5 meses atrás 6

Israel permite entrada de caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Anúncio feito pelas Forças de Defesa israelenses foi confirmado por chefe da ONU, que afirmou que mais ajuda deve ser enviada a Gaza nesta terça-feira (20). É o primeiro comboio desde 2 de março.


Caminhão transportando ajuda humanitária entrando em Gaza — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun/Foto de arquivo

As Forças de Defesa de Israel permitiram a entrada de caminhões transportando ajuda humanitária na Faixa de Gaza, nesta segunda-feira (19).

Segundo comunicado divulgado pelo Exército israelense, cinco caminhões, com itens que incluem alimentos para bebês, entraram no território pela travessia de Kerem Shalom.

O chefe de ajuda humanitária das Nações Unidas, Tom Fletcher, confirmou a entrada de ajuda em Gaza. Disse que Israel liberou nove caminhões.

"Mas é uma gota no oceano do que é urgentemente necessário, e muito mais ajuda deve ser permitida em Gaza, a partir de amanhã de manhã. Para reduzir os saques, é preciso haver um fluxo regular de ajuda, e os agentes humanitários devem ter permissão para usar múltiplas rotas. Produtos comerciais devem complementar a resposta humanitária", disse ele.

Nova operação terrestre também começou

Exército israelense mostra tropas em nova operação terrestre em Gaza

Exército israelense mostra tropas em nova operação terrestre em Gaza

A ação terrestre também é acompanhada por ataques aéreos, que segundo o Exército israelense são para diminuir as capacidades de resposta do grupo terrorista Hamas contra a investida. A pasta informou que bombardeios preliminares atingiram mais de 670 alvos terroristas em toda a Faixa de Gaza na última semana, e mais 160 alvos foram alvejados desde o início da operação.

Palestinos evacuam suas casas após Exército israelense anunciar bombardeios em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de maio de 2025. — Foto: REUTERS/Hatem Khaled

Os militares israelenses emitiram alertas de evacuação em amplas áreas nesta segunda-feira no sul do território, incluindo na cidade de Khan Younis. O porta-voz do Exército, Avichay Adraee, avisou que um "ataque sem precedentes" seria lançado contra estruturas terroristas do Hamas na região.

Veículos militares israelenses se movimentam na fronteira com a Faixa de Gaza

Veículos militares israelenses se movimentam na fronteira com a Faixa de Gaza

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro