Estudantes que desejam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gratuitamente podem fazer o pedido de isenção a partir de hoje (14). Os candidatos também conseguem justificar a ausência na prova do ano passado para não pagarem para fazer o exame deste ano. A prova avalia a formação e o desempenho escolar do aluno no fim da Educação Básica e permite que estudantes ingressem em universidades públicas e privadas em todo o território nacional por meio do SiSU, do ProUni e do FIES. A seguir, confira quem pode pedir a isenção e como justificar a ausência para fazer a prova.
Enem 2025: Abrem hoje as solicitações de isenção e justificativa de ausência — Foto: Laura Storino/TechTudo Como funciona e quem pode pedir isenção no Enem 2025?
A gratuidade da prova é direito dos estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído a formação nessas instituições; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, comprovada pelo registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, e alunos com bolsas integrais em colégios privados que possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277). Após o pedido de isenção, será necessário realizar a inscrição no Enem (a data ainda não está definida).
A isenção não é automática e deve ser solicitada a cada edição do exame. Candidatos que obtiveram a isenção no ano anterior, mas faltaram no dia da prova, perderam o direito ao benefício no ano seguinte. No entanto, caso esses estudantes justifiquem a ausência no prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), eles terão direito a isenção do pagamento da prova.
Caso o participante perca o período de solicitação da isenção, vai ser necessário pagar a taxa de inscrição. Em 2024, a taxa foi de R$ 85,00. Por isso, é fundamental acompanhar as datas oficiais e garantir que toda a documentação esteja em ordem para não perder o prazo. Após a solicitação, o resultado da análise é divulgado algumas semanas depois e o candidato pode consultá-lo no site do INEP.
Cronograma
| Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025 | 14 a 25 de abril de 2025 |
| Resultado da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025 | 12 de maio de 2025 |
| Recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025 | 12 a 16 de maio de 2025 |
| Resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025 | 22 de maio de 2025 |
Justificativa de Ausência
Quem não compareceu aos dois dias de prova do ano passado deve justificar a ausência caso queira realizar o exame gratuitamente este ano. Para isso, é preciso reunir alguns documentos específicos para serem enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. Entre os documentos que podem comprovar uma justificativa estão:
- Boletim de ocorrência em caso de assalto, furto ou acidente de trânsito;
- Comprovante de mudança de domicílio;
- Mandado de prisão que ateste privação de liberdade;
- Certidão de casamento ou contrato de união estável no dia da prova;
- Certidão e nascimento comprovando maternidade ou paternidade;
- Certidão de óbito comprovando morte na família;
- Emergência, internação ou repouso médico; e
- Documento que comprove intercâmbio acadêmico ou atividade escolar.
Como solicitar a isenção do Enem 2025
Clique na opção "Justificativa de ausência/isenção" — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo Acesse o site "https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial" (sem aspas) e clique em "Justificativa de ausência/isenção". Em seguida, escolha a imagem que se adequa à palavra enviada. A Nanda, chatbot da página, pedirá o seu CPF, seu número de telefone e um e-mail válido.
Em seguida, preencha cuidadosamente as informações solicitadas. Os documentos requeridos podem ser a declaração de realização do Ensino Médio em escolas do sistema público de ensino, comprovantes de salário, pensão alimentícia, seguro-desemprego, FGTS ou qualquer outro comprovante de renda familiar, ou documento com o Número de Identificação Social (NIS) com situação ativa no Cadúnico. Após enviar, verifique se a solicitação foi concluída.
Será necessário criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no endereço "sso.acesso.gov.br" (sem aspas). Esse acesso será utilizado para acompanhar a situação da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição. É comum que o sistema fique sobrecarregado devido à quantidade de acessos. Por isso, é preciso ter paciência na hora de solicitar a isenção para o ENEM 2025.
Veja a seguir: Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai
Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/X/1/uBQJWAT1aMTXfD9EKmeA/huawei-gt-6-pro-display-pulso.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro