O Android tem recursos que podem diminuir o consumo de dados, com passos simples. É possível, por exemplo, gerenciar downloads para evitar a drenagem dos dados. A função é especialmente útil para quem consome filmes e séries em plataformas de streaming. Neste caso, é só baixar o conteúdo a partir de uma rede Wi-Fi ilimitada e assistir ao conteúdo no modo offline. Outra dica é restringir que aplicativos usem a internet em segundo plano. Na matéria a seguir, confira cinco formas de reduzir o consumo de dados no Android.
Android possui recursos para reduzir o consumo de dados — Foto: Arte/TechTudo Internet acabando rápido? 5 formas de reduzir o consumo de dados no Android
O TechTudo preparou uma lista com cinco dicas para reduzir o consumo de dados no Android. A seguir, confira os tópicos que serão abordados na matéria.
- Habilitar o recurso de economia de dados
- Restringir dados de segundo plano em aplicativos
- Fazer alterações específicas de aplicativos
- Marque seu Wi-Fi como uma conexão medida
- Gerencie downloads
1. Habilitar o recurso de economia de dados
A primeira dica para reduzir o consumo de dados no Android é habilitar o recurso de economia de dados. Essa função limita o envio e recebimento de dados em segundo plano e ajuda na economiza da franquia de internet. No entanto, vale mencionar que, ao ativá-la, algumas notificações importantes, como e-mails ou mensagens urgentes, podem deixar de ser recebidas. A boa notícia é que você pode escolher quais aplicativos ficarão de fora dessa limitação. Para habilitar a função, vá em "Configurações", toque em "Conexões", depois em "Uso de dados" e, por fim, em "Proteção de dados". Ative a função movendo o botão para a direita.
Habilite a proteção de dados no Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 2. Restringir dados de segundo plano em aplicativos
Além de vilão da bateria, os apps funcionando em segundo plano também drenam a internet móvel do celular. Uma alternativa à economia de dados é restringir individualmente o uso de dados desses aplicativos. Para isso, acesse "Configurações", vá em "Conexões", toque em "Uso de dados" e depois em "Uso de dados móveis". Em seguida, verifique e identifique os apps que mais consomem, toque neles e desative a opção "Permitir uso de dados em segundo plano".
Restrinja o uso de dados em segundo plano — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 3. Fazer alterações específicas de aplicativos
Outra dica é configurar individualmente o consumo de dados dos aplicativos, principalmente os de streaming. Em serviços como Spotify, Netflix e YouTube, o recomendado é reduzir a resolução dos vídeos e a qualidade do áudio para economizar dados. Além disso, também vale desabilitar as atualizações automáticas de aplicativos pela Google Play Store. Vá em "Configurações", toque em "Preferências de rede", depois em "Atualizar apps automaticamente" e selecione a opção "Não atualizar automaticamente". Outra medida é desativar o backup automático em aplicativos como o Google Fotos.
Desabilite a atualização automática de app — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 4. Marque seu Wi-Fi como uma conexão medida
Outra dica é marcar a rede Wi-Fi como uma conexão medida. Quando essa opção está ativa, o sistema limita o uso de dados em segundo plano, reduz a resolução de vídeos em plataformas de streaming, bloqueia backups automáticos e exige autorização do usuário para qualquer download. Para configurar, vá em Configurações de rede, toque no ícone da engrenagem ao lado do nome da rede Wi-Fi conectada, role até encontrar as opções de rede e ative a opção "Tratar como limitada".
Defina o Wi-Fi como conexão medida — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Por fim, gerencie seus downloads para evitar o uso excessivo de dados móveis. Se você costuma consumir conteúdo de entretenimento, como filmes e séries, prefira fazer os downloads enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi, para assistir offline depois. Plataformas como Globoplay e Netflix oferecem essa funcionalidade. Embora os arquivos ocupem espaço no aparelho, é mais vantajoso baixá-los, assistir e excluí-los depois do que assistir via streaming com baixa qualidade de imagem e som, e consumir toda a franquia de dados.
Baixe conteúdos para assistir offline — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Veja também: Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)
Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
20
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/X/1/uBQJWAT1aMTXfD9EKmeA/huawei-gt-6-pro-display-pulso.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro