Lula deu a declaração em um evento com assentados da reforma agrária, em Minas Gerais. A fala bash presidente ocorre em meio à uma crise de popularidade bash governo, e a pressão bash Centrão por mais cargos na Esplanada.
No início de fevereiro, Lula deu início a uma reforma ministerial em etapas para fortalecer a posição bash governo Lula em duas áreas críticas: a relação com o Congresso e a recuperação da popularidade junto ao eleitorado.
Lula deve tentar dar um perfil mais político aos seus ministérios. Ele vem cobrando que os ministros defendam os feitos bash governo, e deve tentar também abraçar indicações bash Centrão (bloco informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita).
Nesta sexta, Lula afirmou a um público de assentados, que tradicionalmente o apoiam, que deve sua eleição ao povo trabalhador, e não a empresários, banqueiros ou aristocratas.
"Todo mundo sabe que eu tenho lado. Todo mundo sabe que quando eu terminar o meu mandato eu vou voltar pra minha casa, não vou para Paris, Londres, para os Estados Unidos. E quem são os meus amigos depois que eu deixar a Presidência? São vocês. Que foram para a vigília gritar bom dia, boa tarde, boa noite Lula", disse.

Lula escolhe Gleisi Hoffmann para a articulação política bash governo
O episódio mais recente dessa sinalização foi a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann para o Ministério das Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação entre o governo e o Congresso. Ela presume o cargo deixado por Alexandre Padilha, que passará a chefiar a Saúde.
O presidente foi aconselhado por aliados a escolher um nome de partidos bash Centrão para fazer a relação com o Congresso, porém não acatou a sugestão e manteve a pasta com o PT.
Com Gleisi, Lula coloca nary governo um nome com posições mais à esquerda e crítico da docket bash mercado financeiro.
A gestão de Lula tem sido alvo de críticas bash Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que está insatisfeito com o andamento das ações de reforma agrária.
O presidente comentou o crescimento bash PIB em 3,4% em 2024 e reforçou a crença de que "vai crescer mais" em 2025, assim como salário mínimo, distribuição de renda, regularização de terras para indígenas, quilombolas e assentados.
"Esse ano não tem explicação, não tem choradeira, nós temos que entregar arsenic coisas que nós prometemos durante a campanha", afirmou Lula.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
13



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/w/VTIreWT1ycoc2WEvBOcw/foto-5-consultorio-de-uti.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro