9 meses atrás 9

Google Workspace terá automações e até resumo em podcast; saiba mais

O Google divulgou diversas novidades para o Workspace, plataforma que reúne vários aplicativos para trabalho da empresa. No evento Cloud Next 2025, que acontece entre os dias 9 e 11 de abril, a empresa anunciou o "Google Workspace Flows", que vai utilizar a inteligência artificial (IA) para automatizar processos, fazer pesquisas, análises, gerar conteúdo, entre outras tarefas. Por enquanto, a nova ferramenta pode ser acessada no programa alfa, disponível somente para organizações que já usam o Gemini Google para Google Workspace, e que funciona como uma fase de testes de novos recursos antes que eles sejam liberados para todos. A seguir, veja mais detalhes sobre as novidades.

 Reprodução/Internet Google Workspace Flows vai usar IA para otimizar aplicativos como Drive, Docs e Planilhas; confira novidades — Foto: Reprodução/Internet

O Workspace Flows é uma ferramenta que visa automatizar processos, além de projetar e desenvolver fluxos de trabalho melhores. A big tech vai utilizar IA em aplicativos como Google Docs, Google Planilhas, Google Meet e Google Chat, para auxiliar ainda mais as pessoas no trabalho diário, em tarefas como a atualização de planilhas e a busca de dados em documentos, por exemplo.

O Workspace Flows poderá ser integrado ao Google Drive para encontrar informações em arquivos. Segundo o Google, em breve, o Google Docs poderá converter rascunhos em resumos no formato de podcast, além de revisar trechos de textos. O serviço ainda terá uma funcionalidade para refinar conteúdos e dar sugestões para fortalecer argumentos e melhorar a estrutura do texto.

O Flows também poderá usar o Gems, chatbots de IA personalizados para tarefas específicas disponíveis no Gemini. O processo de configuração foi pensado para ser simples, então, a ideia é que os usuários descrevam a tarefa e o Workspace Flows consiga auxiliar no fluxo de trabalho. Com os Gems, a ferramenta poderá tanto fazer tarefas simples, como garantir um texto siga as orientações pré-estabelecidas, ou mais avançadas, como identificar uma solução e escrever uma resposta para a equipe de trabalho revisar e enviar, entre outras ações.

Já no Google Meet, usuários poderão acessar a função "Faça anotações para mim", para resumir e recapitular temas discutidos em videochamadas. Além disso, será possível usar o Gemini em qualquer conversa no Google Chat. Contudo, ainda não há uma data prevista para o lançamento dessas funções. Por outro lado, o Google Planilhas deve ter um novo recurso até o final deste ano. Com a função "Ajude-me a analisar", o aplicativo disponibilizará orientações, tendências e ajuda para criar gráficos interativos.

Em breve, mas ainda sem data de lançamento, o Google Vids, aplicativo que ajuda empresas a criar vídeos com IA, poderá gerar materiais usando o modelo Veo 2 do Google. A diferença é que esse modelo poderá oferecer vídeos mais realistas e de alta qualidade, por meio de comandos de texto. Por fim, vale ressaltar que, no futuro, o Google também deve conectar ferramentas de terceiros ao Workspace Flows.

Veja também: Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro