1 ano atrás 47

Jack Ma, do Alibaba, volta à cena com memorando a funcionários

"Este ano, em meio a muitas dúvidas e pressões sobre a empresa interna e externamente, vi o nascimento de uma equipe forte e corajosa do Alibaba" escreveu.

A publicação foi a mais longa feita por Ma, que possui cerca de 4% do Alibaba, na intranet da empresa em cinco anos. O Alibaba não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o texto.

Jacob Cooke, CEO da consultoria de comércio eletrônico WPIC Marketing + Technologies, disse acreditar que a carta buscava "restaurar a confiança interna e externa na liderança do Alibaba", visto que "o coro de vozes negativas parece ter aumentado em 2024".

As ações da Alibaba caíram 27% nos últimos 12 meses, dando-lhe um valor de mercado de cerca de 178 bilhões de dólares. O rival PDD, que ultrapassou brevemente o Alibaba em termos de valor de mercado em dezembro passado, não fica muito atrás, com 160 bilhões de dólares.

Ma, o empresário da área de tecnologia mais conhecido da China, criticou publicamente os reguladores chineses num discurso em outubro de 2020, inviabilizando a abertura de capital da fintech Ant Group, que ele também fundou. Seguiram-se medidas regulatórias contra o setor tecnológico chinês, incluindo uma multa de 2,8 bilhões de dólares à Alibaba, com Ma retirando-se bastante da vida pública.

Ma passa grande parte do seu tempo no exterior, especialmente no Japão, onde é professor visitante no Tokyo College, um instituto de pesquisa gerido pela Universidade de Tóquio.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro