8 meses atrás 10

Internado, Papa agradece orações e volta a pedir pela paz na Ucrânia

"De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes".

O texto foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. É o segundo domingo que Francisco não participa da tradicional oração de Angelus. Neste domingo, a missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.

Na oração do Angelus deste domingo, o Papa também convidou os fiéis a rezarem pelos países onde há conflitos, da "Palestina ao Sudão", com um pensamento particular para a Ucrânia.

"Amanhã marca o terceiro aniversário da guerra em larga escala contra a Ucrânia: um aniversário doloroso e vergonhoso para toda a humanidade! Ao renovar minha proximidade ao martirizado povo ucraniano, convido-vos a recordar das vítimas de todos os conflitos armados e a rezar pelo dom da paz na Palestina, em Israel e em todo o Oriente Médio, em Mianmar, no Kivu e no Sudão".

O Papa ainda dedicou agradecimento especial às demonstrações de carinho feitas pelas crianças.

"Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigada por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim."

Desenho enviado ao Papa por criança internada no setor de Oncologia do Gemelli — Foto: Divulgação/Vatican News

O papa Francisco teve uma noite tranquila, informou o Vaticano no início da manhã de domingo. O comunicado vem um dia após o pontífice sofrer uma crise de asma prolongada e o seu estado de saúde ser descrito como crítico pela primeira vez.

Na sexta-feira (21), Francisco completou uma semana de internação e os médicos do papa fizeram uma entrevista coletiva para atualizar o quadro clínico do pontífice.

  • Não está conectado a nenhum aparelho de respiração;
  • Consegue caminhar, mas só distâncias curtas por conta da dificuldade respiratória e do problema prévio em seu joelho;
  • Ainda assim, se levanta com frequência e trabalha de uma poltrona;
  • Não tem quadro de sepse (infecção generalizada);
  • Sabe que está em perigo e pediu que os médicos não escondessem nenhuma informação do público;
  • Está comendo de forma regular e "apresenta bom apetite";
  • É considerado "um paciente frágil", principalmente por conta da idade;
  • Está respondendo aos tratamentos, mas o quadro pode ir mudando a cada dia;
  • Não está divulgando fotos porque "não queremos uma foto do papa em pijama".

Durante todo esse período, diz o Vaticano, Francisco tem trabalhado e se mantido informado através da leitura de jornais. O papa também consegue se movimentar dentro de seu quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua com alguns afazeres administrativos.

Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro — Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

Médicos falam sobre a saúde do Papa Francisco

Médicos falam sobre a saúde do Papa Francisco

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro