5 meses atrás 20

É #FAKE que vídeo de ataque com mísseis mostre resposta da Rússia a mega-ataque com drones da Ucrânia; gravação é de 2024

Cenas retratam ação das Forças russas em território ucraniano, mas são de agosto passado e foram tiradas de contexto em posts que viralizaram agora. Neste domingo, ucranianos destruíram 41 aviões inimigos, causando prejuízo de US$ 7 bilhões.


Vídeo de ataque com mísseis na Ucrânia — Foto: g1

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando mísseis caindo em uma cidade, em meio a edifícios envoltos por nuvens de fumaça. Segundo as publicações que divulgaram a gravação, trata-se de uma resposta da Rússia após perder 41 aviões em um mega-ataque com drones feito pela Ucrânia neste domingo (dia 1º). É #FAKE.

🔴 O que diz a publicação?

  • Publicado neste domingo (dia 1º) no X, o vídeo mostra três mísseis caindo em uma zona urbana, provocando explosões que podem ser vistas à distância. A legenda insinua, equivocadamente, que se trata de uma reação a um ataque ucraniano ocorrido na mesma data: "Essa é a resposta dos russos. A Ucrânia cometeu o seu maior erro".
  • A gravação foi originalmente postada por um perfil que se desreve pró-Rússia, denominado "Vladimir Putin News", e alcançou mais de 2 milhões de visualizações.

⚠️ Por que é publicação é falsa?

Embora seja verdadeiro – e não um conteúdo produzido por inteligência artificial (IA) – e registre um um ataque da Rússia na Ucrânia, o vídeo foi gravado em agosto de 2024.
  • O Fato ou Fake usou a ferramenta InVID para fragmentar o vídeo em vários frames (imagens estáticas). Depois, foi feita uma busca reversa por uma dessas "fotos" no Google Lens, plataforma que aponta a origem de conteúdos publicados na internet.
  • O resultado da pesquisa levou a um vídeo publicado pelo do jornal argentino "Clarin" em 26 de agosto de 2024. Naquela data, a Rússia executou a que até então era a maior ofensiva aérea da guerra iniciada em fevereiro de 2022.
  • Foram atingidas 15 das 24 regiões ucranianas, incluindo a capital, Kiev. Na cidade, registraram-se ao menos sete explosões, e moradores lotaram estações de metrô para se abrigar dos bombardeios.

📌 Como foi a Operação Teia de Aranha?

  • Neste domingo, em uma das ações mais ousadas da guerra contra a Rússia, a Ucrânia lançou um mega-ataque coordenado com drones que resultou na destruição de 41 aeronaves militares russas.
  • A chamada Operação Teia de Aranha teve estilo "cavalo de Troia" e envolveu o transporte clandestino dos drones camuflados em caminhões até regiões estratégicas dentro da Rússia, incluindo bases aéreas em Murmansk, Irkutsk, Ivanovo, Ryazan e Amur, algumas a mais de 4 mil km do front de batalha.
  • Segundo o jornal "Financial Times", que citou como fonte a inteligência ucraniana, os ataques causaram mais de US$ 7 bilhões em danos e aitingiu 34% da frota de aeronaves estratégicas de transportes de mísseis da Rússia.
  • Também neste domingo, as Forças russas quebraram um recorde: o maior bombardeio de drones da guerra até o momento, com 472 projéteis lançados contra o território ucraniano.
  • Já nesta segunda-feira (2), um dia após os ataques, delegações da Rússia e da Ucrânia se encontraram em Istambul, na Turquia, para discutir um acordo de paz. Durante a reunião, a Rússia entregou exigências para o fim do conflito, o que inclui a anexação de 20% do território da Ucrânia, limitação do exército ucraniano e novas eleições no país.

Vídeo de ataque com mísseis na Ucrânia — Foto: g1

É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS

É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro