Após quatro versões beta, a Apple liberou hoje (29) as versões Release Candidate (RCS) dos sistemas iOS 26.1, iPadOS 26.1, macOS Tahoe 26.1, watchOS 26.1, tvOS 26.1 e visionOS 26.1, mostrando uma possibilidade de que a atualização definitiva chegue para os usuários nas próximas semanas. A atualização traz mudanças em novos recursos como o Liquid Glass, Apple Intelligence e AirPods Live Translation. O modelo do sistema operacional já está disponível para testadores beta, saiba como acessar e as principais mudanças no software.
ios 26 iphone apple — Foto: Letícia Rosa/TechTudo Nova versão do iOS 26 liberada: veja como usar e principais novidades
- Quais as funções novas do iOS 26?
- Quem pode fazer o teste do novo beta do iOS 26?
- Como testar a nova versão do iOS 26?
1. Quais as funções novas do iOS 26?
a. Alternância no Liquid Glass
A principal novidade do iOS 26.1 é a possibilidade de alternar o estilo do recurso Liquid Glass. Agora, o usuário pode escolher entre o visual transparente, já presente no iOS 26, e uma versão colorida. Essa nova opção modifica o grau de opacidade em áreas como notificações e barras de abas, enquanto outros elementos estéticos, como os ícones de aplicativos translúcidos opcionais, continuam disponíveis.
No iPhone e no iPad, a troca pode ser feita em Ajustes > Tela e Brilho > Liquid Glass. Já no Mac, a configuração está em Ajustes > Aparência > Liquid Glass, embora, no macOS, a diferença visual seja menos perceptível que nos dispositivos móveis. A ideia é dar ao usuário mais liberdade para deixar a interface com o “clima” que preferir: mais clean ou mais vibrante.
Agora os usuários serão capazes de configurar o grau de transparência do Liquid Glass — Foto: Reprodução/Luã Souza Essa nova opção chega para complementar ajustes de acessibilidade que já existiam, como aumentar contraste e reduzir transparência. Com isso, a Apple amplia o controle sobre personalização visual, equilibrando estética e conforto de uso — seja para quem curte um visual minimalista ou para quem prefere uma interface com mais cor e presença.
b. Movimento de deslizar na tela de bloqueio
O iOS 26.1 traz uma novidade que pode agradar muitos usuários: agora é possível desativar o gesto de deslizar para abrir a Câmera diretamente pela tela de bloqueio. Essa é a primeira vez em anos que a Apple permite desligar esse atalho, algo que sempre fez parte da experiência do iPhone desde as primeiras versões do sistema.
A nova configuração está disponível em Configurações > Câmera > Tela de bloqueio > Deslize para abrir a câmera. Até então, o gesto havia passado por diferentes formas ao longo do tempo — começou como um deslizar para cima, virou um deslizar para a direita no iOS 10 e, a partir do iPhone X, passou a conviver com os botões de atalho para lanterna e câmera. Modelos recentes ainda adicionaram o botão de controle da câmera, criando mais uma forma de acesso rápido.
O recurso de deslize para abrir a câmera agora poderá ser desativado nas configurações de iPhones que tiverem o iOS 26.1 instalado — Foto: Reprodução/Luã Souza Mesmo com toda essa variedade de atalhos, a opção de abrir a câmera ao deslizar ainda gerava ativações acidentais. Agora, ao permitir que o recurso seja simplesmente desligado, a Apple oferece mais controle ao usuário e pode reduzir aquelas situações em que o app Câmera abre sozinho no bolso ou na mochila.
c. Mudanças na Apple Intelligence, AirPods Live Translation, Apple TV e iPad Slide Over
Versões anteriores do iOS 26.1 já haviam revelado outras mudanças relevantes envolvendo diferentes serviços da Apple. O Apple Intelligence, por exemplo, oferece suporte a novas línguas, incluindo chinês tradicional, dinamarquês, holandês, norueguês, português de Portugal, sueco, turco e vietnamita. Já o recurso AirPods Live Translation amplia suas opções ao adicionar suporte para chinês (mandarim simplificado e tradicional), italiano, japonês e coreano. No campo do entretenimento, a Apple também está renomeando o Apple TV+ para somente Apple TV, adotando uma nova identidade visual, que já começa a aparecer com um ícone renovado para o aplicativo.
Além disso, o app Configurações ganha uma seção chamada Captura Local, localizada em Geral, permitindo ao usuário escolher onde esses arquivos serão armazenados e até limitar as capturas apenas ao áudio. Outro ponto que continua em destaque é a integração do recurso Slide Over no iPad, ampliando possibilidades de multitarefa e organização de janelas durante o uso.
Mudanças na Apple Intelligence trazem suporte para mais idiomas e Air Pods Live Translation também recebeu melhorias — Foto: Reprodução/Shutterstock O iOS 26.1 ainda traz ajustes de usabilidade que podem melhorar o dia a dia. Entre eles, uma nova interface para descartar alarmes usando o gesto Deslizar para Desbloquear, um gesto de deslizar para trocar de música no app Música e outras melhorias menores espalhadas pelo sistema. No geral, a atualização refina a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que expande recursos de acessibilidade, personalização e fluidez no iPhone, iPad e outros dispositivos do ecossistema Apple.
2. Quem pode fazer o teste do novo beta do iOS 26?
A versão Release Candidate (RC) do iOS 26.1 já está disponível para desenvolvedores que participam do programa de testes beta da Apple. Essa etapa é essencial para a empresa identificar e corrija possíveis falhas finais antes da liberação ao público geral.
Com a RC em circulação, os testadores podem verificar o desempenho, avaliar a estabilidade e reportar qualquer comportamento inesperado do sistema em diferentes modelos de iPhone e situações de uso. É o último passo antes da versão ser considerada pronta.
A expectativa é que o lançamento oficial do iOS 26.1 aconteça dentro de aproximadamente uma semana, caso nenhum problema significativo seja encontrado. Assim, todos os usuários devem receber a atualização em breve, diretamente pelo Ajustes do aparelho.
3. Como testar a nova versão do iOS 26?
Se você quer testar o iOS 26 antes de todo mundo, o caminho é entrar no programa de betas da Apple. Dá pra fazer isso oficialmente e de graça. Entretanto, a versão beta sempre pode ter alguns bugs, então pense duas vezes antes de instalar essa versão isso no seu iPhone principal.
Passo a passo para testar o iOS 26:
- Entre no site do Apple Beta Software Program
- https://beta.apple.com
- Faz login com o mesmo Apple ID que você usa no iPhone.
- Inscreva o seu dispositivo
- Lá dentro, vai ter a opção Enroll Your Devices → escolha iOS.
- No seu iPhone, vá em:
- Ajustes → Geral → Atualização de Software → Atualizações Beta
- Selecione iOS 26 Developer Beta ou iOS 26 Public Beta (quando disponível).
- Baixe e instale normalmente
- Igual qualquer atualização. Só paciência porque às vezes demora.
Com informações de 9to5mac e MacMagazine
Veja também: O MDA25 vai começar!! 🏆🎉
O MDA25 vai começar!! 🏆🎉

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
9
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/W/q/TUefQfSI6OwRmTYD1aww/deezer-logo.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/9/oOAT2DRCeq0s3VjLXijw/pi.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/y/eFpxd3RuOVB7Ir02FMeQ/gta-6-grand-theft-auto-vi-em-cima-carro.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro