpeza adequada, de acordo com a periodicidade recomendada pelos fabricantes e dicas para manter a higienização em dia. Confira!
Como limpa o Ar-condicionado de janela? — Foto: Divulgação/Consul Dicas de como limpar seu ar-condicionado de janela
1. Quando limpar o ar-condicionado de janela?
Os fabricantes recomendam que seja feita uma limpeza superficial na parte externa do seu ar-condicionado de janela uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos filtros, também deve ser feita na mesma frequência dependendo do tempo de uso e sujeira acumulada. A limpeza das partes mais simples, como o filtro, o defletor e a superfície externa do aparelho, pode ser feita por você mesmo, de maneira segura e prática.
Já os trocadores de calor devem ser limpos uma vez por ano pelo técnico, para não ter nenhum problema com seu ar-condicionado. Além disso, a manutenção geral deve ser realizada anualmente por um técnico autorizado, que merecem atenção em casos de mau cheiro, vazamento de água e ruídos estranhos.
Prédio com vários aparelhos de ar-condicionado de janela — Foto: Reprodução/Unsplash (Thomas Layland) 2. Como limpar o ar-condicionado de janela?
O primeiro passo para iniciar a limpeza é desligar o ar-condicionado da tomada para evitar choques elétricos e remover a tampa frontal para acessar o motor. Em seguida, solte o painel frontal do produto, que geralmente é preso por parafusos. Os componentes do ar-condicionado de janela, como compressor, evaporador e ventilador, estão nas unidades de janela em um único bloco. Após a remoção do painel frontal, limpe as serpentinas evaporadoras e condensadoras do ar-condicionado cuidadosamente, usando um pano seco ou escovinha, que retira toda a sujeira acumulada.
Caso você note manchas difíceis de remover, o recomendado é umedecer levemente um pano com água, desde que não tenha contraindicação no manual do aparelho. Repita o processo de limpeza nas partes expostas do ar-condicionado, como nas partes laterais e na parte superior. Após o final da limpeza, encaixe o painel frontal de volta no lugar, e reconecte o seu ar-condicionado de volta na eletricidade, além de se certificar que esteja bem fixado.
Ar-condicionado janela 10.000 BTUs: veja opções para as ondas de calor — Foto: Divulgação/Consul 3. Como limpar o filtro do ar-condicionado de janela?
Primeiro, consulte o manual de instruções do aparelho para identificar o local exato do filtro de ar, na maioria das vezes está nas abas localizadas na parte superior do painel. Após acessado, com ele em mãos, abra a parte frontal, sempre com cuidado. Depois, deve mergulhá-lo em uma solução de água morna, abaixo de 50°C com sabão neutro ou detergente para auxiliar na remoção da sujeira. Também é possível retirar o excesso com um aspirador de pó.
Por último, deixe sob o sol e coloque o filtro de volta no ar-condicionado apenas quando ele estiver completamente seco. Em modelos eletrônicos, a limpeza deve ser feita sempre que a indicação luminosa acender no painel. Nos demais modelos, deve ser feita uma vez por mês e em locais muito empoeirados, a cada 15 dias.
Limpe o filtro regularmente para o ar resfriar melhor. — Foto: TR Clean Dicas para manter seu ar-condicionado de janela limpo
1. Não deixar muito tempo sem limpar
A poeira acumulada nos filtros em períodos prolongados se proliferam mais rapidamente em ar-condicionado de janela sem higienização adequada. O acúmulo de sujeira e poeira nos filtros e nas serpentinas bloqueia a passagem do ar comprometendo sua capacidade de resfriamento. Quando esses componentes estão impuros, a circulação talvez seja comprometida e a eficiência reduzida.
Além disso, se as serpentinas evaporadoras estiverem sujas, elas podem acumular umidade, formar gelo e aumentar o bloqueio do fluxo de ar. Essa falha pode causar desgaste prematuro das peças internas, também de afetar o desempenho do ar condicionado como um todo.
Sala de estar com ar-condicionado e acesso a varanda com janela — Foto: Reprodução/Pexels (Max Rahubovskiy) 2. Realizar a limpeza superficial na frequência adequada
De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o uso de ar-condicionado sem a limpeza adequada dos filtros pode aumentar o consumo de energia em 30%. Isso não impacta apenas seu bolso, mas também acelera o desgaste dos componentes do eletrônico. Além do prejuízo financeiro, a sujeira acumulada compromete a qualidade do ar, provocando alergias e problemas respiratórios.
Então, quando o aparelho está livre de impurezas, a ventilação se torna mais agradável e silenciosa, e é possível sentir um conforto térmico melhor. A respiração e o sono ficam mais leves. Por isso, especialistas recomendam a limpeza periódica, com atenção redobrada em períodos de uso intenso, como no verão.
Ar-condicionado de janela, especialmente para ambientes menores, vai ser mais barato — Foto: Reprodução/Mercado Livre 3. Agendar visita com a técnica autorizada ao menos uma vez no ano
O ar-condicionado de janela possui componentes como condensador e trocadores de calor, os quais devem ser revisados apenas por técnicos por questões de segurança. A poeira acumulada nestas peças dificulta a circulação de ar, sendo capaz de danificar o produto e desgastar o aparelho.
Durante a visita, o técnico executa uma inspeção completa que envolve desde a limpeza de componentes críticos (evaporador e condensador), até a checagem dos níveis de gás refrigerante e identificação de possíveis vazamentos. A análise crítica evita o mau funcionamento dos componentes e garante mais eficácia de energia para prevenir riscos ambientais e de acidentes elétricos que podem ocasionar possíveis curtos-circuitos.
🎥 Veja também 5 tipos de ar-condicionado para FUGIR se você quiser economizar
5 tipos de ar-condicionado para FUGIR se você quiser economizar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
18

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro