4 meses atrás 10

Israel intercepta barco com Greta Thunberg e ativistas que tentavam chegar a Gaza

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a embarcação Madleen será conduzida em segurança para a costa de Israel e os ativistas serão mandados de volta a seus países.

O barco estava em águas internacionais, ainda distante da costa.

Faziam parte da missão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, mundialmente conhecida, e o brasileiro Thiago Ávila.

Em um vídeo divulgado pela comunicação do grupo, Greta pede que seus seguidores e familiares pressionem o governo sueco a exigir de Israel a sua libertação.

As imagens foram gravadas antes da interceptação. O governo de Israel não informou se os ativistas foram presos.

Greta Thunberg posta vídeo após navio de ativistas ser interceptado por Israel

Greta Thunberg posta vídeo após navio de ativistas ser interceptado por Israel

Mais cedo, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que tomaria todas as medidas necessárias para impedir a chegada do barco a Gaza.

Os ativistas saíram do sul da Itália há uma semana com o objetivo de levar comida e medicamentos à população civil de Gaza.

O governo de Israel mantém o território sob cerco total e diz que isso é necessário para impedir que o Hamas receba armas e ajuda externa.

A ativista Greta Thunberg a bordo do navio rumo a Gaza — Foto: @chris_kebbon/Reprodução via Instagram

Itamaraty pede libertação do grupo

Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (9), o Ministério das Relações Exteriores diz acompanhar o caso "com atenção" – e pede que Israel liberte os triplantes do Madleen.

O governo brasileiro acompanha com atenção a interceptação, pela marinha israelense, da embarcação Madleen, que se dirigia à costa palestina para levar itens básicos de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e cuja tripulação, composta por 12 ativistas, inclui o cidadão brasileiro Thiago Ávila.

Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos.

Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante.

As Embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

Missão de ativistas tenta chegar a Gaza — Foto: Otavio Camargo/g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro