5 meses atrás 7

Homem que foi deportado por engano e enviado a megaprisão em El Salvador volta aos EUA para ser julgado

Ele vivia legalmente nos Estados Unidos e tinha uma autorização de trabalho. No dia 12 de março, ele foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) sob a acusação de fazer parte da gangue MS-13, o que ele nega.

O caso ganhou repercussão no país e foi usado como argumento contra a postura agressiva de deportação de Trump. Em abril, a Justiça ordenou que o governo providenciasse seu retorno, mas a Casa Branca argumentou que não tinha como fazer isso, pois ele estava sob custódia das autoridades de El Salvador.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, agradeceu nesta sexta as autoridades salvadorenhas por chegarem a um acordo pela repatriação de Abrego Garcia e afirmou que ele será julgado por envolvimento em um esquema de facilitação de entrada de imigrantes ilegais nos EUA.

Em uma nota enviada à rede ABC News, o advogado de Abrego Garcia afirmou que continuará lutando para garantir que seu cliente receba um julgamento justo.

"Desde o início, este caso deixou uma coisa dolorosamente clara: o governo tinha o poder de trazê-lo de volta a qualquer momento. Em vez disso, eles escolheram brincar com o tribunal e com a vida de um homem", disse o advogado Simon Sandoval-Moshenberg. "Não estamos lutando apenas por Kilmar — estamos lutando para garantir que os direitos ao devido processo legal sejam protegidos para todos. Porque amanhã, isso pode acontecer com qualquer um de nós — se deixarmos o poder passar despercebido, se ignorarmos nossa Constituição."

Governo Trump ignora ordem de juiz e deporta venezuelanos para El Salvador — Foto: Secretaria de Prensa de la Presidencia/Handout via REUTERS

Durante uma audiência em Maryland em abril, a juíza que acompanha o caso perguntou ao advogado do governo por que os Estados Unidos não poderiam buscar Garcia. O representante da administração Trump afirmou que não tinha uma resposta "satisfatória" sobre o assunto.

Um oficial do ICE declarou em um documento judicial que Garcia foi colocado erroneamente em um avião com destino a El Salvador.

Os documentos apontam ainda que o homem tinha uma proteção judicial contra a deportação. Ele é casado e tem um filho de 5 anos nos Estados Unidos.

Trump entra em embate com juiz federal que tentou barrar deportação de imigrantes ilegais pra El Salvador

Trump entra em embate com juiz federal que tentou barrar deportação de imigrantes ilegais pra El Salvador

A deportação de Garcia ocorre em meio à política de repressão à imigração do governo Trump.

A medida gerou questionamentos jurídicos. Um juiz de Washington analisa se o governo violou uma ordem judicial que bloqueava temporariamente as deportações de venezuelanos acusados de integrar gangues.

O governo também enviou tropas para a fronteira e deslocou agentes federais para reforçar as ações de imigração, aumentando prisões e deportações.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro