9 meses atrás 20

Dois bancos digitais do Brasil estão entre os melhores do mundo; saiba quais

A revista norte-americana Forbes, referência em negócios e economia, divulgou recentemente um ranking com os Melhores Bancos do Mundo. A lista conta com oito bancos brasileiros, incluindo dois digitais: o Nubank e o Pagbank. A publicação aconteceu em meio à guerra tarifária iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi respondida pelo governo chinês. O conflito gerou incertezas econômicas em diversos países e provocou queda nas ações dos mercados ao redor do mundo. Para criar a lista, a Forbes ouviu mais de 50 mil clientes em 34 países. Ao todo, foram listadas 385 instituições bancárias no ranking. A seguir, veja o resultado da pesquisa.

 Jonas Leupe/Unsplash Bancos digitais do Brasil estão entre os melhores do mundo; confira — Foto: Jonas Leupe/Unsplash

Como foi feita a lista de melhores bancos do mundo?

Para avaliar quais bancos e instituições financeiras são bem recebidas pelos clientes, a Forbes, em parceria com a Statista — empresa de pesquisa de mercado —, entrevistou mais de 50 mil pessoas, em 34 países e em 17 idiomas diferentes.

A Forbes entrevistou os clientes e ex-clientes de bancos entre outubro e dezembro de 2024. Eles foram convidados a avaliar instituições onde mantêm contas correntes ou poupança, onde já tiveram conta nos últimos três anos ou que conhecem por meio de familiares e amigos. Conforme a revista, qualquer banco que oferecesse conta-corrente ou poupança podia ser citado.

Além de avaliarem o nível de satisfação com cada banco, os participantes da pesquisa responderam sobre a probabilidade de recomendá-los a outras pessoas. Também deram notas com base em cinco critérios: confiabilidade; termos e condições (como tarifas e taxas); atendimento ao cliente (tempo de espera e eficiência dos funcionários); serviços digitais (facilidade de uso das plataformas online) e qualidade do aconselhamento financeiro. Cada entrevistado classificou os critérios conforme o grau de importância pessoal.

A revista destacou a confiabilidade como principal aspecto para o ranking e deu um peso maior para respostas de clientes atuais dos bancos. Cada categoria influenciou de maneira na pontuação final, assim como o número de bancos por país que aparecem na lista, que varia conforme o tamanho da população local e do setor bancário. O ranking final divulgado pesquisa estadunidense destaca 385 bancos, sendo oito deles brasileiros. Destes, seis possuem sede em São Paulo.

Melhores bancos digitais do Brasil

Duas instituições financeiras digitais, bem mais novas que outros bancos tradicionais presentes na lista, aparecem no topo do ranking da Forbes no recorte brasileiro: o Nubank, em 1º lugar, seguido pelo Pagbank.

O Nubank também liderou a lista no México, destacando-se como um dos principais bancos digitais do ranking global. A fintech conta com cerca de 100 milhões de clientes no Brasil, correspondendo a quase metade da população adulta do país. A Forbes destaca a abordagem do banco de ouvir as demandas dos clientes e a busca constante por melhorias baseadas em feedbacks como fatores determinantes para sua posição na lista. David Vélez, CEO do Nubank e fundador da empresa em 2013, destacou que o Banco Central do Brasil registrou, nos dois últimos trimestres de 2024, o menor número de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras do país.

O Pagbank, fundado em 2006 por Alexandre Magnani, apareceu na lista pela primeira vez — e logo ocupando a segunda posição no Brasil. Assim como o Nubank, é um banco 100% digital e possui a melhor classificação de credibilidade financeira: o Rating brAAA, baseado na análise dos dados financeiros.

Melhores bancos do Brasil

A lista dos Melhores Bancos do Mundo de 2025, publicada pela Forbes, inclui oito instituições brasileiras. O ranking foi elaborado com base nos mesmos critérios aplicados aos bancos de outros países, considerando o desempenho das instituições ao longo do tempo.

Entre os oito bancos, seis têm sede na cidade de São Paulo (SP) e somente dois foram fundados após o ano 2000 — justamente os dois primeiros colocados. A Forbes também destacou o perfil do 8º lugar, o Banco Sofisa. Veja o que diz a revista:

“Fundado em 1961, o Banco Sofisa é uma instituição financeira com presença nacional no Brasil. Oferece serviços bancários completos para pessoas físicas e jurídicas. Alguns dos serviços oferecidos pelo banco incluem: consultoria financeira independente, produtos de investimento em renda fixa, produtos de crédito, cartões de pagamento e contas digitais.”

  1. Nubank – Fundado em 2013, com sede em São Paulo, Brasil.
  2. PagBank – Fundado em 2006, com sede em São Paulo, Brasil.
  3. Inter&Co – Fundado em 1994, com sede em Belo Horizonte, Brasil.
  4. Itaú Unibanco – Fundado em 1924, com sede em São Paulo, Brasil.
  5. Sicredi – Fundado em 1995, com sede em Porto Alegre, Brasil.
  6. Banco BTG Pactual – Fundado em 1983, com sede em São Paulo, Brasil.
  7. Bradesco – Fundado em 1943, com sede em São Paulo, Brasil.
  8. Banco Sofisa – Fundado em 1961, com sede em São Paulo, Brasil.

Veja também: Google fotos tem truques para evitar lembranças indesejadas; veja todos

Google fotos tem truques para evitar lembranças indesejadas; veja todos

Google fotos tem truques para evitar lembranças indesejadas; veja todos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro