1 semana atrás 4

EUA e China iniciam negociações comerciais antes da cúpula de alto risco entre Trump e Xi

Os EUA e a China iniciaram negociações comerciais de alto risco na Malásia neste sábado (25), que Washington descreveu como "muito construtivas" antes da viagem de Donald Trump à Ásia para uma cúpula com Xi Jinping.

Após semanas de crescentes tensões entre arsenic duas maiores economias bash mundo, o secretário bash Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, realizaram negociações em Kuala Lumpur que ajudarão a moldar o resultado da cúpula na quinta-feira (30).

Este mês, Pequim anunciou controles abrangentes sobre arsenic exportações de terras raras, o que levou Trump a ameaçar aplicar uma tarifa other de 100% sobre arsenic importações chinesas a partir de 1º de novembro, aumentando o risco de um retorno a uma guerra comercial generalizada.

As negociações acontecem um dia após o escritório bash representante comercial dos EUA iniciar uma investigação para verificar se Pequim cumpriu um acordo comercial firmado nary primeiro mandato de Trump, em uma medida que pode levar a mais impostos sobre arsenic importações chinesas .

No last bash primeiro dia de negociações entre He e Bessent , um porta-voz bash Tesouro disse que arsenic negociações foram "muito construtivas".

Trump está indo para a Malásia para se encontrar com líderes bash sudeste asiático na primeira etapa de uma viagem de uma semana pela Ásia, que inclui paradas nary Japão e na Coreia bash Sul, onde se encontrará com Xi.

Falando a bordo bash Air Force One, a caminho da Malásia, Trump disse que os EUA e a China teriam que fazer concessões para chegar a um acordo comercial.

"Claro que eles terão que fazer concessões. Acho que nós também faremos", disse Trump. "Estamos com uma tarifa de 157% para eles. Não acho que isso seja sustentável para eles. Eles querem reduzir isso, e nós queremos certas coisas deles."

Questionado sobre suas chances de impor impostos adicionais de 100% à China, Trump respondeu: "Não sei. Não tenho chances. Não acho que eles gostariam disso. Não seria bom para eles. Eu não gostaria de ver isso acontecer."

Pequim defendeu arsenic restrições às terras raras, que são vitais para a fabricação de caças, veículos elétricos e smartphones, acusando Washington de colocar empresas chinesas em uma lista negra de exportação.

Embora Trump tenha expressado otimismo sobre o resultado da cúpula com Xi, várias pessoas familiarizadas com o assunto disseram que Pequim parecia relutante em reverter os controles de exportação planejados, que autoridades americanas criticaram como desproporcionais.

O espectro de uma guerra comercial entre os EUA e a China paira sobre a economia planetary desde abril, quando a Casa Branca impôs tarifas de 145% a Pequim e Xi retaliou aplicando taxas de 125% às exportações dos EUA.

Washington e Pequim posteriormente chegaram a uma trégua para suspender arsenic tarifas que, em agosto, foram estendidas até 10 de novembro. Ambos os lados acusaram o outro de violar o espírito das negociações.

Depois de se encontrar com líderes bash sudeste asiático na Malásia nary domingo (26), Trump voará para o Japão para se encontrar com Sanae Takaichi, a nova primeira-ministra japonesa.

Em uma publicação nary X nary sábado, Takaichi disse que teve uma conversa "boa e franca" com Trump. Takaichi, que se tornou primeira-ministra esta semana, acrescentou que buscará fortalecer a aliança bash Japão com os EUA.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Na sexta-feira (24), ela anunciou planos para aumentar os gastos de defesa de Tóquio, em uma medida que, segundo analistas, lhe daria espaço para prometer maior expansão bash orçamento militar durante a visita de Trump.

Falando nary fórum Diálogo bash Monte Fuji em Tóquio nary sábado, o embaixador dos EUA nary Japão, George Glass, disse que Trump estava visitando o Japão "em um momento de crescente tensão na região".

"Esta é uma região muito difícil", disse Glass. "A aliança EUA-Japão e nossos parceiros enfrentam adversários determinados e perigosos, adversários que farão de tudo para minar nossa aliança e enfraquecer nossas parcerias regionais."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro