5 meses atrás 8

Investiu no Tesouro IPCA a longo prazo? Entenda por que você teve prejuízo

O que mais caiu

Neste período de turbulência, os títulos da classe mais prejudicados foram os prefixados e os atrelados à inflação de longo prazo, afirma Lucas Buffon, especialista em investimentos e sócio da GT Capital.

Os papéis indexados ao IPCA (NTN-B ou Tesouro IPCA+) com prazos acima de um ano tiveram rendimento de 3,70% nos doze meses corridos, 11,53% em 24 meses e 40,41% nos últimos 60 meses. Esse rendimento é calculado pelo IMA-B. IMA é a sigla para Índice de Mercado Anbima. O Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2084, por exemplo, foi o título que mais caiu: de 1° de março de 2024 até 30 de abril deste ano, o prejuízo foi de 39,20%.

Na média dos títulos do Tesouro, no entanto, o rendimento foi positivo. O rendimento de dos títulos do Tesouro Direto com prazo superior a um ano foi de 8,62% nos últimos doze meses, 20,34% nos últimos 24 meses e 48,15% em 60 meses. O rendimento é calculado pelo IMA-G, que abrange Tesouro IPCA+ (NTN-B), Tesouro Prefixado (NTN-F), LTN (prefixado), NTN-C (que seguia o IGPM).A culpa é da expectativa em relação aos juros futuros. "Esses títulos são extremamente sensíveis às expectativas do mercado em relação aos juros futuros. Quanto maior o prazo, maior é a oscilação no preço diante de qualquer mudança no cenário econômico. E, no momento atual, com tantas incertezas, o mercado se apresenta cada vez mais cauteloso a estes riscos".

A expectativa para o futuro dos juros subiu bastante. Há seis meses, explica Fernando Marrocco, o contrato de juros futuros de dez anos estava precificado em 12,47% ao ano. No dia 25 de abril, segundo ele, o mesmo contrato estava sendo negociado a 14,08% ao ano. "Isso quer dizer que, diante das decisões do governo e acontecimentos no mundo no período, o mercado entende que a taxa Selic precisará ser mais alta, de maneira geral, para controlar a inflação nesses próximos anos", relata.

E é por isso que os títulos comprados anteriormente tiveram prejuízo. Um título comprado no ano passado, com taxas menores, vai se desvalorizar, já que o momento atual é de taxas altas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro