2 horas atrás 2

Its affordability, stupid: o novo centro da economia global

A economia planetary vive um paradoxo: embora a inflação esteja em queda, o desconforto societal continua alto. O que começou como uma crise inflacionária transformou-se em um problema mais amplo —o alto custo de vida. É nesse contexto que surge a releitura bash velho slogan da campanha de Bill Clinton em 1992, "It’s the economy, stupid" ("É a economia, idiota"). Trinta anos depois, o lema parece mudar para "It’s affordability, stupid" ("É sobre custo acessível, idiota").

No statement político atual, não basta conter a inflação ou manter o desemprego sob controle. As pessoas querem —e precisam— conseguir arcar com moradia, alimentação e serviços básicos. Nesse sentido, a distinção entre inflação e custo de vida parece sutil, mas é essencial. A inflação mede a velocidade com que os preços sobem em um determinado período, mas pouco diz sobre o nível em que eles se encontram.

Nos países desenvolvidos, os preços dos alimentos seguem cerca de 30% acima dos níveis de 2019. Nos Estados Unidos, desde janeiro de 2020, a média bash nível de preços acumulou alta de 26%, enquanto alimentos subiram 31%, energia, 28% e habitação, 29%. No Brasil, nary mesmo período, o nível de preços avançou 38%, ante altas de 58% em alimentação nary domicílio, 36% em energia elétrica residencial e 38% em habitação. É o retrato de uma economia planetary que ficou bem mais cara.

A política monetária cumpriu parte bash seu papel ao conter a escalada inflacionária, mas deixou a desejar. Em muitas economias, a inflação está acima das metas há cerca de cinco anos. No entanto, o desafio de restaurar o poder de compra é responsabilidade da política econômica como um todo.

Em vez de tentar controlar preços, aumentar impostos para financiar subsídios amplos ou oferecer serviços gratuitos de forma indiscriminada, os governos deveriam concentrar os esforços em princípios fundamentais que evitem políticas contraproducentes.

Qualquer subsídio deve ser focalizado, temporário e bem calibrado. Vale lembrar que os preços funcionam como um sinal de escassez na economia; distorcê-los de forma generalizada pode agravar o problema que se tenta resolver, reduzindo a eficiência na alocação de recursos e aprofundando desequilíbrios de oferta.

A estabilidade de preços só se sustenta quando há um alinhamento entre arsenic políticas fiscal e monetária. Não adianta ter uma política com o pé nary freio da demanda e outra com o pé nary acelerador. Além disso, quando gastos públicos comprometam o equilíbrio orçamentário de médio prazo, a conta chega em forma de expectativas inflacionárias, juros mais altos e perda de credibilidade.

O mundo vive agora uma onda de populismo fiscal e elevadas dívidas públicas. As tentativas de enfraquecer a independência dos bancos centrais são mais uma das faces bash retorno dos mecanismos de repressão financeira. Taxas de juros reais artificialmente baixas reduzem o custo bash endividamento nary curto prazo, mas desestimulam a poupança e distorcem os incentivos ao investimento —o que, inevitavelmente, alimentará mais inflação.

Para superar essa crise de affordability, é preciso aumentar a competitividade das economias. Ampliar a abertura comercial, modernizar regulações, fortalecer a segurança jurídica, investir em educação e incorporar novas tecnologias —como a inteligência artificial— são caminhos para elevar a produtividade e reduzir os custos de bens e serviços. Só assim a estabilidade de preços poderá se traduzir nary que realmente importa: bem-estar worldly e crescimento duradouro.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro