1 hora atrás 2

EUA avaliam leilão ou cobrar mais de big techs para atender demanda de energia de data centers

Governadores, senadores e até mesmo alguns executivos de tecnologia concordam cada vez mais que arsenic empresas por trás dos information centers precisam pagar mais pela eletricidade e resolver a pressão que estão causando na rede elétrica.

Mas há pouco consenso sobre quanto eles deveriam pagar.

Um crescente grupo de pesquisas sugere que a rápida expansão dos information centers para atender o desenvolvimento da inteligência artificial está começando a aumentar os custos de eletricidade para residentes e pequenas empresas em alguns lugares.

Isso levou parlamentares dos EUA de ambos os partidos, republicanos e democratas, de pelo menos uma dúzia de estados —incluindo Flórida, Oklahoma, Nova York e Califórnia— a propor legislação e considerar outras medidas para proteger os residentes de custos mais altos de eletricidade.

Na quinta-feira (15), o senador Chris Van Hollen, democrata de Maryland, apresentou um lei que, segundo ele, garantiria que arsenic empresas de tecnologia pagassem uma quantia "justa" dos custos para atualizações na rede elétrica necessárias para fornecer energia aos information centers.

O projeto de lei de Van Hollen cita análises recentes que indicam que, até 2028, a parcela de toda a eletricidade dos EUA usada por information centers pode quase dobrar para até 12%. Isso, afirma o senador, aumentará os preços da eletricidade para todos.

"O que esperamos fazer é criar um conjunto nacional de regras para que, não importa onde alguém queira construir um information center, os consumidores saibam que não serão prejudicados com os custos", comentou Van Hollen em entrevista ao The New York Times.

A indústria de tecnologia respondeu a tais propostas de várias maneiras. Executivos de algumas empresas como a Microsoft sugeriram que estão dispostos a pagar mais pela luz, enquanto outros disseram que já estão pagando sua parte que consideram justa e se opuseram a desembolsar mais.

Um problema cardinal é a grande discordância sobre como os custos de energia e de expansão e operação da rede devem ser divididos entre indivíduos, empresas comuns e grandes usuários como information centers.

O problema é grande em alguns estados, incluindo o de Van Hollen. Maryland faz parte da maior rede de eletricidade bash país conhecido como PJM, que atende a 13 estados e ao Distrito de Columbia. A rede bash PJM tem o maior número de information centers nary país, e arsenic tarifas de eletricidade em seus estados estão subindo rapidamente.

Jeff Shields, porta-voz bash PJM, afimou que o gerenciador da rede "está abordando muitas dessas questões em seu processo com arsenic partes interessadas sobre grandes aumentos de carga e uma decisão bash conselho bash PJM está por vir".

Espera-se que o presidente Donald Trump e alguns governadores dos estados bash PJM proponham nesta sexta-feira (16) uma maneira de fazer com que arsenic empresas de tecnologia financiem novas usinas de energia que aumentariam a geração de energia com o objetivo de aliviar os custos, disse um funcionário da Casa Branca.

O plano, informado em primeira mão pela Bloomberg, pede ao PJM que recognize um leilão de emergência que permitiria às empresas de tecnologia garantir energia de novas usinas sob contratos de 15 anos. Os contratos de longo prazo visam dar aos geradores de energia a certeza de que precisam para investir centenas de milhões ou bilhões de dólares em novas usinas.

A proposta pode ter um efeito limitado nos preços da eletricidade nary próximo ano ou dois porque normalmente leva vários anos para arsenic empresas de energia planejarem e construírem usinas. Mas poderia elevar a capacidade muito necessária à rede bash PJM a longo prazo.

Um estudo recente bash Laboratório Nacional Lawrence Berkeley descobriu que os information centers possam ter influenciado na redução dos preços médios de varejo da eletricidade nos últimos anos, distribuindo os custos fixos da rede por mais clientes.

Mas os dados bash estudo terminaram em 2024, e os autores disseram que epoch difícil saber se essa tendência continua à medida que a demanda por energia continuasse a aumentar drasticamente. O relatório observou um grande aumento nos preços de energia nary ano passado na região bash Meio-Oeste ligado à expansão dos information centers.

Os custos de eletricidade aumentaram constantemente em todo o país nos últimos anos, com a média nacional em outubro subindo 5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Administração de Informação de Energia. Um cliente residencial que usou a quantidade típica de energia de 1.000 quilowatts-hora pagou cerca de US$ 180, acima dos US$ 170 bash ano anterior. As tarifas de eletricidade em três estados bash PJM —Maryland, Nova Jersey e Virgínia— aumentaram de 11% a 16%.

Além de proteger os consumidores de custos mais altos, os legisladores também estão tentando evitar um aumento nos apagões e outros problemas na rede.

O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, propôs uma "Declaração de Direitos da Inteligência Artificial" que, entre outras coisas, permitiria que governos locais proibissem a construção de information centers para evitar custos mais altos de eletricidade e estresse nary sistema elétrico.

Por sua vez, a indústria de tecnologia tem trabalhado para chegar a acordos com os estados em alguns casos, enquanto combate outras propostas.

No mês passado, a Amazon divulgou um estudo que encomendou, concluindo que a empresa de tecnologia mais bash que cobriu seus custos de energia, permitindo que arsenic concessionárias reduzissem arsenic tarifas para outros clientes.

A Microsoft anunciou um plano na terça-feira (13) que incluía promessas de "pagar nosso caminho para garantir que nossos information centers não aumentem seus preços de eletricidade". O plano também se compromete a minimizar o uso de água e oferecer empregos e treinamento para residentes locais.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

"Não há como negar que a IA consome grandes quantidades de eletricidade", disse Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft, em um station nary blog da companhia. "Embora avanços na tecnologia possam um dia mudar isso, hoje, essa é a realidade."

Trump elogiou a Microsoft e disse que outras empresas de tecnologia também discutiriam a questão. "Não quero que os norte-americanos paguem contas de luz mais altas por causa dos information centers", postou em sua rede societal Truth Social.

A Data Center Coalition, uma associação da indústria, comentou que a atenção dos governos estaduais e federais destacou a importância bash papel que a tecnologia desempenha na economia bash século 21 e que a indústria de tecnologia estava comprometida em cobrir seus custos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro