Grupo caminha com uma faixa que diz "Êxodo da Pobreza" em espanhol

Crédito, EPA

Legenda da foto,

Caravana da véspera de Natal caminha com faixa que diz 'Êxodo da Pobreza' em espanhol

Uma extensa caravana de migrantes da América Central e do Sul partiu do México em direção à fronteira dos Estados Unidos.

Até 8 mil pessoas de todas as idades, principalmente da Venezuela, Cuba e México, fazem parte da procissão - eles levam uma faixa na qual está escrito "Êxodo da Pobreza".

O movimento acontece dias antes da chegada do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, à Cidade do México — ele quer chegar a novos acordos para controlar a migração.

Só em setembro deste ano, foram mais de 200 mil migrantes, segundo o governo americano.

A caravana da véspera de Natal partiu da cidade de Tapachula, no sul do México, perto da fronteira sul do país com a Guatemala.

Um migrante hondurenho que se juntou à procissão disse estar fugindo de uma gangue criminosa que ameaçava matá-lo.

"Fiquei com medo, então decidi vir para o México na esperança de poder ir para os EUA", afirmou José Santos à agência de notícias Reuters.

pais e crianças caminhando com malas

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Migrantes caminham ao deixar Tapachula em caravana para tentar chegar à fronteira dos EUA

Na sexta-feira (22/12), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse querer colaborar novamente com os EUA para resolver as preocupações sobre a migração.

O líder mexicano deve se reunir com o secretário de Estado dos EUA nesta quarta-feira (27/12).

A Casa Branca disse, em um comunicado, que Blinken discutiria a "migração irregular sem precedentes" na região e identificaria formas de os dois países "enfrentarem os desafios de segurança fronteiriça".