A LG anunciou que todas as suas linhas de Smart TV não terão mais suporte ao Google Assistente a partir de maio. O comunicado foi feito para os usuários por meio de uma notificação enviada para as TVs com WebOS (sistema operacional da LG para televisores), que agora contarão somente com as inteligências Thinq AI, da própria LG, e Alexa, da Amazon. A empresa sul-coreana confirmou nesta quarta-feira a mudança, complementando que só poderá dar mais informações próximo à data da mudança. Entenda, a seguir, todos os detalhes da decisão.
LG anunciou o fim do suporte por meio de notificações no WebOS — Foto: Reprodução/9TO5Google Aviso exibido aos usuários
O Google Assistente não estará disponível neste dispositivo a partir de 1º de maio de 2025.
O serviço de reconhecimento por voz fornecido pelo botão de microfone no controle remoto continuará disponível para uso.
O que significa a mudança?
A partir de 1º de maio, o Google Assistente não funcionará em todas as TVs da LG com webOS lançadas entre 2020 e 2023 — incluindo modelos OLED, QNED, NanoCell e UHD. A mudança afeta principalmente quem usa a ferramenta para controlar dispositivos do ecossistema da empresa, como os alto-falantes Nest, ou para executar rotinas criadas no app Google Home. Funções como previsão do tempo, controle de mídia por voz e respostas a perguntas gerais também deixarão de funcionar.
Por outro lado, comandos de voz básicos seguirão disponíveis, mas por meio da plataforma Thinq AI, da LG. Já o botão de microfone no controle remoto continuará funcionando normalmente — a diferença é que, ao acioná-lo, os comandos serão interpretados apenas pelo assistente da LG ou, em alguns casos, pela Alexa, da Amazon, que segue disponível como alternativa integrada.
A LG ainda não divulgou detalhes mais técnicos sobre a transição ou como exatamente será o comportamento dos recursos remanescentes. De qualquer forma, a decisão parece fazer parte de uma reestruturação mais ampla da fabricante, que pretende fortalecer suas próprias soluções de inteligência artificial. Inclusive, durante a Consumer Electronics Show (CES) de 2025, a LG e a Samsung anunciaram que suas TVs passarão a contar com o Microsoft Copilot, assistente baseado em IA generativa.
Thinq AI e Amazon Alexa continuarão tendo suporte pela LG; entenda mais sobre o fim do suporte ao serviço — Foto: Leonardo Ávila/TechTudo Vale destacar que o Google Assistente continua funcionando normalmente em outros dispositivos com Android TV ou Google TV, como o Chromecast e TVs de outras marcas. A deliberação, portanto, é específica da LG e não indica o fim do assistente no universo de TVs em geral.
Vídeo: Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço
Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
15

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro