Utilizar um extensor de tela ou segundo monitor é uma das formas mais práticas de aumentar a produtividade. Afinal, o dispositivo permite adicionar um novo display para acessar ainda mais aplicações e arquivos. Mas, além ampliar a área de visualização, um extensor pode oferecer recursos que o display nativo do notebook não tem, como sensibilidade ao toque, maior resolução, melhor qualidade de cor, taxa de atualização mais alta, entre outras funcionalidades. Abaixo, o TechTudo apresenta alguns motivos para você considerar — ou não — incluir um extensor de tela no seu setup. Confira!
Extensor de tela duplo para notebook IDEA S600 — Foto: Divulgação/IDEA Motivos para comprar extensor de tela para notebook ✅
1. Aumenta a produtividade
Com uma segunda tela, você passa a poder abrir mais janelas simultaneamente, o que pode agilizar bastante o trabalho de quem utiliza muitas aplicações — um recurso especialmente valorizado por editores de vídeo, por exemplo.
Ainda, a possibilidade de manter várias aplicações abertas ao mesmo tempo tende a garantir mais agilidade, já que é possível acompanhar os processos sem precisar alternar entre janelas usando a tecla TAB. Isso pode representar um ganho considerável de tempo na rotina.
2. Melhora a organização visual
Ter mais espaço na tela também pode ajudar a organizar sua área de trabalho de maneira mais eficiente, mesmo com recursos nativos de sistemas modernos como o Windows 11, que já oferecem áreas de trabalho personalizáveis. Afinal, com um extensor, é possível distribuir diferentes áreas de trabalho em telas distintas, o que permite criar um fluxo muito mais eficiente e evita a sobreposição de aplicações durante o trabalho.
Extensor de tela para notebook ou segundo monitor podem ser muito úteis para agilizar processos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 3. Garante versatilidade de uso
Uma tela adicional permite realizar atividades de forma bastante versátil. Enquanto em um monitor você pode estar editando um texto ou planilha, na outra tela é possível assistir a um vídeo, acompanhar uma aula ou usar aplicações de comunicação.
Ao utilizar displays com resoluções e tecnologias diferentes, o extensor também pode servir como prévia para edições de imagem ou vídeo, oferecendo uma percepção mais precisa de aspectos como temperatura de cor. Além disso, um modelo sensível ao toque amplia ainda mais as possibilidades, especialmente considerando que laptops com telas táteis ainda não são assim tão comuns.
Motivos para não comprar extensor de tela para notebook ❌
1. Ergonomia pode ser limitada
Um extensor pode comprometer um pouco a portabilidade de um laptop. Com uma tela adicional acoplada, a movimentação do equipamento tende a ficar mais complicada e até arriscada. Para quem costuma transportar o notebook, pode ser necessário investir em uma bolsa maior. Além disso, para usar todo o setup, será preciso mais espaço, o que torna o uso no colo menos confortável quando o extensor está acoplado.
Extensor de tela duplo para notebook IDEA S600 — Foto: Divulgação/IDEA 2. Nem sempre é compatível com todos os notebooks
Alguns modelos de notebooks podem não ser compatíveis com o uso de um extensor. Isso pode ocorrer devido ao método de fixação, que às vezes exige características específicas, ou pelas opções de saída de vídeo, que podem não ser adequadas.
Boa parte dos extensores conta com conexão HDMI, que é muito comum em praticamente qualquer segmento de laptops. Porém, existem algumas soluções que utilizam uma conexão USB tipo C que, além de dados, também energiza o extensor. Por isso, caso esteja considerando o produto, fique atento às questões de compatibilidade.
3. Alto consumo de bateria
O extensor precisa de energia, fazendo uso de uma porta USB, normalmente, para ser ligado. Desse modo, o equipamento compartilha da bateria do seu notebook, o que pode fazer com que a autonomia do mesmo seja bem reduzida. Afinal, passam a ser ao menos dois displays funcionando ao mesmo tempo, o que acaba sendo um problema quando consideramos que um dos componentes que mais consome energia é o display.
Extensor de tela pode dificultar a portabilidade — Foto: Reprodução/Mercado Livre Se você tem uma rotina que exige, em boa parte do tempo, a bateria do seu notebook — ou seja, se trabalha longe de uma tomada —, um extensor pode acabar comprometendo um pouco a autonomia de bateria do seu laptop, fazendo com que você acabe tendo que considerar trabalhar menos tempo com duas telas ou manter-se conectado à energia sempre que possível.
Vídeo: Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas
Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
20

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro