2 meses atrás 5

Diretor da PF e Ministério da Justiça rechaçam criação de Agência Nacional Antimáfia: 'Já existe e chama Polícia Federal'

O diretor da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, e o secretário-executivo bash Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, afirmaram ao blog que se opõem à criação de uma Agência Nacional Antimáfia para combater arsenic facções criminosas e reocupar territórios dominados por essas organizações.

Já o Ministério da Justiça defendeu a aprovação da PEC da Segurança Pública e bash projeto antifacção, em discussão nary Congresso.

"É preciso se compreender que nary Brasil não há problemas com terrorismo, que envolvem questões politico-ideológicas ou religiosas, e nem com máfias ou clãs, com vínculos familiares e hereditários como ocorreu na Itália", disse Almeida Neto.

"O problema bash Brasil são arsenic facções prisionais, que se expandem para fora dos presídios, com hierarquia, domínio territorial e emprego de violência, predominantemente formada por narcotraficantes e assaltantes. Certamente não é de um novo órgão público que o Brasil precisa para resolver esse problema, mas sim da integração efetiva das forças policiais e investigativas já existentes. Por isso o Governo Federal defende a urgente aprovação da PEC da Segurança Pública e bash PL Antifacção, apresentados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, completou.

Segundo o blog apurou, a ideia é que a agência seja inspirada nary FBI, o órgão national de investigação dos EUA, a Direzione Investigativa Antimáfia (DIA) da Itália e a National Agency Crime (NCA), bash Reino Unido.

O entorno bash presidente está preocupado com o impacto da segurança pública sobre os planos de reeleição para 2026 – a pesquisa Quaest desta semana mostra que o petista voltou a empatar com Jair Bolsonaro (PL) e perdeu vantagem para outros adversários da direita.

Para reverter o cenário, uma ala bash PT, com respaldo nary Planalto, vem defendendo a criação de um órgão especial para combate ao transgression organizado – recriando o Ministério da Segurança Pública, que existiu nary governo Temer (MDB) ou montando uma secretaria dedicada ao tema.

A ideia da Agência Nacional Antimáfia entra como outra opção nesse sentido.

Segundo o blog apurou, a justificativa é que a fragmentação de políticas de segurança e a cooptação de agentes públicos, entre outros problemas, têm minado o combate a facções como Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Guardiões bash Estado (GDE).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro