1 mês atrás 14

Como PMEs podem participar de feiras e missões da Apex e vender no exterior

Mas tem algum custo? Não há custos na maioria das ações da ApexBrasil, observa Clarissa Alves Furtado, gerente de competitividade da agência. "O que a empresa tem que fazer é eventualmente arcar com a melhoria do produto dela, levar as amostras quando for em uma missão, mas não tem taxa para participar", observa a representante da Apex.

Uma das exceções são as feiras, nas quais incidem algumas cobranças. Na Colombiatex 2026, por exemplo, a Apex subsidia alguns custos, mas para montar um estande as empresas selecionadas precisam desembolsar US$ 347,90 por m², taxa de energia de US$ 69 e mais imposto local de 19%, cobrado pela organização da feira.

Valores para participar variam segundo o evento. Além disso, normalmente, as taxas de participação sofrem alteração conforme o volume de exportações de determinada empresa.

Feiras e missões encurtam caminho de empresas para achar compradores. Roberta Aviz, coordenadora de negócios internacionais do Sebrae nacional, explica que o empreendedor pode tentar encontrar sozinho interessados no seu produto, mas isso é bem mais trabalhoso.

Ninguém vende para um país. Você vende para um comprador, para um cliente. E como vai conhecer o cliente? Então, as feiras, as missões internacionais e as rodadas de negócio são oportunidades do empreendedor conhecer esse cliente ou mesmo o distribuidor. (O empreendedor) pode tentar buscar sozinho, pesquisando na internet, mas facilita muito quando já tem o trabalho por trás, de conexão. Encontrar o comprador certo não é fácil.

Roberta Aviz, coordenadora de negócios internacionais do Sebrae nacional

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro