4 meses atrás 11

Israel diz que vai impedir barco com Greta Thunberg de chegar a Gaza

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou neste domingo (8) que vai impedir que um barco com a sueca Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e outros ativistas chegue à Faixa de Gaza.

Na noite deste domingo (madrugada de segunda-feira no horário local), o barco foi interceptado por forças israelenses antes de chegar a Gaza.

Katz afirmou que Israel não permitiria que ninguém quebre o bloqueio de Gaza. Segundo ele, o objetivo da medida é impedir que o grupo terrorista Hamas tenha acesso a armas.

O ministro se referiu a Greta, mundialmente conhecida por seu ativismo ambiental, como "antissemita". Além disso, sem provas, acusou o grupo de fazer propaganda para o Hamas.

"À antissemita Greta e a seus companheiros porta-vozes da propaganda do Hamas, digo claramente: vocês devem voltar, porque não chegarão a Gaza", escreveu Katz na rede social X.

O grupo de ativistas a bordo do navio Madleen partiu da Sicília, na Itália, no último domingo (1º).

Durante uma entrevista coletiva antes da partida da embarcação, Thunberg disse que o silêncio mundial diante da situação em Gaza "equivale a um genocídio transmitido ao vivo".

Israel nega as acusações de genocídio e classifica as críticas como discurso antissemita.

A ativista Greta Thunberg a bordo do navio rumo a Gaza — Foto: @chris_kebbon/Reprodução via Instagram

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro