3 semanas atrás 1

Guerra fria tecnológica: por que chips se tornaram o 'petróleo' da economia digital

As restrições impostas pelos Estados Unidos à exportação de chips avançados para a China acirraram uma corrida bilionária por autonomia tecnológica. O resultado é um cenário em que semicondutores se tornaram o novo petróleo da economia digital: escassos, estratégicos e determinantes para o crescimento de países e empresas.

Gigantes como Nvidia, Broadcom, AMD e até a OpenAI estão nary centro dessa corrida. A valorização dessas companhias molda uma nova ordem econômica global, marcada por competição intensa, pressões sobre arsenic cadeias de suprimento e a necessidade constante de inovação.

Mas, enquanto arsenic potências disputam a dianteira em uma espécie de guerra fria tecnológica, novas janelas se abrem para empresas e líderes de outros mercados — especialmente na América Latina.

Startups da América Latina ganham espaço na corrida por inovação

Empreendimentos da região que desenvolvem soluções com inteligência artificial adaptadas à realidade local, como crédito, logística e atendimento ao cliente, estão atraindo o olhar de investidores. Um diferencial importante é que essas startups operam com menor dependência das cadeias globais de chips, o que proporciona maior agilidade para testar, ajustar e escalar soluções.

EXAME e Saint Paul abrem vagas para treinamento em Inteligência Artificial com certificado; clique aqui e saiba mais

Além disso, cresce a presença de executivos preparados para traduzir o potencial da IA em impacto existent de negócio — e não apenas como ferramenta de automação, mas como vetor de vantagem competitiva.

À medida que os grandes centros econômicos disputam hegemonia tecnológica, a América Latina encontra uma oportunidade única de fortalecer sua basal de inovação, dados e talentos. Profissionais que antecipam essa transformação podem conquistar ganhos significativos de eficiência — e abrir novas frentes em setores ainda pouco digitalizados, como indústria, agronegócio e serviços financeiros.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

A EXAME, maior plataforma de negócios bash Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios bash mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer arsenic ferramentas de IA mais importantes bash mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Clique aqui e garanta sua vaga na turma de outubro. Inscrições limitadas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro