A ferramenta de inteligência artificial gerativa MidJourney AI foi usada para gerar uma série de imagens e vídeos que supostamente apresentam o "verdadeiro" rosto de Jesus Cristo. Nas imagens, é possível ver Cristo fazendo coisas simples, como sorrir, olhar para os lados, piscar e fazer orações. As imagens foram divulgadas na internet e tem gerado discussões em redes sociais como o X (antigo Twitter) onde diversos usuários questionam a veracidade das imagens e a aparência gerada pela ferramenta. A seguir, confira as fotos criadas por IA a discussão relacionada ao caso.
'Verdadeiro' rosto de Jesus Cristo é revelado em vídeo feito por IA — Foto: Reprodução/X Para conseguir essa façanha, foram usadas fotos do Santo Sudário. Também conhecido como Sudário de Turim, é um tecido tradicionalmente conhecido por cobrir o corpo de Jesus Cristo após a crucificação. O tecido possui cerca de 4,30 m de comprimento e 1,10 m de largura e está atualmente exposto na catedral de Turim, na Itália. Apesar de não ser oficialmente confirmado como verdadeiro, o Santo Sudário é objeto de veneração de inúmeros adeptos à fé católica pelo mundo, além de instigar cientistas que buscam comprovar ou negar a veracidade da relíquia.
Quando exposto à luz negativa, é possível reconhecer um rosto no tecido, rosto esse reconstruído pela inteligência artificial. O MidJourney é uma IA capaz de interpretar imagens e comandos textuais de modo a reproduzir resultados visuais, como imagens ou vídeos. Atualmente, a ferramenta é uma das mais populares na criação de imagens e referência quando se trata de softwares gerativos de imagens.
Apesar do realismo proporcionado pela ferramenta, o resultado é bem questionável. Meredith Warren, professora de estudos bíblicos e religiosos na Universidade de Sheffield , disse ao jornal DailyMail que Jesus "teria tido pele morena, olhos castanhos, como a população local". Embora seja amplamente representado como branco, ela acredita que a imagem da figura religiosa seria mais semelhante ao estudado em múmias egípcias de homens que morreram em época e local semelhantes aos de Jesus.
Nas redes sociais, o vídeo também não foi bem recebido por todos os usuários. Muitos questionam detalhes como o cabelo, aparência e barba apresentados na imagem. Veja algumas postagens sobre o tema compartilhadas no X (antigo Twitter):
Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês
3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
20

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro