11 meses atrás 27

Dino prorroga atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro até janeiro

Dino prorroga atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro até janeiro Dino prorroga atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro até janeiro

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta 3ª feira (14.nov.2023) que a presença da Força Nacional no Rio de Janeiro foi prorrogada até 31 de janeiro de 2024, a pedido do governador do Estado, Cláudio Castro (PL-RJ). Segundo Dino, na data mencionada, será realizada uma nova análise para uma eventual prorrogação.

Ele também informou por meio de seu perfil no X (ex-Twitter) que as equipes adicionais da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal) continuarão atuando no Estado.

Em 17 de outubro, os agentes da Força Nacional de Segurança e da PRF começaram a atuar em conjunto no patrulhamento ostensivo das rodovias federais no Rio de Janeiro. Ao todo, 300 agentes participam da operação.

O ministro afirmou que as Forças Armadas continuarão a executar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP) e nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). A medida foi decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de novembro.

A cooperação entre o Ministério da Justiça e o Estado do Rio de Janeiro também se estende a Ciifra (Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativo). Em 8 de novembro foi assinado por Dino e Castro um acordo de cooperação técnica para a criação de uma força-tarefa entre vários órgãos para combater a lavagem de dinheiro do crime organizado.

O comitê é formado por integrantes da PF, PRF, MPF (Ministério Público Federal), MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades).

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro