9 meses atrás 16

GPT-4: OpenAI anuncia fim de modelo de IA do ChatGPT; entenda mudança

A OpenAI anunciou que o modelo GPT-4 será desativado e substituído por completo pelo GPT-4o, versão mais avançada da IA. Segundo comunicado da empresa, divulgado na quinta-feira (10), o GPT-4 será removido do ChatGPT a partir do dia 30 de abril. No entanto, a ferramenta ainda estará disponível por meio da API da OpenAI. A justificativa para a mudança é o fato do modelo GPT-4o ser mais avançado e superar o antecessor em várias tarefas, como escrita, codificação, resolução de problemas e outros. Na prática, a alteração oferece um modelo de inteligência artificial mais aprimorado para os usuários. A seguir, saiba mais informações sobre as atualizações do ChatGPT.

 Reprodução/Getty Images OpenAI revela que modelo GPT-4 será desativado e substituído por GPT-4o no ChatGPT — Foto: Reprodução/Getty Images

Em nota, a OpenAI explicou que o modelo multimodal GPT-4o é o sucessor natural do GPT-4, modelo lançado em março de 2023 tanto para o ChatGPT quanto para o Microsoft Copilot. O GPT-4 se destaca por compreender arquivos diferentes e foi uma ferramenta indispensável para a evolução do chatbot. Além disso, conforme explica a OpenAI, o GPT-4 ajudou a criar e moldar o sucessor para oferecer mais capacidade e criatividade para os usuários.

"O GPT‑4o é o nosso modelo multimodal nativo mais recente. Em avaliações comparativas, ele supera consistentemente o GPT‑4 em escrita, codificação, STEM e muito mais. Atualizações recentes melhoraram ainda mais o acompanhamento de instruções, a resolução de problemas e o fluxo de conversação do GPT‑4o, tornando-o um sucessor natural do GPT‑4", diz a nota da OpenAI.

Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou que o GPT-4 custou mais de US$ 100 milhões para ser treinado. Além disso, o modelo também foi alvo de polêmicas de direitos autorais. Isso porque editoras e jornais, como o The New York Times, afirmaram que a OpenAI teria utilizado dados sem autorização para treinar o modelo GPT-4.

O modelo antigo deve ser desativado oficialmente após o lançamento de novos modelos da OpenAI para o ChatGPT. Em breve, a empresa deve divulgar modelos de uma linha chamada "GPT-4.1", o que inclui GPT-4.1-mini, GPT-4.1-nano, GPT-4.1 e o4-mini.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Mais recente Próxima ChatGPT transforma seu cachorro em humano; confira prompt para fazer trend
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro